segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Static: Super Choque ou Static Shock

Eu vou dar choque no seu sistema!
-Static Shock
Um dos personagens adolescentes mais famosos nos últimos anos (pelo desenho animado da Warner Bros. e sua exibição no Brasil pelo SBT), Super Choque (ou seu nome no original, Static e depois Static Shock) é um herói da DC. Agora vamos entender sua origem, e a extensão de seus poderes.



Eu não quero machucar vocês... Isso soou tão ridículo pra vocês quanto para mim, não é?
-Static Shock
Esse personagem surgiu na Milestone Comics. Surgido em 1993, pelas mãos de Dwayne McDuffie, na revista Static #1
Virgil Ovid Hawkins é um garoto negro comum, ou seja, só um garoto mesmo. Possuindo quinze anos, gostava de quadrinhos e jogos de RPG. Ele vivia na cidade de Dakota. Mas por ser considerado nerd, sofria bullying o tempo todo. 
Em determinado dia ele conhece uma garota recém-transferida, Frida. Que além de se tornar sua amiga, ela vira seu interesse amoroso mais a frente na história. Só que a garota é assediada por um valentão, ao qual, Virgil auxilia a menina para sair da situação. Mas o Hawkins se dá mal nessa história. Pois é espancado pelo que aconteceu.
Depois disso, um amigo do Virgil, dá ele uma arma de fogo. Assim ele se protegeria do perigo na escola e no dia a dia. Além disso, se vingaria do valentão. Ele vai até o porto com uma gangue, para encurralar o sujeito que lhe importunava, mas ele não é nenhum assassino. Ele desiste disso, jogando a arma na água.
Só que a polícia chega em seguida, pois queria pegar a gangue toda. E alguém dispara em tonéis com gás experimental, de origem desconhecida. Isso mata muitos das gangues e imediações. Mas outros sobrevivem... Sendo afetados de forma genética. Dando poderes a alguns e outros até conseguindo voar. E isso incluí Virgil.
Ele consegue manipular redes elétricas e estáticas em geral. Ao aprender a como usar seus poderes, ele decide usar seus dons para o bem. E se autodenominou Static.
A Milestone era uma editora que tinha um certo acordo com a DC Comics. A primeira criava os personagens, e a segunda publicava seus quadrinhos. Assim, a última vetava se não queria algo publicado pelo seu selo. Só que não poderia alterar nada nos quadrinhos. E isso permaneceu até 1997, quando a Milestone Comics cancelou a revista do herói, pelas baixas vendas.
Só que um novo acordo foi feito, em que o personagem seria entregado a DC. Em 2000, a editora e a WB. decidiram fazer uma série animada, baseada no personagem. Como sabem, essa segunda é conhecida até hoje por fazer as animações de ótima qualidade baseadas nas obras de quadrinhos entre outros. 
Nos EUA, ele foi rebatizado como Static Shock e aqui no Brasil, como Super Choque. A série deve 52 episódios, onde ele conheceu personagens como Batman, Superman, a Liga da Justiça, Batman do Futuro, entre outros da DC Comics.

Existem macacos gigantes nessa parte de Dakota
-Static Shock
Nos quadrinhos, os personagens da Milestone foram utilizados inicialmente, em um universo a parte: o Dakotaverse. Além de Static, nele tivemos Icon, Rocket e Hardware.
Só em 2008, ele faria parte do universo DC mesmo. Isso ocorreu em Teen Titans #3 número 69, quando ele faria parte da equipe.
Com o reboot dos Novos 52, ele ganhou uma revista própria. Mas devido a sua baixa procura, ela foi cancelada. E por isso voltou a participar dos Jovens Titãs.
Nas HQs, ele tinha poderes elétricos aos quais ele criava, controlava, manipular e até absorver campos elétricos e estáticos como dito antes. E com isso, manipulava metais, que ele inclusive usava para criar um "frisbee" que usava como veículo voador. Poder disparar eletricidade, assim como criar campos dessa energia. Ele cria bloqueios elétricos em sua mente, assim impedindo telepatas de ler ou dominar sua mente. Pode até mesmo absorver essa força. Consegue capturar ondas de rádio, televisão, telefone e até internet.
Ele é bem inteligente, sendo que ajudou a produzir o uniforme do Tim Drake como Robin Vermelho.
Um personagem que representava as minorias, bem diferente de muitos por ai. Tanto que a Milestone foi fundada por autores negros, que queriam divulgar sua própria cultura nas HQs. 
Quando a Milestone iria desistir da revista, a Marvel poderia comprar o personagem. Mas a DC fez um acordo antes, garantindo os direitos sobre o personagem. 
A ideia de sua criação foi bem inspirada no Homem-Aranha: um garoto adolescente comum, que ganha poderes e tem que lidar com isso. Isso pode ser visto pela personalidade sarcástica e as piadas que faz. Mas com o diferencial de ser negro.





Lute contra os criminosos, persiga os bandidos
Salve o mundo, voe através do céu
Meio garoto, meio incrível
Ok, Static Shock, quem você vai encarar
Yeah, um zip, então você zapped
Bem contra o mal, fique preso
Olhe nos meus olhos, eu tenho o poder
Vilões correm do chuveiro estático
Lil' Romeo - Static Shock Theme

Nenhum comentário:

Postar um comentário