Em 10 de maio de 1999, uma página se virou na história da TV brasileira com a extinção da Rede Manchete, causada por uma crise financeira iniciada no final do ano anterior.
Não existe uma hora exata do fim da emissora carioca, já que houve todo um processo de transferência direta do controle dos Bloch para o grupo TeleTV, mediado pelo Ministério das Comunicações da época e finalizado em 17 de maio do mesmo ano, quando suas vinhetas foram veiculadas pela última vez.
Ali se iniciava uma fase de transição que duraria 6 meses até a inauguração oficial da RedeTV!.
Além da reprise da novela ‘Pantanal’, a Manchete tinha como destaque em seus últimos meses de transmissão as reprises das séries tokusatsu ‘Jiraiya’ e ‘Maskman’ e das séries de animê ‘Shurato’ e ‘Yu Yu Hakusho’, que chegaram a passar durante a fase experimental da RedeTV! (estilizada/abreviada simplesmente como “TV!”).
Foram quase 16 anos de história com transmissão, com destaque para jornalismo e novelas.
Já nos primeiros dias, a emissora carioca exibiu animes como ‘Patrulha Estelar’, ‘Don Drácula’, ‘Pirata do Espaço’, entre outros. Mas foi graças ao boom do clássico ‘Os Cavaleiros do Zodíaco' que a Manchete se popularizou como a maior referência do animês no Brasil.
A Manchete também é especialmente lembrada por exibir clássicos do tokusatsu como ‘Jaspion’, ‘Changeman’, ‘Flashman’, ‘Jiraiya’, ‘Jiban’, ‘Cybercop’, ‘Kamen Rider Black’ e tantos outros.
A “TV do ano 2000” (como a Manchete era chamada pelo seu slogan de inauguração) teve seu fim melancólico e não viu a chegada do novo milênio. Até hoje, deixa saudades e um legado para os espectadores que viveram aqueles bons tempos que não voltam mais.
Aconteceu, virou história.
PS: Curiosamente, 10 de maio de 1999 também foi dia da despedida de ‘Sharivan’ da Record Rio, sendo esta sua última exibição na TV brasileira. Por outro lado, foi o dia da estreia do animê ‘Pokémon’ na Record. Ou seja, a data representa a passagem de bastão de uma geração de fãs de cultura pop japonesa para outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário