quarta-feira, 8 de maio de 2024

O Doutor Abobrinha é o Silvio Santos? Que ideia é essa?

Muitos não devem saber que as cenas dos episódios para a derrubada do Castelo Ra-Tim-Bum, na verdade eram inspirados na briga judicial entre Silvio Santos e Zé Celso. Tudo isso pelo terreno ao lado do Teatro Oficina. 
Em entrevista para a Globo News, o ator Pascoal da Conceição, contou que o personagem foi baseado nessa briga. E todo esse embrolho acontece desde os idos dos anos oitenta. 
É que o terreno, ao lado do Teatro Oficina pertence ao grupo Silvio Santos. Que quer construir três torres residenciais de, mais ou menos, 100 metros de altura. O que descaracterizaria o teatro, projetado por Lina Bo Bardi, e que tem toda sua lateral feita em vidro. Assim se torna uma abertura da cidade pras artes (e vice-versa). 
Além disso, o subsolo do terreno tem o Rio Bixiga, o que caracterizaria também um dano ambiental pra cidade. Caso as torres fossem construídas, obviamente. Desde 2021, a justiça proibiu o Grupo Silvio Santos de seguir com essa ideia de construção. 
Na sentença, há alegação que a construção das torres poderia causar danos ambientais e ao patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade. Diante de áreas tombadas, como o bairro da Bixiga, o Castelinho da Brigadeiro, o Teatro Oficina, o Teatro Brasileiro de Comédia, a Casa de Dona Yayá, a Escola de Primeiras Letras e os Arcos da Rua Jandaia. 
Mas falando sobre o Doutor Abobrinha, é que o seu nome verdadeiro lembra muito o do Silvio Santos. Pompeo Pompílio Pomposo. Até mesmo na história do filme de Castelo Ra-Tim-Bum, o Dr. Abobrinha se tornava prefeito da cidade de São Paulo, e desapropriava o terreno do castelo. Mas o plano, dava errado e o castelo permanecia intacto.
Muitos preferem que o terreno seja destinado - ao menos aqueles a favor do já falecido Zé Celso - para a construção do Parque do Bixiga. Um respiro necessário a cidade de São Paulo, que sempre foi e é engolida por prédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário