sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

As influências de Star Wars

Star Wars se tornou um clássico dos filmes de ficção científica, mesmo que flerte bem mais com uma fantasia futurista. Entretanto, nós não podemos deixar de notar as influências que George Lucas trouxe em sua obra, desde o primeiro filme. Há muita coisa, dentro dessa obra, o que explica o motivo dele parecer tanto uma miscelânea de histórias. Ao mesmo tempo que cita uma ordem de cavaleiros, mostra caçadores de recompensa e trapaceiros carismáticos. Isso é o que torna esse mundo tão vasto, pois cada planeta, é um novo mundo, ou no caso, uma nova influência do autor.

Japão e os samurais: George Lucas é fã de Akira Kurosawa, diretor de obras-primas, como Roshamon e Os Sete Samurais. E ele transportou esse senso de honra dos personagens, para o seu filme, com Obi-Wan Kenobi, Luke Skywalker, Darth Vader e Palpatine. Sim, até mesmo os sith são inspirados no Japão e seus samurais, como as armaduras orientais, sem contar o kabuto. Esse último, com certeza influenciou o elmo/capacete de Darth Vader.
Mas falando sobre os parâmetros dos jedis e siths, há sim uma certa honra em cada um dos dois lados da Força. Os jedi (o certo é escrever sem o 's', também acontece com os sith) tem um código de honra seguido a risca, as vezes, isso era questionado. O que levava ao lado sombrio, em mais de um dos dois lados desse questionamento. E a ideia da "regra de dois", também demonstra certa honra, ou controle, no lado negro. E mesmo Darth Vader e outros sith tem certa honra no combate e tratamento com outros. Não muita, mas tem...
O velho oeste: Os filmes de far west (daí chamarmos de faroeste), são uma das influências que podemos notar em George Lucas. Onde os cowboys são bem mais espertos e perigosos, do que na vida real.
Assim como as obras de Kurosawa, clássicos do "bang, bang" geraram personagens icônicos. Tais como, Han Solo, Jabba The Hutt e Bobba Fett.
Han Solo, com certeza é inspirado nas figuras heroicas, mas que não seguem, nem jogam, pelas regras nessas obras cinematográficas. Jabba The Hutt era um daqueles líderes de cidades, que com violência, controlava tudo de forma bem clara. Por último, a figura do caçador de recompensas, durão, que não fala muito, ou nada, podemos associar a Bobba Fett.
Cavaleiros templários e a Távola Redonda: Dentro da história do cinema, sempre existem filmes com temática medieval. Nos de cavaleiros templários, podemos ter uma ideia de ordem, de grupo religioso, ao mesmo tempo militar. O que podemos notar com os jedi e sith. Além da honra oriental, notamos a filosofia quase religiosa, que no caso dos primeiros, veta o relacionamento, criando o celibato. E os sith nem citam isso, ao que parece.
Já no caso dos Cavaleiros da Távola Redonda, nós podemos ver isso através do Conselho Jedi. Afinal, tudo é decidido entre eles de forma igualitária (ou mais ou menos, como nos casos de Anakin Skywalker). Se tornando uma espécie de polícia espacial, se misturando até com o segundo ponto tratado nesse texto. Entretanto, ainda assim, há títulos como younglinks, padawans, cavaleiro e mestre jedi. O que demonstra alguns termos bem medievais.
Lawrence da Árabia: Acima de um personagem de filmes, T. E. Lawrence foi um herói real.
Thomas Edward Lawrence (16 de Agosto de 1888 - 19 de Maio de 1935), também conhecido como Lawrence da Arábia, e (aparentemente entre os seus aliados árabes) Aurens ou El Aurens, foi um arqueólogo, militar, agente secreto, diplomata e escritor britânico.
Tornou-se famoso pelo seu papel como oficial britânico de ligação durante a Revolta Árabe de 1916-1918. A sua fama como herói militar foi largamente promovida pela reportagem da revolta feita pelo viajante e jornalista estadunidense Lowell Thomas, e ainda devido ao livro autobiográfico de Lawrence, Os Sete Pilares da Sabedoria.
Podemos notar que, além do primeiro filme de Star Wars, temos na série O Livro de Boba Fett, uma clara homenagem, no ataque dos Tusken a um comboio do cartel Pike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário