segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Marvel: Poderes mutantes, inumanos e por modificação


Muitas pessoas tratam sobre os poderes no mundo Marvel, mas poucos compreendem que muitos deles vem de origens totalmente diferentes. Que elas surgem por mutações (mutante), pelos gases terrígeneos (inumanos) e por acidentes científicos (modificado). Aqui não trataremos sobre poderes místicos, como do Doutor Estranho e Motoqueiro Fantasma. Lembrando que esses poderes podem ser incalculáveis. A prova que o Motoqueiro já bateu em personagens poderosos da Casa das Idéias, como o Hulk. 

Mutantes
"Os homens temem aquilo que não entendem."

Charles Xavier, Professor X
Os mutantes da Marvel são categorizados em sete níveis diferentes, que são extremamente necessários para definir suas funcionalidades e como lidar com seus poderes. Cada um com seus poderes. Existe muita controvérsias de para onde cada um dos membros desses seres deveriam ir (com relação aos seus poderes), Muitos pensam que determinados seres aumentam de nível, mas na verdade, é que eles compreendem melhor sobre suas habilidades únicas. Como é o caso de Sam Guthrie, o Míssil, ou de Roberto da Costa, o Mancha Solar.
Lembrando que esses seres (chamados cientificamente de homo superior), possuem um gene que pode alterar suas vidas de algum modo. O gene X que esta em seu DNA. E isso, normalmente, se manifesta na puberdade. Ele surgiu na humanidade como um passo de avanço desse grupo, a próxima etapa da evolução.
Entre equipes mutantes do universo Marvel, temos os X-Men, a X-Force, a X-Factor, os Novos Mutantes, a Excalibur, os Morlocks, a Irmandade de Mutantes, os Carrascos e tantos outros.

Zeta: o nível mais baixo. Essas pessoas são seres humanos comuns, aparentemente, mas que contêm o Gene X (o causador das mutações) latente. São características recessivas dentro de uma família. Exemplo: Um casal de pessoas brancas, pode ter filhos brancos e negros, se por exemplo, os avôs de um deles for negro. É uma característica que esta dentro do DNA de um dos pais e pode ser passado a gerações mais a frente. Um exemplo não comprovado disso, foi o extremista anti-mutantes, Graydon Creed (ironicamente, o filho "normal" de Mística e Dentes-de-Sabre).

Épsilon: é o nível em que uma mutação afeta a vida da pessoa de forma negativa. Eles não conseguem se passar por humanos comuns, pois seus poderes afetam diretamente a aparência física. Normalmente, eles não tem grandes habilidades especiais e sua alteração física não tem utilidade nenhuma. Cerca de 20% da população mutante é constituída por esse nível. Entre alguns deles estão Bico, o Hit-Monkey (sim, é um ASSASSINO MACACO!) e os Morlocks em geral.

Delta: este nível mostra aqueles que não são perigosos, nem no sentido ofensivo, nem defensivo. Mas suas mutações não influenciam no seu aspecto físico, nem em seu dia-a-dia (na grande maioria das vezes). Ou seja, eles podem se passar por humanos tranquilamente, desde que não usem seus poderes em público. São muitas vezes poderes simples, que não aparecem de forma "plenamente vísivel". Exemplos disso são habilidades que concedem sorte (Dominó), inteligência e engenhosidade (Forge). 50% na população mutante é formada por esse nível de poder. Além dos exemplos ditos antes temos como mutantes desse nível o Cifra.


Gamma: um mutante desse nível pode ser bem poderoso, mas sua aparência é o que entrega a mutação do individuo. Eles possuem alterações físicas extremamente marcantes. Podendo possuir escamas, chifres, cor da pele, entre outras características. Entre alguns mutantes gamma são o Noturno, o Dentes-de-Sabre, o Fera, Blink, Fada e a Mística.

Beta: os mutantes desse nível são extremamente poderosos. Contudo, seus poderes não podem ser desativados por sua própria vontade. O que significa que seja lá qual habilidade ele tenha, tátil ou não, ela nunca estará "desligada". Algo parecido com o mito do "toque de ouro de Midas". Isso quase sempre se torna um estorvo. Nem sempre muitas vezes:
Exemplo positivo: mesmo que o Wolverine seja ferido e desmaie, ele será curado automaticamente pelo seu fator de cura.
Exemplo negativo: Gambit consegue "ligar e desligar" os seus poderes, contudo, seus olhos negros não podem ser disfarçados por meios comuns.
E isso vem com alguma característica física proeminente.
Entre eles temos Vampira, Wolverine, Gambit, Namor, 


Alfa: Suas mutações não costumam apresentar desvantagens. Pois podem "ligar e desligar" seus poderes a vontade. Além de não ter mudanças físicas devido a mutação. Menos de 10% da população mutante é alfa. Entre os mutantes desse nível temos Tempestade, Magneto, Psylocke, Destrutor, Lince Negra, Colossus, o Professor X (Charles Xavier) e Ciclope.

