sábado, 28 de setembro de 2024

Centros de poder e sua falta de conhecimento sobre o mundo que os cerca

Quando tratamos sobre centros de poder, é normal que as pessoas nascidas nesses lugares, acreditarem que são o REALMENTE o centro do "universo", ao ponto de conjecturar determinadas coisas sobre si e o mundo.
Recentemente, uma jovem brasileira, em um vídeo, falou sobre uma conversa com pessoas de outros países. E no caso, norte-americanos. Nessa conversa, a moça comenta sobre Harry Potter e um dos moços do States pergunta se o texto desses livros era traduzido para o português. O que criou um silêncio constrangedor. Mas que era óbvia a resposta. Afinal, nem todas as pessoas do mundo sabem ou compreendem o inglês, e esses livros são um fenômeno mundial. Então, é necessário, pela grande demanda que haja tradução.
Mas a jovem faz um pensamento muito correto. O Pequeno Príncipe é uma obra francesa, não inglesa, que traz consigo toda a experiência do autor de origem FRANCESA. Ou seja, não segue os parâmetros ou ideias históricas, filosóficas ou literárias dos ingleses, pois ele nasceu ali. Então, como ele é um fenômeno mundial também, as editoras de diversos países tem que traduzir aquela obra. Isso também é óbvio. Mas será que os norte-americanos não pensam que na verdade, eles traduzem apenas para seu país? Pode ser que sim.
Isso no entanto, não acontece apenas com os Estados Unidos da América. Podemos colocar isso com regiões, como o sudeste (e o termo que surgiu recentemente de sudestinos). Onde há pessoas, que acreditam que a única cultura que importa é Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, por serem os grandes centros urbanos. Como se não houvesse lugares urbanos e rurais tão bonitos e vastos em cultura, quanto esses lugares.

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Master System: 35 Anos de Aventura e Diversão!


Há exatos 35 anos, o Master System chegava ao Brasil pelas mãos da Tectoy, revolucionando o universo dos videogames e marcando gerações com seus jogos inesquecíveis. Alex Kidd, Sonic e tantos outros personagens fizeram parte das nossas tardes de diversão, criando momentos que ficaram gravados na memória. Com gráficos inovadores para a época e uma biblioteca de games repleta de clássicos, o Master System se tornou o console de milhares de brasileiros.
Hoje, celebramos não apenas o aniversário de um videogame, mas a conexão que ele criou com cada jogador. Afinal, quem não se lembra das horas tentando derrotar os chefões ou dos truques para passar de fase?
O Master System teve diversas edições lançadas no Brasil:
Master System (1989) - A primeira versão lançada no Brasil, com suporte para cartuchos e uma entrada de Sega Card.
Master System II (1991) - Mais compacto e sem a entrada de Sega Card.
Master System III (1992) - Uma atualização estética, já com jogos embutidos na memória.
Master System Super Compact (1994) - Um modelo sem fio, que se conectava diretamente à TV por sinal de rádio, focado em portabilidade.
Master System Girl (1995) - Versão rosa do modelo Compact, voltado para o público feminino.
Master System Evolution (2006) - Uma versão atualizada com design moderno e mais jogos embutidos.
Master System Portátil (2011) - Um console de bolso com dezenas de jogos embutidos.
Master System Evolution Portátil (2016) - Nova versão portátil com ainda mais jogos na memória.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Playcenter

PlayCenter era o sonho de muitas crianças ir nesse Parque de Diversões nos Anos 70, 80 e 90: foi considerado como a ''Disney Brasileira'' por muitos e muitos anos, sem concorrência.
Esse Parque marcou gerações por 40 Anos: funcionava na Marginal Tietê em São Paulo Capital, inaugurado em 27 de julho de 1973, foi o primeiro grande Parque de São Paulo sendo fundado com base nos Parques das grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa. Localizava-se em uma área de 85 Mil m², o Parque recebia em torno de 1,6 milhão de pessoas anualmente. Funcionava durante os meses de Baixa Temporada (Janeiro a junho) de Quinta a Domingo, sendo Quintas e Sextas aberto exclusivamente para Escolas e Excursões. Durante a Alta Temporada (Julho a Dezembro) o Parque funcionava de Terça a Domingo.

