sexta-feira, 4 de março de 2022

O Pacificador está errado em um ponto sobre o Batman

O Batman é sim um babaca. Isso é um fato. Mas isso tem a ver por exemplo, dele escalar crianças para sua cruzada contra o crime, não admitir suas falhas emocionais e usar um colante enfiado no... Enfim, tudo isso demonstra o quanto ele realmente é uma cara idiota em diversos aspectos. Entretanto, na série Peacemaker, o personagem principal faz uma crítica ao Cruzado Encapuzado.
Só que o motivo não faz sentido:

Acusador: O Pacificador

O anti-herói, Pacificador, é comparado ao Batman, em determinado ponto. Já que ele mata, diferente do herói de Gotham.
O Pacificador odeia todos os membros da Liga da Justiça, com exceção da Mulher-Maravilha, mas isso se deve a sua misoginia e machismo inerentes. Entretanto, o próprio James Gunn falou que nesse ponto o personagem estava certo. Sobre a questão de como ele via o Batman, algo que desgradou a DC Comics.
O argumento de Chris, o anti-herói, é que ele não tinha inimigos, pois diferente do Batman, ele eliminava os criminosos. E que se o Batman fizesse isso, talvez, tivessem menos vilões vestidos de palhaço pelas ruas, uma clara alusão ao Coringa. Mas pode ser diversos dos inimigos do Morcegão.

Acusado: O Batman

O Batman, tem um código moral de não matar. Se seguirmos, o raciocínio de que o Batman do mundo da série segue os mesmos padrões dos de mundo semelhantes, ele não se utiliza de armas de fogo e prefere não matar. É até piada que ele pode causar traumatismo e deixar alguém paralítico, mas matar jamais.
Entretanto, é fato que ele usa de força excessiva muitas vezes, deixando seus alvos gravemente feridos. 
O motivo de não usar armas, é por que seu pais, Thomas e Martha Wayne, foram mortos por um bandido conhecido como Joe Chill. Ele disparou contra o casal, ao tentar roubar da milionária, um colar de pérolas. Após isso, o trauma foi tão grande, que o jovem Bruce Wayne treinaria pelo mundo com mestres em artes marciais e investigação, para usar esse conhecimento a combater o crime organizado dentro de seu lar.

O veredicto: Inocente
O Batman é culpado de outras coisas erradas, que podem ou não ser por conta de seu trauma: ser a favor de usar jovens para combater o crime, como é o caso dos robins ou até mesmo de não ser sincero com outras pessoas, o que causou atritos com pessoas próximas, a Batfamília e a Liga da Justiça, mas ele não está errado.
O Batman serve como um policial para Gotham. E assim como a polícia, ele não pode matar.
O que muita gente não entende é que a função de um policial, não é matar criminosos, mas os deter. Assim, se ele apresentar resistência (e só nesses casos) uma arma pode ser usada para o imobilizar. Impedindo o criminoso de fugir. E através de uma prisão, tentar reabilitar o sujeito.
Ou seja, nesse caso, o Batman não é culpado de não matar os criminosos. Na verdade, ele faz o que a lei pede. Não só a lei, mas os ditames morais. E de humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário