Qual personagem é famoso por ser um arqueológo aventureiro, um estrategista militar, um diplomata poliglota, um escritor intelectual, um espião investigador, enfim um herói de guerra, e que para completar também é um ser humano sensível, generoso, humilde e amável? Não, não estou falando do personagem fictício Indiana Jones, mas sim do personagem histórico chamado Thomas Edward Lawrence, o Indiana Jones da vida real!
Lawrence foi um brilhante militar inglês que devido ao sucesso de suas missões na Arábia ficou conhecido como Lawrence da Arábia. É difícil dimensionar a grandeza de certas pessoas, mas Lawrence da Arábia, participou da primeira guerra mundial, quando a Inglaterra e as tribos árabes eram aliadas e lutavam contra a Alemanha que tinha como aliado os turcos. Assim Lawrence ajudou os Árabes a se revoltar e se libertar da dominação imperialista dos turcos. A jornada heróica de Lawrence, bem como sua posterior queda para a arrogância, a impiedade e a frieza, enfim, a perda da humanidade causada pelos traumas de guerra foi perfeitamente retratada no filme biográfico de 1966, dirigido pelo grande David Lean, que por sua vez inspirou o fã de carteirinha Steven Spielberg, a fazer sua famosa trilogia do caçador de aventuras com chapéu e chicote Indiana Jones.
Já o filme Lawrence da Arábia (1966) tem uma grandeza que faz jus ao biografado, é nada menos que maravilhoso, magnífico, estupendo, estarrecedor! Não dá para saber o que chama mais atenção no filme, se é a grandeza da personalidade de Lawrence da Arábia ou se é a beleza panorâmica do deserto árabe, ou seria ambos igualmente, afinal um é reflexo do outro; ou ainda com o passar do tempo, ambos, Lawrence e o deserto se tornam um só! Lawrence e o deserto tem ao mesmo tempo as mesmas características e por isso se identificam: são belos e grandiosos, sensíveis e áridos, fervorosos e congelantes, solitários e generosos, simplices e complexos! Assim como o homem Lawrence da Arábia é um dos maiores personagens do século XX, a obra Lawrence da Arábia também é um dos maiores filmes do século XX! Um épico por excelência sobre a vida de um herói por excelência! O ator britânico Peter O Toole interpretou de forma simplesmente brilhante o personagem, aliás por alguns momentos ele praticamente incorporou o espírito de T. E. Lawrence!
Nenhum comentário:
Postar um comentário