Quando as portas do Playcenter foram abertas ele tinha um total de 20 Atrações, entre Brinquedos Giratórios, Teleférico, Splash e a Super Jet, a primeira montanha russa de Aço do Brasil. O empreendimento pioneiro logo se tornou o Principal Cartão Postal de São Paulo.
Em 1988, foi realizada a primeira edição das Noites do Terror, que se transformaria no evento mais rentável do Parque a partir da década de 90.
Com o passar dos anos, foram incorporadas à lista de atrações Montanhas Russas mais modernas. Apesar da aposta, o setor de Parques de Diversões como um todo decepcionou investidores nos anos seguintes, principalmente por conta da forte desvalorização do Real em 1999. E o Playcenter estava no meio da crise: Em dezembro de 2001, o Parque tinha uma dívida de 145,3 Milhões de Reais.
A Difícil decisão foi feita em 2002, vender o Empreendimento, e logo após foi feita uma tentativa de revitalizar o Parque, que não recebia investimentos desde 1998: a decadência começou em 1995, com a queda de um estudante, que tinha 11 anos à época, de uma das atrações. O Parque passou por reforma em 2005 e sofreu outro baque, cinco anos depois, com o acidente que feriu cerca de 15 jovens em um dos brinquedos. As atividades foram encerradas em 29 de Julho de 2012 e seu terreno deu lugar a conjunto de prédios, triste fim pra um lugar que nos deu tantas alegrias.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Propaganda é política e até os quadrinhos sabem disso!

A cultura pop nós mostra muitas coisas que acontecem nas histórias em quadrinhos, aparecendo na vida real. Uma das coisas que notamos aqui é, “A publicidade é uma força como a eletricidade, que não só ilumina, mas também eletrocuta. Seu valor para a sociedade depende de como é usado”, segundo J. Walter Thompson. E isso acontece até na política internacional
Então, em uma das obras da Marvel, no antigo Universo Ultimate, berço do personagem Miles Morales, ocorreu uma ideia de como o marketing pode influenciar o mundo. Em um combate entre o Máquina de Combate e o Capitão América, era óbvio a superioridade bélica e de poder do primeiro. Mas Steve Rogers se aproveita da gana e vontade do inimigo, para usar uma cartada. Quando Máquina vai o atacar, nota que Steve está na frente de crianças em um jardim de infância, na França. O que deu uma brecha para o Sentinela da Liberdade contra-atacar de um modo preciso.
Mas onde está o marketing? Simples, pegaria muito mal, para um soldado americano matar um símbolo norte-americano, ou o atacar, na frente de crianças, que poderiam ser feridas ou mortas no processo, em um outro país. Propaganda negativa!
E na vida real, isso acontece.
Recentemente eu fiquei sabendo de propaganda negativa de um grupo contra uma figura pública. No Reino Unido, ocorreu a divulgação de escândalos sexuais associando Neil Gaiman a eles. Isso pelo portal Tortoise, que é da irmã de Tony Blair, antigo primeiro-ministro conservador. Este último é abertamente contra as pautas transexuais de Gaiman. 
Notaram? Alguém faz uma propaganda ruim, que atingirá uma pessoa que quer afetar. Tanto que afetou. Neil Gaiman abandonou a produção de Good Omens, série que escreveu junto a Terry Prantchett.

