Reconhecendo as habilidades naturais do garoto com arco e flecha, o Espadachim resolveu aperfeiçoa-lo na arte e acabou se tornando astro do circo, assumindo o nome de Gavião Arqueiro. Certo dia, o grande arqueiro viu o Homem de Ferro em ação e decidiu imita-lo, vestindo um uniforme colorido e utilizando suas habilidades no combate ao crime. Contudo, em sua primeira aparição pública foi confundido com um ladrão, e deve que enfrentar seu ídolo.
Semanas mais tarde, atraído pela espiã soviética, Viúva Negra, o Gavião cometeu atos ilícitos... Mas, felizmente, o Homem de Ferro descobriu sua verdadeira natureza e o convidou para ingressar nos Vingadores. Barton permaneceu como membro efetivo da equipe durante anos. Por um curto período, poucos sabem, mas ele abandonou sua identidade secreta, ingeriu o soro de crescimento de Henry Pym e passou a atuar com o nome de Golias. Por certo tempo, o Gavião abandonou sua carreira como herói para acompanhar o Defensor Mascarado (que tinha vindo do passado) em aventuras pelo oeste norte-americano.
.jpg)
Durante outra saída de licença, Barton tornou-se chefe de segurança das Empresas Tecnológicas Cross. Enquanto trabalhando na Cross, ele conheceu Jorge Latham, um engenheiro que projetou a Moto Aérea para ser o transporte pessoal de Barton enquanto este estava com uma perna quebrada. Pouco tempo depois, Clint também conheceu e fugiu com Bobbi Morse, a heroína Harpia, quando os dois foram sequestrados por Fogo Cruzado, um vilão que queria usar ultrassons hipnóticos para forçar os super-heróis a se matarem. Gavião Arqueiro e Harpia derrotaram Fogo Cruzado, mas Barton sofreu danos permanentes na audição devido aos ultrassons e foi forçado a usar um aparelho auditivo durante muito tempo. Por fim, Franklin Richards curou-o dessa lesão quando Clint estava entre os heróis resgatados de uma realidade alternativa.
Após retornar aos Vingadores com sua nova noiva, Barton foi escolhido para liderar uma nova segunda equipe dos Vingadores com base na costa oeste dos Estados Unidos pelo então líder, o Visão. A equipe escolhida pelo Gavião Arqueiro consistia em Harpia, Homem de Ferro, Magnum e Tigresa. O Gavião e a Harpia agiam como a força orientadora por trás do time. Barton contratou seu antigo amigo das Empresas Tecnológicas Cross, Jorge Latham, para agir como mecânico do grupo e construir uma nova frota de motos aéreas. Hank Pym ajudou o time em uma capacidade civil como cientista residente.
Após a aparente morte da Harpia, o Gavião Arqueiro tornou-se um agente solo por um tempo. Durante esse período, Barton foi encarregado de treinar um grupo de rebeldes conhecidos como as Sombras junto de Sundance and Striker. Ele tentou evitar que eles matassem, mas, em um ataque, Strike assassinou uma mulher e feriu o noivo dela, que era amigo de James Rhodes. Como Máquina de Guerra, Rhodes investigou o ocorrido e ficou surpreso em ver o Gavião Arqueiro entre os rebeldes. Um grupo apoiado pelo governo e liderado pelo Agente Americano também apareceu, adicionando mais confusão entre os "companheiros de armas". Os três conseguiram parar o conflito e foram confrontados pelo misterioso Consultor.
-Disse que vocês foram separadas quando crianças... Que ela deve que pilotar o avião... Eu perguntei se ela ficou com medo. Ela só conseguia pensar que você tava segura.
Depois de anos lutando ao lado dos Vingadores, o Gavião Arqueiro ofereceu-se para liderar os Thunderbolts. Simpatizante da condição deles como criminosos em busca de redenção por ações passadas, ele decidiu ajudá-los a se tornarem uma legítima equipe de super-heróis. O Gavião inicialmente se passou pelo criminoso Cavaleiro do Terror para encontrá-los antes de se apresentar formalmente a eles e revelar suas intenções. Ele também envolveu-se romanticamente com a Rocha Lunar. Como líder, o Gavião Arqueiro comandou os Thunderbolts tanto em conjunto quanto, às vezes, contra seus antigos colegas de equipe nos Vingadores.
Quando a Feiticeira Escarlate teve seu colapso que resultou na dissolução dos Vingadores, Barton morreu na explosão de um navio Kree ocasionada pelo estado louco de Wanda.
A Feiticeira Escarlate não atuou novamente até algum tempo depois, quando alterou o espaço e o tempo em um nível universal: modificou a história da Terra para tornar os mutantes governantes, enquanto os humanos passaram a ser uma minoria. Barton estava bem vivo nesse mundo reconstruído e afiliou-se a uma resistência humana secreta que se opunha à supremacia mutante geral. No entanto, como todos os outros habitantes do planeta, Clint não manteve nenhuma lembrança de sua vida anterior.
Contudo, isso mudou depois que a X-Woman Emma Frost restaurou suas memórias, esperando recrutá-lo para uma oposição direta dos heróis reavivados contra Magneto e a Feiticeira Escarlate. Embora essa rede rebelde incorporasse mais dos seus companheiros de equipe originais dos Vingadores, Barton estava relutante, preocupado com a noção inquietante de seu recente falecimento entre suas memórias retornadas.
-A gente tem que arrumar um jeito de viver com isso.
