sexta-feira, 22 de abril de 2022

As referências a Shakespeare no mundo pop

Dentro do mundo pop, nós podemos ver diversas referências a autores clássicos. Mas talvez um dos melhores e mais legais de ver dentro de outras obras, é Shakespeare. Independente de você gostar ou não, é óbvio que ele é conhecido por suas diversas obras únicas. Então, vamos falar de referências do grande dramaturgo. 
Só uma tira de pele no Nordeste!: Em o Mercador de Veneza, Shylock, um judeu, cobraria de um determinado personagem, não dinheiro. Mas uma tira de couro. Como membro dessa religião, no período em que Shakespeare escreveu a peça, ele era hostilizado apenas por ter nascido nesse grupo. Em uma espécie de "acerto de contas" com a sociedade que o ataca ele cobra isso. 
Mas se dá mal: o contrato tem uma falha, já que ele não pode tirar MAIS do que uma tira de couro. Nem sangue, nem nervos podem sair, no momento corte. 
Na história de o Auto da Compadecida, Chicó faz a promessa de dar uma tira de couro, se não conseguisse a grana que emprestou do coronel local. A sua esposa, Rosinha e João Grilo, usam o mesmo argumento de o Mercador de Veneza, para livrar o recém-casado.
Judeus e negros: Ainda em o Mercador de Veneza, existe um monólogo de Shylock que é pesado:
"Para isca de peixe. Se não servir para alimentar coisa alguma, servirá para alimentar minha vingança. Ele me humilhou, impediu-me de ganhar meio milhão, riu de meus prejuízos, zombou de meus lucros, escarneceu de minha nação, atravessou-se-me nos negócios, fez que meus amigos se arrefecessem, encorajou meus inimigos. E tudo, por quê? Por eu ser judeu. Os judeus não têm olhos? Os judeus não têm mãos, órgãos, dimensões, sentidos, inclinações, paixões? Não ingerem os mesmos alimentos, não se ferem com as armas, não estão sujeitos às mesmas doenças, não se curam com os mesmos remédios, não se aquecem e refrescam com o mesmo verão e o mesmo inverno que aquecem e refrescam os cristãos? Se nos espetardes, não sangramos? Se nos fizerdes cócegas, não rimos? Se nos derdes veneno, não morremos? E se nos ofenderdes, não devemos vingar-nos? Se em tudo o mais somos iguais a vós, teremos de ser iguais também a esse respeito. Se um judeu ofende a um cristão, qual é a humildade deste? Vingança. Se um cristão ofender a um judeu, qual deve ser a paciência deste, de acordo com o exemplo do cristão? Ora, vingança. Hei de por em prática a maldade que me ensinastes, sendo de censurar se eu não fizer melhor do que a encomenda."
Isso demonstra, o anti-semitismo que ocorria na época de Shakespeare. Mas em Ô Pai Ô, uma cena muito parecida surge, em queo personagem Lázaro Ramos troca de forma brilhante, o "judeu", por "negro", enquanto confronta o personagem de Wagner Moura. Brilhante.
O Senhor dos Sonhos pede peças de teatro ao Bardo: Dentro de Sandman, quando Neil Gaiman controlava a criação do personagem, ocorreu em determinada edição o encontro de Morfeus com Shakespeare. Na verdade, pelo que se sabe, e é relatado na HQ, William era bem fraco e pouco inspirado em suas obras. E foi a mão do Senhor dos Sonhos, que teria gerado no Bardo, a inspiração para sua obras serem tão boas. Afinal, ele pode transcrever sonhos em forma real o mundo onírico.
As obras que ele fez foram Sonho de uma Noite de Verão (exibida para Morfeu e os senhores do Reino das Fadas, ainda quando William estava vivo) e A Tempestade (que se acredita ter sido sua última peça e com um final mais feliz).
Anime e mangá com Shakespeare: De um lado, uma jornada por vingança em nome da justiça, em memória da irmã morta. Do outro, um desejo de vingança em nome da honra, para reaver a posição de líder e salvar o mundo. Em meio a tudo isso, um garoto comum, tentando ajudar seu melhor amigo enquanto é levado à força para um lado oculto do mundo, cheio de magia e conspirações. O risco? A destruição de toda a civilização.
As influências em Shakespeare tem relação com Hamlet, por todo seu conteúdo relacionado a vingança acima de tudo e todos, e A Tempestade, pois lida sobre uma maga poderosa, isolada em uma ilha. Como isso é possível? Só vendo o anime e mangá.
Mas a primeira temporada tem mais esse lado de Hamlet, enquanto a segunda é mais leve até.
O Rei Leão puxa muito de Hamlet: Falando em Hamlet, a obra da Disney, que já muitas vezes é comparada a Kimba O Leão Branco de Osamu Tezuka, pode ser comparada outra coisa.
Uma história de vingança, em busca de justiça, pois o tio teria tomado o lugar que era seu. Tomando para si a rainha, mãe do protagonista. Foi visitado por um espírito do pai, pedindo que ele fizesse o necessário para arrumar tudo. Pode parecer apenas a história de Simba e sua trajetória, mas também é o enredo de Hamlet.
Apesar de parecerem, obviamente, o mais trágico e com final nada feliz é Hamlet. Pois como qualquer animação, O Rei Leão tem um final mais simples e singelo. Mesmo com a trágica morte de Mufasa, nas mãos de Scar.
A Megera Domada em 10 Coisas que eu Odeio em Você e O Cravo e a Rosa: O filme pode ser conhecido como um dos melhores trabalhos de Heath Ledger, mesmo com Batman - Cavaleiro das Trevas sendo o trabalho que lhe garantiu um Oscar póstumo. O Cravo e a Rosa é algo tratado como uma das melhores novelas da Globo.
Ambas as obras são inspiradas na obra de Megera Domada, tanto que a novela tem nomes inspirados no teatro inglês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário