sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

5 fatos curiosos sobre personagens e suas origens da Marvel e DC

Destino não surgiu em Sandman:
Destino sempre existiu na DC, antes mesmo de ser tratado como um Pérpetuo de Sandman criado por Neil Gaiman, do selo Vertigo.  Destiny (no original em inglês) foi criado em 1972 na história em quadrinhos Weird Mystery Tale e já encontrou heróis como o Superman, em uma história de 1980 em que a entidade cósmica (para disser o mínimo, pois ele está acima até dos Novos Deuses), pede que o Homem de Aço se aposente porque a humanidade se tornou dependente demais do kryptoniano.
Isso demonstra, não só a aparição dele antes de Neil Gaiman na história, mas também demonstra o conhecimento que o inglês tinha sobre as comics da DC.
Thor surgiu primeiro na DC: O primeiro Thor super-herói a fazer sucesso nos quadrinhos surgiu nas páginas da DC Comics em 1957, na revista Tales of the Unexpected #16 de Jack Kirby. Foi só cinco anos depois, em 1962, que o Deus do Trovão deu as caras na Marvel Comics, na revista Journey into Mystery #83, também escrita por Jack Kirby em uma parceria com Larry Lieber e Stan Lee.
Visão não era um robô, mas sim um alien:
Na realidade, o personagem que recebeu o nome de Visão primeiro na Marvel, não foi o conhecido sintozóide. Criado pelo escritor Joe Simon e o artista Jack Kirby, o tal alien apareceu na Era de Ouro dos quadrinhos em Marvel Mystery Comics #13, em Novembro de 1940. E isso quando a casa das ideias ainda se chamava Timely Comics.
Ele na verdade se chamava Aarkus e seria um oficial de uma dimensão chamada Smokeworld (ideias bizarras começavam a brotar já nessa época). Mas ele é tão poderoso quanto o Visão robô: gerava ilusões de si mesmo, voava, gerava gelo extremo, além de se teleportar na fumaça. Lembra um pouco o sintozoide vingador, não é?
Punisher servia ao Doutor Destino: Não, esse não era Frank Castle. Na verdade era um robô.
Vamos lá, o termo para o personagem de Frank Castle seria "Punidor", aquele que pune. Não aquele que faz justiça.
E antes do Punisher, Frank Castle, surgir na HQ do Homem-Aranha, achando que o teioso era um bandido, o seu nome estava em um robô que servia ao tirano da Latvéria.
"Nós não deixamos usar os nossos, mas vamos usar os seus": Alan Moore pode ser conhecido como um excêntrico, mas a DC não facilitava.
Quando Moore, iria começar a fazer Watchmen, mesmo ele já sendo um nome pesado nas HQs, ele pediu para usar os personagens da Carlton Comics. Entre eles estavam Capitão Átomo, Pacificador e Questão. Entretanto, não foi permitido, então ele fez os Minutemen, com versões desses personagens que eram respectivamente Dr. Manhattan, Comediante e Rorschach. Além de outros.
A obra foi e é até hoje, um grande sucesso.
Anos depois, após a saga Flashpoint, surgiram as histórias de O Botton e Doomsday Clockwork. Ironicamente, a DC usou esses personagens a exaustão. Tanto que aparece, em Death Metal, um Batman Dr. Manhattan. Brincadeira né...

Nenhum comentário:

Postar um comentário