sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Kubo e as Corda Mágicas: um conto REALMENTE épico!

"Se for piscar, pisque agora!"
-Kubo
Filmes de stop-motion tem aos montes. Todos muito bem trabalhados, bem executados. É só ver uma boa parte dos trabalhos relacionados a Tim Burton (desde suas obras mais antigas até coisas como Noiva-Cadáver e O Estranho Mundo de Jack). Contudo, no caso do diretor mais fanático por Johnny Depp, quase sempre é algo mais voltado mais para a entropia. Sempre mostrando isso de modo sarcástico usando alegorias mais "góticas". Já Kubo e as Cordas Mágicas (Kubo and Two Strings) é perfeito sem usar esses elementos. Tão simbólico que merecia um comentário sobre essa obra.

"Concentre-se no que está fazendo e sempre lembre: Não mexa com a Macaca."
-Macaca
No começo, somos apresentados a uma mulher fugindo com um bebê. Este esta coberto por um quimono com símbolo de besouro. A criança e a dama parecem ter poderes especiais. E isso vemos mais a frente.
Kubo (que era aquele bebê) vive uma normal e tranquila vida em uma pequena vila no Japão com sua mãe. A mente dela esta um tanto perturbada devido um choque que sofreu na cabeça talvez. Até que um espírito vingativo do passado muda completamente sua vida, ao fazer com que todos os tipos de deuses e monstros o persigam. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai.
Para lhe auxiliar, ele tem a magia de papéis que ele manipula, uma macaca e um samurai amaldiçoado, com a forma de um inseto.

"Enfim, dentro do meu tórax bate o coração de um guerreiro."
-Besouro
Entre as grandes empresas de animação infantil, a Laika é provavelmente a menos condescendente com seu público-alvo. Enquanto a Pixar se rende às sequências e às obrigatórias cenas frenéticas e sentimentais (Carros, Toy History, Monstros S.A., Os Incríveis, entre outros), a Laika constitui um foco de resistência, fazendo histórias em stop motion – estilo que exige produção extensa e fornece baixo retorno financeiro –, negando as continuações e apostando em temas complexos, com imagens sombrias, do seu modo. A empresa confia na capacidade das crianças em absorverem um conteúdo diferente do pop colorido.
Como em Coraline, ParaNorman e Boxtrolls, Kubo também aposta na figura de uma criança predestinada que, mesmo sem o traquejo social de outros garotos de sua idade – e talvez justamente por isso – apresenta uma interpretação excepcional do mundo ao redor.
As sequências de combate são te quebrar e jogar fora o queixo. Qual o motivo te escrever isso? Pensa bem! Isso é stop-motion! Um FUCKING HELL STOP-MOTION!!! Os combates, ou as cenas de ação e fuga parecem nos tirar o fôlego. Melhor que muito filme de Hollywood. Se os caras que produzem cenas de longas como Velozes e Furiosos e outros tantos blockbusters, que entopem cinemas e locadoras todos os anos tivessem um centímetro da competência desses caras da Laika... Nos teríamos uma era de ouro maravilhosa nos filmes de ação!
Entre as vozes temos a de Art Parkinson (Rickon Stark em Game of Thrones), Mathew McConaughey (A Torre Negra) e Charlize Theron (Atômica, Mad Max: Estrada da Fúria, Aeon Flux, Monster: Desejo Assassino, Uma Saída de Mestre, Hancock, Advogado do Diabo, Doce Novembro, Três Vidas e Um Destino, entre outros). Para ver a competência desse elenco. 
Lembrando que eles são um estúdio que fizeram Coraline. O que explica a competência deles. Mas eu gostei de Kubo do que do filme da garota que vai para "outro mundo", mesmo sendo um texto de Neil Gaiman. E olhe que eu adoro o trabalho do inglês. Mas parece que mesmo possuindo um contexto e uma filosofia japonesa, Kubo e as Cordas Mágicas poderia ser uma história em qualquer mundo ou universo mitológico. De tão bom que é!
É um filme com tanta simbologia, que ele precisa ser analisado por camadas. Mas cheio de um sentido único e verdadeiro. O uso do shamisen (uma espécie de banjo) é tão bem colocado, que parece que estamos vendo ele realmente sendo tocado. E mesmo que não fosse, é tão bem colocado que... Dane-se! Eu acredito que aquilo esta tocando caramba! Cada corda desse instrumento representa muito mais que uma parte de um item musical. Ele tem todo um sentimento relacionado aquilo.
O uso correto de filmagens, a simbologia por de trás da obra, mesmo sendo um público infantil, entre tantas outras coisas, fazem com que ele seja essencial para um fã de animação.

"Você é minha jornada."
-Hanzo

2 comentários:

  1. Matthew McConnaughey é um ótimo ator, é muito talentoso e bonito, não há filme que não me surpreenda. O vi recentemente em um dos últimos filmes de Bryce Dallas Howard chamado Ouro E Cobiça e recomendo! É um filme muito divertido, é uma boa opção para uma tarde de filmes. Se ainda não tiveram a oportunidade de vê-lo, eu recomendo, na minha opinião, este foi um dos melhores filmes de drama que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio, a historia está bem estruturada, o final é o melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem alguns filmes que sinto Matthew mais apagado. Mas é uma boa pedida esse do Ouro e Cobiça. Já o vi e está certa nisso. Obrigado pela atenção. E desculpe a demora para responder.

      Excluir