domingo, 15 de setembro de 2024

Eve L. Ewing: uma autora que valorizou as mulheres e minorias

Recém-chegada na Editora Darkside com Afrofutulírica, a autora Eve L. Ewing também é professora de Sociologia na Universidade de Chicago e pesquisa racismo, desigualdade e políticas urbanas. Além de tudo isso, desde 2018 ela colabora com a Marvel Comics, integrando essas temáticas em seu projetos.
Conheça-os agora:
Coração de Ferro: Em 2018, Ewing assumiu a HQ focada na jovem Riri Williams, uma garota negra superinteligente que cria sua própria armadura no MIT. A autora trouxe suas pesquisas sobre racismo e identidade para a história, criando uma personagem tridimensional e cheia de propósito que entrou para o MCU em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.
Ms. Marvel: Mas Eve L. Ewing não parou por aí. Seu sucesso em Coração de Ferro fez com que a autora assumisse diversos projetos para a Marvel Comics. Em 2019, ela trouxer o reencontro entre o Homem-Aranha e Kamala Khan, conhecida como Ms. Marvel, nas três primeiras edições do quarto volume de Marvel Team-Up.
Monica Rambeau - Photon: Em 2022, ela assumiu a primeira série de quadrinhos solo de Monica Rambeau como Photon. A série de cinco edições explora o auge dos poderes da super-heroína enquanto o universo. Com uma longa história nos Vingadores, a saga finalmente coloca Rambeau no centro da própria jornada.


terça-feira, 10 de setembro de 2024

Terminologias cósmicas da Marvel


Variante:
Quando se vê uma outra versão de um personagem, em outro universo, é uma variante. É que ela pode ser uma cópia idêntica, ou até mesmo ter uma aparência, ou ser de uma espécie totalmente diferente, esses são os seres variantes. 

Seres nexos ou nexus:
São entidades raras, com a habilidade de afetar a probabilidade e o futuro, alterando o fluxo da linha do tempo universal. Por isso, eles são vigiados por forças cósmicas para evitarem os problemas.

Seres absolutos:
se uma pessoa não possuí variantes em qualquer um dos pontos do multiverso, ele é chamado de um ser absoluto, por ser uma existência única. É o caso de América Chavez no universo cinematográfico Marvel.

Âncoras:
Se uma pessoa estabiliza naturalmente seu universo apenas por existir, ela se torna uma âncora. Entretanto, se ela desaparecer, seu universo começa a se destruir até desaparecer completamente.

Incursão:
Uma incursão ocorre quando colidem duas realidade, algo que pode destruir ambas. É preciso que uma seja destruída, para que a outra sobreviva, quase sempre.

Ponto absoluto:
É um evento que simplesmente não pode ser alterado, caso contrário, isso levaria diretamente à destruição do próprio fluxo do tempo daquela linha temporal.

Anomalias:
Quando alguém ou algo entra em um universo onde não deveria estar, ela causa uma instabilidade do universo, gerando uma anomalia. É o caso do Miles Morales dos filmes do Aranhaverso.

Evento canônico:
Um evento que deve acontecer em cada um dos outros universos, sempre atingindo o mesmo ser, mas podendo ser de uma forma diferente.

domingo, 8 de setembro de 2024

Opinião do Hulk (vulgo, Mark Rufallo) sobre Elon Musk

Conhecido além dos cinemas por conta de suas opiniões políticas, o interprete do Hulk da Marvel soltou o verbo contra o bilionário dono da rede social 'X' (antigo Twitter).


quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Da Curiosidade à Elaboração dos Sentidos - Histórias em quadrinhos na formação inicial de professores de física

Neste livro, busca-se apresentar uma investigação sobre que sentidos os licenciados em física tecem para as história em quadrinhos direcionadas ao ensino da ciência da natureza. Para estabelecer este estudo, procurou-se discutir a inserção das HQs na formação de professores dessa disciplina, a partir da perspectiva materialista de Vigotski. Em meio ao modelo materialista, adotou-se como unidade de análise a natureza da curiosidade para as histórias no ensino de física.
Desse modo, analisou-se a trajetória formativa de dois aprendentes da docência em sua historicidade e as interações estabelecidas por eles com as atividades formativas que pautaram a apreensão das histórias em quadrinhos como elemento de ensino.