Finalmente, depois de confrontar e falhar em matar Wanda Maximoff com uma de suas flechas, ele trouxe à tona a história deles como companheiros de equipe, bem como os sentimentos românticos que teve por ela, exigindo saber por que ela acabou com sua vida. O encontro não durou muito, já que o estado emocional elevado de Clint renovou a instabilidade mental da própria Wanda, fazendo com que ela novamente o apagasse da existência.
Depois, Wanda restaurou a realidade para seu estado original, removendo o genoma mutante de milhões de habitantes da Terra e tornando-os humanos comuns novamente. Clint acordou desorientado pelos eventos dentro das ruínas da Mansão dos Vingadores. Ele deixou seu traje e equipamento de "Gavião Arqueiro" lá e partiu para localizar a Feiticeira Escarlate, buscando a ajuda do Doutor Estranho. Strange era a única pessoa no mundo ciente de sua ressurreição nessa altura. Clint encontrou Wanda vivendo como uma cigana numa pequena aldeia de montanha na Europa. Eles passaram a noite juntos e Clint descobriu que ela não tinha nenhuma memória de sua vida anterior, além de estar evidentemente sem poderes. Ele foi embora na madrugada do dia seguinte, considerando o aviso do Doutor Estranho de não tentar reviver as memórias dela para não agravar sua condição mental
Após o aparente assassinato do Capitão América, o Homem de Ferro ofereceu a Clint a chance de assumir o escudo. Barton provou ser um dos poucos que conseguiam empunhá-lo com eficácia e considerou vestir o manto. Ele e o Homem de Ferro encontraram os Jovens Vingadores chamados Patriota e Gaviã Arqueira. Eles o convenceram que vestir o traje de Steve Rogers e empunhar seu escudo é algo errado, e ele permitiu que os jovens heróis não registrados fossem embora.Depois, quando Clint descobriu que Stark havia dado o escudo para "Bucky" Barnes (companheiro do Capitão na Segunda Guerra Mundial e antigo Soldado Invernal, agora reformado), ele visitou esse novo Capitão América para expressar sua reprovação.
-O que eu quero, você não pode me dar.
Barton revelou ser o atual usuário do manto de Ronin e ingressou nos Novos Vingadores. Durante a guerra de Hulk contra o mundo, ele foi derrotado pelo Pacto de Guerra de Hulk enquanto tentava defender Rick Jones.
Steve Rogers reuniu uma nova equipe de Vingadores. Clint juntou-se ao grupo e voltou a usar sua identidade de Gavião Arqueiro (embora tenha encorajado Kate Bishop a também manter o nome de Gaviã Arqueira). Ele e a Harpia (sua então, esposa) também eram membros dos Novos Vingadores, embora o Gavião Arqueiro tenha abandonado esta equipe quando recebeu uma chamada prioritária dos Vingadores da equipe principal, afirmando que só estava no grupo secundário para passar um tempo com sua esposa.
Como Gavião Arqueiro ou Ronin, Clint não possui nenhuma habilidade sobre-humana. No entanto, por causa de suas habilidades, a inteligência de Nick Fury o classificou como tendo nível 4 de poder.
Por algum motivo, ele foi afetado pelo Drenador de Poder. O Agente Harrold, da M.A.R.T.E.L.O., recomendou que o DNA de Barton fosse analisado para explicar isso.
Barton treinou para ser um arqueiro-mor especializado no uso de arcos regulares, arcos longos, arcos compostos e bestas com uma precisão quase-perfeita. Ele é capaz de atirar várias flechas num único alvo em poucos segundos, atingindo vários alvos em alguns ataques rápidos e sendo capaz de acertar alvos pequenos a distâncias imensas. Barton chegou a ser conhecido por acertar uma maçã no centro. Ele treina por no mínimo duas horas por dia para manter suas habilidades afiadas.
Barton é conhecido como o arqueiro mais habilidoso e preciso do mundo. Sua precisão compete com a do Mercenário, uma vez que ele treinou para disparar tiros certeiros a partir de praticamente qualquer ângulo, posição física ou estado de movimento. Barton foi treinado em sua juventude por Flecha Certeira lançando lâminas, bolas, boleadeiras e bumerangues. Assim, ele tem uma precisão quase perfeita com qualquer arma de mira ou arremesso. Barton consegue lançar objetos com uma velocidade e exatidão extrema, tanto em mira direta quando com ricochetes e interações complicadas. Ele já chegou a mirar cinco tiros em oponentes diferentes ao mesmo tempo.
Barton é uma pessoa atlética com agilidade natural. Isso, combinado com seu treinamento como acrobata, faz dele capaz de executar várias manobras acrobáticas complexas.
O Gavião Arqueiro não só é fluente em inglês, sua língua materna, mas também em italiano e na Língua de Sinais Americana.
Quando se faz parte de um time com Hulk e Thor,
E lá estamos na tela do cinema
As pessoas pensam que não sou grande coisa.
Será que alguém sequer me nota?
Ouça, eu também tenho poderes.
E eles são muito bons.
Eu juro que sei fazer muito mais doque usar um arco.
É sério galera...
Eu tenho uma coleção de cachecóis e boinas.
E toco trombone em uma banda.
Uma vez cheguei até a segunda base do meu encontro do Tinder.
E meu gato tem seu próprio Instagram.
Eu estou dizendo...
Eu mando muito bem em Mario Kart.
Esse ano, serei figurante em Segurança de Shopping 2.
E eu consigo abrir um pote de picles.
Eu sou o maldito Gavião Arqueiro,
E talvez eu seja tão "super" quanto eles são.
-Pensando em voz alta- Versão por Gavigod!