sexta-feira, 26 de março de 2021

Snyder Cut: A Liga da Justiça que nós merecemos, mas que não tivemos por muito tempo

Preciso nos unir
-Batman
O enredo de Liga da Justiça de Zack Snyder (mais conhecido como Snyder Cut) é um enredo que já foi contado, de uma certa maneira. Mas a maneira errada até então. Pois não foi a visão de Snyder que foi para o cinema, mas a de Joss Whedon. E isso causou um problema muito grave, pois o filme que foi para os cinemas em 2017 era outra história. Vamos ver o que saiu em 2021. E porque a hashtag #SnyderCut foi tão importante!

Sem protetores, sem lanternas, sem kryptonianos. Cairá em seu nome.
-Lobo da Estepe
Para saber, no ano do lançamento do Liga da Justiça, a filha de Zack Snyder, Autumn, cometeu suicídio devido a um quadro de depressão. Isso fez com que ele abandonasse a gravação para lidar com a morte da menina entre os membros de sua família. O que a Warner Bros fez? Chamou Joss Whedon para dirigir o filme e modificar o que achasse melhor. É ai que deu problema.
Pois Zack Snyder tinha a ideia de transformar o filme em uma história de 4 horas ou dividi-los em diversos filmes com personagens como o Batman e o Superman mesmo. Só que a WB fetou então ele fez o filme de duas horas e ocorreu a morte de Autumn o que gerou essa mudança, e um filme mais "divertido". Como assim? Além das piadas, muitas coisas ficaram vagas, como as motivações do Lobo da Estepe, como foi encontrada a caixa materna dos humanos e como isso ressuscitaria o Superman. Era um filme fraco para a união de todos os heróis.
Mas mesmo assim, Zack Snyder sempre queria mostrar sua visão do filme. Buscou todos os meios possíveis, e então a hashtag SnyderCut subiu em todos os lugares. E os fãs, que acreditavam nessa visão do diretor, subiram ela a um ponto que alcançou o pessoal da HBO Max e então, eles pegaram essa luta para si e falaram que iriam lançar o filme. Poderia surgir então a visão de Zack, como série, em capítulos, mas no final, saiu um filme de 4 horas. Que era OUTRA HISTÓRIA.

Lutando contra o demônio e seu exército...
-Aquaman
Mas qual o enredo?
Após a morte do Superman, devido ao combate com uma aberração kryptoniana, que usava o corpo de Zod, ele acionou as caixas maternas. Itens antigos ligados ao mundo de Apokolips. Um mundo de exploradores e conquistadores cruéis, que já veio a Terra no começo dos tempos. Para enfrentar seu líder, o déspota Darkseid, houve uma união entre os humanos, atlantes, amazonas, deuses e até mesmo um lanterna verde!
Ele procurava uma coisa chamada Equação Anti-Vida. Por conta disso, ele tentaria terraformar o planeta Terra, para o transformar ele usaria essas caixas maternas, tornando elas na Unidade. Um item com poderes incríveis. Entretanto, com essa aliança entre seres, o inimigo foi derrotado. Mas não morto, e por isso deve que ir em fuga.
As caixas foram separadas entre as raças humana, atlante e amazonas. Cada um com seu olhar meio desconfiado de um para o outro. Entretanto, as caixas foram ativadas, com exceção daquela que estava com os humanos. Séculos se passaram, e os aliados teriam encontrado a caixa materna, na mão dos nazistas, que encontraram em escavações. De alguma forma, o cientista Silas Stone, conseguiu o feito de ocultar a caixa que ele obteve.
Mas o Batman e Diana, notando que estava para surgir uma ameaça maior devido a morte do Superman, tem que correr atrás de novos super-seres, que descobriram através de arquivos obtidos por Lex Luthor.