Ômega: podem causar destruição em massa (para falar o mínimo MESMO que eles podem fazer com suas habilidades). Considerados tão perigosos quanto uma bomba atômica. Podendo ter poderes telepáticos extremos, controlar a matéria e a realidade! Temos entre eles Apocalipse (En Sabah Nur, em seu nome no Egito antigo), Franklin Richards, Legião, Feiticeira Escarlate e Jean Grey (Pela interferência da entidade Fênix).
Apocalipse já revelou que como consequência do poder de um ômega, este desenvolverá telepatia em algum momento de sua vida.
Como dito antes, alguns poderes podem alterar de nível. Por treino muitas vezes, contudo, existem alguns casos diferentes. Um exemplo é o de Ciclope. Ele não é do nível beta, pois seu poder é categoria alfa. Quando criança, Scott Summers deve um golpe na cabeça, lhe causando problemas que afetaram seus raios ópticos. Por isso ele não desliga seus poderes. 
E existem mutantes que fazem alterações genéticas para obter mais poderes, assim, conseguem ampliar seu nível de poder.
Existem casos de humanos que "roubam" habilidades mutantes. Roubando membros ou orgãos mutantes, como foi caso dos traficante dos O-Men. Ou quando o Caveira Vermelha roubou o cérebro do falecido professor Charles Xavier, para conseguir usar seus poderes telepáticos.

Inumanos
“Não me importaria de botar as minhas mãos humanas no Thor. Ele é tão lindo.”
Skye
Eles tem grandes semelhanças com os mutantes, devido a seus poderes. Contudo, sua origem é outra. Além de que, eles não são categorizados como aqueles com o gene X.
Sua origem se deve a eterna guerra krees e skrulls (raças conhecidas no universo Marvel), onde os primeiros alcançaram a Terra. Eles já tinham consciência que ejá existia uma forma de vida primitiva, a humanidade. A raça alien começou a fazer testes nos seres humanos, com os quais estavam fazendo experiências em seu DNA misturando com a genética de outras espécies alienígenas. Assim, criariam armas contra seus inimigos metamórficos (os skrulls). O que conhecemos como inumanos.
Sem motivo aparente, essa nova raça foi abandonada (talvez por algum fato da sua eterna guerra). Ainda assim, essa nova espécie avançou a níveis tecnológicos extraordinários. Criando uma sociedade utópica, regida por um sistema monárquico. Esse reino é chamado de Attilan.
Inicialmente eles ficam sob as montanhas do Himalaia, mas devido a poluição e aquecimento global, sua cidade flutuante foi descoberta pela humanidade. Então eles foram realocados até o lado azul da Lua, onde existe ar.
Os principais inumanos são os membros da família real, como Raio Negro, Medusa, Maximus. Mas existem aqueles que servem a nobreza como Karnak, Gorgon e Cristal.
Além disso, um ser humano com parentesco que possuí DNA inumano (ou seja, algum parente distante daqueles alterados pelos krees) pode apresentar poderes devido aos gases terrígenos. Eles provem dos cristais terrígenos, que podem ter sido utilizados para acionar essas habilidades. Ou seja, se ele não for exposto a esses gases, um humano nunca saberá sobre sua "herança genética".
Duas personagens que se destacam atualmente na Marvel com poderes inumanos devido ao gases (tecnicamente falando) são:
-Kamala Khan, a atual Miss Marvel, uma adolescente muçulmana com poderes de esticar membros do corpo (algo parecido com o Senhor Fantástico);
-Daisy Johnson, que ficou mais conhecida por nós como Skye, mas também pode ser denominada como Tremor. Seu segundo nome tem muito a ver com seus poderes, que criam ondas sísmicas poderosas. Ela ficou mais conhecida pela personagem na série Agentes da SHIELD.

Modificados geneticamente
"Hulk esmaga!"
Hulk
São pessoas que tiveram alguma modificação em sua vida (física ou por poderes externos) devido a alguma fonte externa. Seja por radiação, ou modificação genética direta, ou raios cósmicos. Quase sempre por motivos acidentais. Ou seja, isso não esta ligado a uma "herança de DNA", algo que tem como legado. Mas sim por estar no lugar certo (ou errado).
Assim como os inumanos, eles não podem ser classificados nos níveis de mutantes da Marvel. Sendo que depende muito mais de como a pessoa poderia usar seus poderes da forma mais inteligente possível. Mas lógico, isso também pode variar de formas extremas. Já que não existe como limitar habilidades que não foram controladas (como a força do Hulk).
Entre eles temos o Capitão América, o Hulk, o Quarteto Fantástico, o Homem-Aranha e o Deadpool. O termo para muitos deles é aprimorados, pois meta-humanos é um termo para se definir super-seres da DC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário