sábado, 2 de setembro de 2017

Lucifer: uma série ruim para um diabo!

"As escolhas são suas querida."
-Lúcifer
Eu tentei dar uma chance para a segunda temporada. Mas por Deus (sim, dessa vez eu clamo mais a Ele do que NUNCA!) existem alguns fatores nessa série que não tem como eu chegar e falar "essa é uma boa série" ou "essa série é original". Ela é muito ruim, no naipe de outras séries baseadas em quadrinhos de qualidade duvidosa. SIM! Essa série é baseada em histórias em quadrinhos! E pior: é baseada em um personagem da Vertigo, criado por Neil Gaiman! O que esse povo faz com as séries hoje em dia... Mas vamos ver essa série infernal. E não é um "infernal" bom!

"Lúcifer Estrela-da-Manhã... É um nome artístico?"
-Chloe Dancer
Lucifer, entediado e infeliz como o Senhor do Inferno, renuncia o seu trono e abandona o seu reino para ir para a cintilante loucura de Los Angeles, onde ele vai ajudar a polícia local a punir os criminosos.
O elenco conta também com a detetive de homicídios da LAPD, Chloe Dancer, que sente tanto repulsa quanto fascínio por Lucifer; Maze, um demônio feroz que toma a forma humana de uma mulher e que é a melhor amiga de Lucifer; Dan, um detetive de homicídios da LAPD bastante desconfiado de Lucifer; Amenadiel, um anjo enviado para Los Angeles para convencer Lúcifer a voltar para o Inferno; Linda, a terapeuta de Lucifer.
Lucifer é baseado nos quadrinhos do selo Vertigo (uma divisão adulta da DC Comics). O personagem participa ativamente da narrativa Estação das Brumas de Sandman, do escritor Neil Gaiman, na qual ele deixa a chave do Inferno com Sonho dos Perpétuos. A série é uma produção da Warner Bros. TV, DC Comics e Jerry Bruckheimer Television.

"A sua volta ao submundo foi requisitada."
-Amenadiel
Eu assisti a primeira temporada. Saltando entre episódios, literalmente! O negócio é muito ruim. Motivo? Vamos por partes:
A série deveria ser uma ideia de como Lúcifer (não o baseado na história bíblica, mas sim o das HQs) foi parar em Los Angeles, ou como ele vive por lá. Sem contar suas "aventuras", por assim dizer. Contudo, fica BEM LONGE disso. O Lucifer interpretado por Tom Ellis não é ruim. Mas sua interpretação esta anos-luz de distância do famoso Estrela-da-Manhã. Não temos um anjo caído, inteligente, sombrio e calculista. Nós temos um anti-herói, sagaz, cheio de taras e que parece querer participar sempre em uma rave! No trailer da terceira temporada, ele joga chantilly em duas garotas. Eu fiquei pensando que poderia ser uma sátira, mas aquilo NEM A PAU seria o personagem que conheço das histórias escritas pelo mestre, Neil Gaiman. Em determinado momento de Sandman, ele diz que não é culpado pelas falhas da humanidade, ele demonstra em suas histórias próprias, que é superior. E dá para acreditar nisso. Só que na série, ele não exibe esse poder, ao menos em suas atitudes. Ele adora a humanidade, e se não gosta, finge muito bem! Entrando em orgias e por ai vai... Algo tão humano e simplista.
Ok. Você esta me chamando de fanboy e que só não curti a série, pois sou um leitor ferrenho de quadrinhos? Que eu acho ela pior que Arrow, pois não é 100% fiel a HQ? Acontece que primeiro, ser idêntico é impossível, pois ninguém é perfeito.
Mas vamos jogar o seu jogo. Vamos ver a série como uma pessoa que só esta criticando a série.
Por onde começo... A história é bem fraca. Parece usar recursos visuais parecidos com o da série Sobrenatural. Mesmo assim, a série dos irmãos Winchesters tem um ponto a seu favor: mesmo com mais de dez temporadas, o elemento medo ainda funciona bem. Assista um episódio das duas séries nas últimas temporadas, que não seja começo nem final de temporada. Compare e veja. A história dos caçadores é de longe melhor que a do anjo caído, pois ainda é possível sentir medo! E como disse, a primeira já esta se estendendo demais!
Ai vemos questões como enredo... Por que cacetadas Lúcifer ligaria para uma merda de humanos supérfluos, sendo ele um ser tão foda!? Sério. Quando ele entra em contato direto com humanos nas histórias ele faz isso, ou por que esse ser tem algo que ele quer, ou por uma BAITA coincidência ruim. Nem mais, nem menos. Mas como disse não vou avaliar isso como uma HQ. E sim como uma série. De qualquer forma a pergunta persiste: se eu fosse um cara que fez "beijinho no ombro" para Deus, que mandou o Inferno para... O quinto dos infernos, então qual a minha preocupação com um bando de macacos pelados? Ele deveria só estar na Terra para ficar sossegado. E não é bem assim que o pessoal faz com ele ali na série.
Sem contar que a história faz um estilo de que misturaria a vida policial com o misticismo. Mas que não encaixa. Sabe, você vê séries como Sherlock, onde o enredo é antigo, mas se funde tão perfeitamente com o modernismo. Podemos assistir Monk e Psy, e mesmo com um grande número de piadas em ambas as obras eu ainda consigo não me sentir desrespeitado ao assistir elas. Pois o negócio é bem feito. Nada bizarro é feito nelas e dá muito certo. Usa pouco, mas faz muito. Mas com Lucifer... É tão infantil, se compararmos com a personagem bíblica que usaram para essa história.
O que mais me deixa furioso é: cancelaram Constantine, que também era uma série adaptada de uma HQ. Sendo que essa SIM estava indo pelo caminho das revistas (mais para Novos 52), e que tinha um roteiro mais interessante. Por qual motivo não cancelaram esse pedaço de enxofre de série chamada Lucifer?

Um comentário:

  1. Enfim, encontrei alguém falando o que essa merda de série é. Existe adaptações ruins de hqs, mas lucifer consegue ganhar em disparado (para dizer o mínimo ).

    ResponderExcluir