Você disse que a Era dos Heróis não voltaria mais.
-Mulher-Maravilha
Entre os super-seres estão:
Barry Allen, um rapaz que já usa seus poderes para salvar pessoas nas horas vagas, enquanto procura um emprego. Tudo isso para tentar entrar na polícia na área forense, para um dia quem sabe, libertar seu pai. Ele está preso por um crime que não cometeu, ao que parece.
Victor Stone é um antigo atleta, ao qual ele achava não ser valorizado pelo pai. E ele e sua mãe se acidentaram com o carro. Ela morreu e Victor estava para morrer, mas Silas usou a tecnologia da caixa materna, mesmo não sabendo se funcionaria. Seus efeitos salvaram seu filho, mas ele agora tinha o aspecto de um homem-máquina. Um ciborgue.
E Arthur Curry, um homem que consegue lidar com a vida aquática, poderoso, e consegue respirar debaixo da água. Ele é meio homem, meio atlante, um dos povos que guardou a caixa materna. Ele vive perto dos humanos em territórios litorâneos. Pois seria caçado e morto por aqueles dos quais descende, pois é o filho da rainha de Atlântida.
Será que um velocista, um meio atlante, um ciborgue, uma amazona e um vigilante serão o bastante para deter o Lobo da Estepe, o servo leal de Darkseid? Ou melhor, serão eles poderosos o bastante sem o auxílio do Superman? Isso sem contar as sombras de um futuro sombrio visto por Bruce Wayne que ainda o assombrava.

Tenho uma segunda chance. Não vou desperdiça-la.
-Superman
O filme é outro. Explicações que antes não existiam. Como foi encontrada a caixa materna e por que ela ficou escondida. Como Darkseid foi freado pela união dos seres. Por qual motivo o Lobo das Estepes veio, pois foi devido a morte do kryptoniano. Ao qual o próprio senhor de Apokolips tinha medo. Como foi localizada a Caixa Materna na Rússia, graças a inteligência de Silas Stone.
O clima do filme é mais adulto. Mesmo com personagens como Barry Allen, esse mundo ele é sério. Aquaman parece realmente marrento. Batman é o Cavaleiro das Trevas que tenta reunir o grupo em memória do Superman. O Superman mesmo é onipotente a um ponto que lhe dá medo (e explica o receio de Darkseid em vir para a Terra). E a Mulher-Maravilha não foi sexualizada e objetificada devido a direção de Joss Whedon.
E aqui vemos mais um dos problemas de Joss Whedon. Se antes Ciborgue e Flash não eram tão importantes, agora eles brilham. Ciborgue era um homem com a alma atormentada por ter um pai que ele acha nunca ter ligado para ele. Enquanto o Flash, apesar de parecer extremamente infantil, quer demonstrar ao seu pai que sua luta pela verdade não é infrutífera.
Posso falar mais: o surgimento do Ciborgue em destaque foi, ao mesmo tempo uma compensação pelo que Ray Fisher sofreu com Joss Whedon (muito do Snyder Cut se deve as denúncias do ator depois do filme lançado, em especial depois de negros serem atacados nos EUA), como uma homenagem a Autumn, a filha de Snyder. Que aliás é homenageada no final do filme.
Nem tudo são flores. Ainda existem piadas que um Bruce Wayne não faria. O uso de computação gráfica é mais competente, mas usa até demais. E a tentativa de Jared Leto como Coringa... Ao menos ele está melhor que no Esquadrão Suicida. Mas aquela piada de "Quem vai bater pra você?" me pegou desprevenido.
O knightmare em si é lindo, me lembrando que esse filme com certeza inspirado na saga Flashpoint e Injustice. De qualquer forma Liga da Justiça é aquilo que eu queria.
Detalhe para a frase do Ciborgue "Eu não estou quebrado. E nem estou sozinho". Arrepiou!

Toda a existência será minha
-Darkseid
O filme tem quatro horas e dois minutos de duração, divididos em 7 capítulos. O último foi criado mais para apresentar o futuro apocalíptico e com mais detalhes o Caçador de Marte. E você nem sente passar. Os 50 reais compensam CADA centavo gasto.
E por essas e outras que agora e por muito eu irei subir sempre as hashtags para continuar o universo de Snyder. Pois merecemos mais disso, sendo que eles conquistaram mais coisas em poucos filmes que muitos outros filmes de heróis. Aliás, até mesmo fãs da Marvel estão querendo restaurar os filmes do SnyderVerso. Por tudo isso...
                    #RestoreTheSnyderverse

#RestoreSnyderCut

Nenhum comentário:

Postar um comentário