quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Por qual motivo o Krampus é tão perigoso, no mundo real?

Desfiles, mesmo os antigos e tradicionais, como o do Krampus, na Aústria, provocam questionamentos devido a sua violência inerente.
Para entender melhor, devemos notar que o Krampus é uma espécie de mitologia de "Anti-Papai Noel", na Aústria. O que nos lembra que Papai Noel é na verdade, uma série de tradições pagãs que foram assimiladas - da sua forma - pela igreja cristã, até sua formação atual, católica. Essa figura puniria as crianças que não se comportariam durante o ano.
De acordo com a tradição, Krampus coloca as crianças malvadas em enormes sacos para afogá-las no rio, devorá-las, ou até mesmo, as levam diretamente para o Inferno. Ironicamente, isso geraria uma certa dose de violência nos desfiles dessa criatura mitológica. O que não acontece no Japão (nos desfiles dos youkais) ou no Carnaval (no Brasil).
Durante as celebrações na Aústria, e em algumas partes da Alemanha, pessoas fantasiadas desse ser de aparência demoníaca, com chifres e correntes, percorrem as cidades aterrorizando e "sequestrando" algumas crianças para bater nelas com varas. Mesmo que essas varas sejam feitas de ramos de plantas e o castigo seja "teatral", muitas vezes pessoas mal intencionadas se aproveitam do evento para realmente machucar, tanto crianças quanto mulheres.  
Na Alemanha existe um costume chamado Klaasohm, no qual homens com máscaras de pele imobilizá-las e agredi-las. Muitas relatam que a experiência é humilhante e dolorosa, com casos de agressões físicas mais graves e violentas.
Na Áustria, o Krampus é uma figura maligna que aparece no início de dezembro, principalmente na noite de 5 de dezembro, véspera de São Nicolau. Criatura semelhante a um demônio, metade cabra e metade homem, com chifres e pele de animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário