sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

O Multiverso de Stephen King


"Se eu gosto de assustar as pessoas? Sim, eu gosto"
-Stephen King
Falar sobre o Stephen King é difícil, pois como um fã de HQs, o escritor unificou o universo de seus livros. Tanto com coisas simples como vizinhos, até universos paralelos "vizinhos". Complicado? Sim! Oh se é! Mas quando se é um fã das obras dele e lê as obras compreende bem isso. Mas eu não li muitas coisas dele. Ou seja, eu me ferrei nessa postagem...

O Iluminado e It (A Coisa): Dick Halloran, cozinheiro do hotel Overlook, ele que fala para Danny sobre a iluminação, mas em It, ele é envolvido salvando a vida de um do pai de um dos personagens principais. O pai do Mike. Lembrando que como filme, tanto a parte 1 como a 2 tem diferenças. 
Ele também aparece numa novela da mulher de King, Tabatha. O livro se chama Pearl.
It e A Zona Morta: Beverly cita uma série de assassinatos que ocorreu a muito tempo. Citando um policial louco que matou várias mulheres em Castle Rock. O antagonista de A Zona Morta.
Salém (A Hora do Vampiro) e A Torre Negra: O padre Callahan surge em Salém e aparece depois nas terras sobrenaturais de A Torre Negra.
Misery e It: A mãe de Paul Sheldon, o protagonista de Misery, foi vizinha da senhora Capsbrack. Ela é mãe de Ed Capsbrack de It: A Coisa. Ou seja, a mãe de Sheldon viveu em Derry.
Jogo Perigoso e Eclipse Total: O eclipse que afeta a vida de Jessie em Jogo Perigoso é o mesmo que afetaria Dolores Clareborne em Eclipse Total.
A Oficina (The Shop): ela seria uma repartição secreta do governo que tem conhecimento sobre os fatos estranhos que ocorrem no mundo. E eles tem relação direta com o pai e a menina poderosos de A Incendiária. Que teriam envolvimento com Arrowred, projeto secreto que liberou as criaturas de O Nevoeiro. Esses monstros teriam vindo de mais um dos universos criados por King, onde só existem esses seres, e estão no conto que faz parte do livro Tripulação de Esqueletos.
Randall Flagg: ele tem vários nomes, mas o mais conhecido é O Homem de Preto. Sua primeira aparição foi no livro A Dança da Morte, como antagonista. Mas seu papel foi ampliado em A Torre Negra. Se contrapondo ao protagonista da obra, Holland. Seu surgimento, cronologicamente falando, teria sido em Os Olhos do Dragão.
Alguns acreditam que Flagg aparece no livro As Crianças no Milharal (conhecido por nós pelo filme A Colheita Maldita) e Sombras da Noite.
Mas King diz que Flagg é seu maior vilão. Lembrando que existem monstros e entidades como Pennywise e o Rei Vermelho.
The Shawshank Redemption: Há menções sobre pessoas sendo enviadas, no livro It, para a prisão ficticia de Shawshank. Que virou no Brasil o filme Um Sonho de Liberdade.
Derry e Castle Rock: O estado é quase sempre o Maine, mas com certeza as cidades serão Derry e Castle Rock. 
Castle Rock surge inicialmente em A Zona Morta. Mas depois surge no terror com um cão são bernardo (eu não sei em qual época King usava mais drogas, se nesse livro ou na época que escreveu Christine) Cujo, no conto O Corpo, do livro Quatro Estações (que gerou o maravilhoso Conta Comigo). Além de ser palco para Trocas Macabras e A Metade Negra. Ela é mencionada em livros como O Cemitério (Pet Sematary ou O Cemitério Maldito), Doutor Sono, em N do livro Ao Cair da Noite e outras obras.
Lembrando que a série Castle Rock é a cidade com a junção de diversos personagens de King, em uma só cidade (literalmente!)
Já Derry é palco da obra It. Aparece também em Saco de Ossos, O Apanhador de Sonhos, Insônia e Novembro de 63.
Pennywise: Pennywise, ou como ficaria traduzido, Parcimonioso... O palhaço dançarino. É na verdade uma entidade. Um ser poderoso que de 27 em 27 anos desperta para disseminar o caos e se alimentar do medo das crianças.
Sua aparição emblemática é em It
Mas mesmo sendo derrotada ela é mencionada em Os Estranhos, quando um dos personagens vai pegar alimentos para estocar em Derry. Pois ele pensa ter visto um palhaço com olhos de moedas brilhando em um bueiro! Eu me arrepiei quando ouvi isso...
Em o Apanhador de Sonhos, quando Mr. Gray passa no memorial feito em homenagem as crianças, está escrito "Pennywise Lives"...
Ele é mencionado em Novembro de 63. O protagonista encontra com Rich Toller e Beverly e em uma conversa eles citam Pennywise.
A Torre Negra: Ela por si só é a ligação de todos os mundos. Se ela fosse destruída, todos os mundos seriam despedaçados para sempre. A ideia de fendas se deve ao Mundo Médio que surgiu com esses portais (as tais fendas) e no qual, Holland, o protagonista, está indo atrás.
Lembrando que o filme A Torre Negra tem muitas referências as obras de King. Tanto que o garoto, personagem principal, encontra as ruínas de um parque de diversões com um grande letreiro escrito Pennywise.
Inicialmente, no universo criado por King, existia uma presença mágica chamada de Prim. E do Prim que era a escuridão por de trás de tudo, surgiu o Gan. E esse Gan criou infinitos universos. Além de ter criado o "mundo real", chamado de Terra-Base, onde Stephen King escreve seus livros. Metalinguagem... Imagina
A Torre seria uma manifestação do Gan, na forma desse edifício. Ele tem seis feixes de luz e no final de cada um existem dois portais (totalizando doze portais) e cada um deles é protegido por um animal guardião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário