domingo, 18 de fevereiro de 2018

5 animações clássicas boas que não são da Disney

Muitas pessoas conhecem animações. Mas em especial, aquelas feitas pela Disney. O que é bacana, mas não tão bom quanto procurar até a mente cansar por obras-primas que não são do tio Walt. Aqui, coloco 5 delas:
1 - Gatos Não Sabem Dançar (Cat's Don't Dance): O ambicioso gato do interior Danny, tenta a sorte grande em Hollywood. Mas ele se depara com uma segregação entre os animais atores, e encontra um grupo que, já desanimado, só faz papéis pequenos e insignificantes. Mas Danny não desiste de tentar realizar seu sonho, e faz com que os animais se lembrem porque vieram a Hollywood, e mais uma vez, tentam ser estrelas, mesmo que a estrela mirim Darla Dimple (e capeta de plantão!) tente impedi-los.
Nesse meio tempo, Danny se apaixona por uma talentosa secretária, Sawyer.
O filme joga algumas referências que adultos que tenham um certo conhecimento sobre cinema e showbizz vão pegar. Coisas como desenhos de atores famosos na época como Clark Gable, os atores de o Gordo e o Magro, Gene Kelly (mais na dança), entre tantos outros.
Tudo se ambienta nos mágicos anos 50, sem deixar de lado a mágica que Hollywood passava para muitos jovens corações. Belamente feito pela Warner Bros.

2 - O Gigante de Ferro (Iron Giant): A história acompanha uma estranha sonda que caí em algum lugar, próximo da costa do Maine. Dele, saí um robô gigantesco que surge no meio de uma tempestade.
Em seguida acompanhamos o jovem Hogarth Hughes. Um garoto que sempre quis ter um animal de estimação. Mas sua mãe não pode deixar, pois precisam alugar um dos quartos para manter a renda.
Ambos se encontram e começam uma amizade improvável. Só que o exército esta atrás desse ser novo, e sua função originalmente é de uma arma! Ele sofreu um acidente que fez regredir essa função o tornando pacífico... Por enquanto. Ele conta com a ajuda de Dean McCoppin. E eles tem que enfrentar as investigações do agente Kent Mansley.
A história se passa nos anos 50, quando o medo da Guerra Fria era algo quase palpável. E que poderia ocorrer o holocausto atômico. Tudo que estava nos Estados Unidos era uma grande febre contra a União Soviética.
É um filme de animação de 1999, baseado no romance The Iron Man de Ted Hughes. Feito pela WB.

3 - Anastasia: O filme se passa na Rússia, contando sobre Anastasia, uma princesa russa. Ela, junto de sua avô, foge de uma multidão revolucionária enfurecida. Tudo planejado por Rasputin, o vilão da história. Elas escapam, mas a menina acaba se separando de sua vovô. 
A idosa vai para Paris. Enquanto a menina fica em São Petesburgo. Lembrando que o resto da família foi toda morta, com exceção dessas duas. Assim como Rasputin, mas ele tinha alguns segredos nas mangas... Segredos das artes negras. 
Anos depois, a monarca, em Paris, oferece uma recompensa para quem encontrar Anastasia. A jovem por sua vez esqueceu quase tudo de seu passado nobre.
Dimitri e Vladmir, conhecem ela e a convencem que ela poderia ser a verdadeira Anastasia. Enquanto Rasputin ressuscitaram!
Anastasia seria baseado em uma história real. Mas ela quebrou um dos principais clichês sobre as princesas: elas tinham que ser as heroínas em perigo, salvas por um príncipe, saca? Algo que a Disney fez. Isso foi mágico na época. 
Essa animação é da Fox, acreditam? Esse foi o primeiro filme produzido pela Fox Animation Studios.

4 - O Caminho para El Dorado (The Road to El Dorado): Se passa no século XVI, mais especificamente no ano de 1519 no município espanhol de Sevilha, sul do país. Tulio e Miguel são dois vigaristas que vivem de pequenos roubos e trapaças para sobreviver. A coisa muda quando eles encontram um mapa que os levaria para a mítica cidade dourada no Novo Mundo de El Dorado.
Depois de muitas enrascadas, eles chegam na tal cidade... Onde em vez de serem mortos... Eles ão confundidos com deuses! E agora mandam em todos. Mas isso acaba mudando eles de uma maneira boa. O que talvez mude os rumos dessa amizade tão bonita.
Além disso, são caçados por Hernán Cortez, que visa conquistar o México.
Conta com as músicas de Elton John em sua versão em inglês e Maurício Manieri na versão em português.
Esse foi o único fracasso da Dreamworks. Mesmo sendo um filme tão bom! Uma história simples e concisa.

5 - O Príncipe do Egito (The Prince of Egypt): É um filme de animação com temática bíblica e musical.
O filme é baseado no livro do Êxodo que narra a história de Moisés, um judeu adotado e criado como príncipe egípcio, que acaba descobrindo suas verdadeiras origens e decide abandonar a vida no palácio para salvar o povo hebreu da escravidão. Moisés acaba libertando os escravos quando eles atravessam o Mar Vermelho, que milagrosamente, abre-se para eles passarem e saírem do Egito.
Ele foi produzido pela DreamWorks. Contou com Hanz Zimmer nas músicas e Stephen Schwartz nas composições das músicas. A música tema When you believe, foi interpretada por Mariah Carey e Whitney Houston.

Nenhum comentário:

Postar um comentário