sábado, 26 de fevereiro de 2022

As qualidades e defeitos dos filmes da DC e Marvel

O fator Warner:
A Warner Bros. é conhecida por fazer muitas coisas boas, com os personagens da DC Comics. Mas em especial, com animações. Em relação a séries, a DC tem coisas bem melhores do que a Marvel. Desde séries (Batman Série Animada, Superman Série Animada, Liga da Justiça, Liga da Justiça Sem Limites, Super Choque, Jovens Titãs, Justiça Jovem), até filmes (Batman Contra O Capuz Vermelho, Batman O Cavaleiro das Trevas, Liga da Justiça em Dois Mundos, Grandes Astros: Superman, Superman Contra a Elite). Mas nos filmes, isso nem sempre dá certo. Em diversos pontos.
Podemos começar com o filme Liga da Justiça, a versão de 2017. Que não tem apenas a mão do Joss Whedon ferrando com tudo. Mas o longa metragem tem vários problemas por conta desse diretor e de Geoff Johns, o cara principal da DC nesse período.
Joss foi abusivo com Ray Fisher, que fez o Ciborgue. Fez cenas constrangedoras com Ezra Miller e Gal Gadot, o Flash e a Mulher-Maravilha, de uma forma bem desnecessária. Colocou muito mais humor desnecessário dentro do enredo, além de cenas muito vergonha alheia. Como quanto ele salva a família. Os poderes do personagem não foram explorados. Mas parecia que era um plano pra quebrar a versão de Snyder mesmo. Até a versão do Lobo das Estepes ficou muito menos atrativa.
A Warner não sabe o que faz atualmente com boa parte de seus campeões, mesmo quando tem coisas muito boas em mão: como Joaquim Phoenix fazendo o Coringa e Robert Pattison interpretando o Batman. Ainda bem que eles não estragaram isso... Ainda...

Family friendly já deu:
Você já deve ter assistido um filme da Marvel. Não daqueles feitos por outros estúdios como a antiga Fox (hoje Starz) e a Sony, mas os da Casa das Ideias, que veio com Homem de Ferro, como carro chefe. Falado isso, qual cena você se lembra que é violenta? Não tem. Talvez a cena mais violenta, seja do filme mais engraçado, ou ao menos, em que a comédia é bem mais forte, Homem-Formiga. Quando o vilão miniaturiza um homem, podemos ver uma "massa de carne" quadradinha.
Mas se você se lembra de Homem-Aranha: Sem volta pra casa, tem a cena da tia May morrendo nos braços de Peter. Errou meu amigo, ali você pode ver sangue, mas está assistindo um filme da Sony. Mas como isso? Simples, para resumir, a Sony Pictures tem parte dos direitos sobre o personagem em filmes (boa parte dos direitos sobre ele), que compartilha com a Marvel. Tanto que a empresa está fazendo filmes dos vilões e anti-heróis do Cabeça-de-Teia. Como Venom e Morbius. E Casa das Ideias não ganha um tostão por isso.
Nem com Killmonger sendo esfaqueado, ou um filme tão grande quanto Vingadores: Ultimato. O sangue não aparece. Você pode ver hematomas, sujeiras devido ao combate, mas não existe marcas pesadas. Em Coringa, que veio logo depois, o personagem título mata. Em seu apartamento, no metrô, durante um programa de TV, e para completar, pinta seu rosto com um sorriso feito de sangue. Na visão do diretor Zack Snyder, em Liga da Justiça da HBO Max, quando Lobo da Estepe é derrotado, ele tem sua cabeça decepada, caindo aos pés de Darkseid. Que cena impactante.
O reboot, Esquadrão Suicida foi tão bem, que gerou uma continuação. Um spin-off também criado pelo diretor James Gunn, do personagem Pacificador. Que também foi sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário