terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Cidade Invisível: o folclore brasileiro FINALMENTE bem representado!

Você é um deles?

-Eric
Eu estou em choque ainda. Meu último hype confirmado tinha sido Coringa, então, já fazia um tempo que algo assim não me surpreendia. Cidade Invisível é bom demais.

Eu tentei tirar de lá para levar pro mar. Mas ai apareceu um policial...
-Camila
Na história, temos um policial ambiental (Eric) que tem sua vida devastada quando ocorre a morte de sua mulher. E um mês depois ele tenta descobrir o que ocorreu, pois suspeita que tenha sido assassinato. Porém, um pequeno "acaso" vai o colocar em rota de colisão com um mundo de lendas, mas que são reais. E elas são ao mesmo tempo, parecidas com suas versões "literárias", mas se adaptaram a esse mundo de forma sombria. Para sobreviver a algo mais sinistro.
Sabe, a primeira coisa que essa série me lembrou foi Deuses Americanos. Mais o livro que a série. Pois as lendas muitas vezes tem uma cara de divindades, como na obra que citei. É lógico que não tem um Neil Gaiman por de trás. Mas não precisa, e é isso que torna esse seriado tão único.
Eu estou fazendo ilustrações para a Brasil in the Darkness faz um tempo, e quando eu vi as cenas, me arrepiou. Cara, foi uma baita inspiração. Para quem não sabe a BinD é um fan-page de World of Darkness com uma proposta de criar um cenário mais condizente e relacionado ao espaço latino-americano.
E é isso que precisamos. Não pagar pau para um monte de ingleses e americanos. Ainda assim, não me entendam de modo errado. Eu amo Neil Gaiman, Alan Moore e Grant Morrison. Mas dá para gerar algo nacional de forma bacana. Como o que aparece ali. Eu quero mais disso. Sabe, que nem quanto eu vi Santo da Editora Guará.

Tá com medo do escuro Juarez? Tá na hora de dormir. Nana nenêm, que a Cuca vem pegar...

-Inês
Além dos efeitos práticos e visuais, nós podemos citar um elenco de peso.
Os efeitos práticos são lindos, e bem colocados para não parecerem cafonas. E os efeitos visuais são simples mas nada pesado e que se aproveitam dos jogos de luz e sombra no cenário. Bem, a gente tá no Brasil, então a grana não poderia ser alta. Mas não é algo que vai te falar "que CGI tosco". Aprenda Record! E os atores Marco Pigossi, Alessandra Negrini e Tainá Medina são um show a parte. O Marco eu já conheci de novelas da Globo, mas mesmo os mais desconhecidos, são maravilhosos.
Era lindo o jogo de palavras em todas as entidades. E personagens. E tudo isso é colocado na trama usando um suspense policial que vai enveredando para uma história com teores de sobrenatural pesado. Mas de uma forma orgânica.
Assista Cidade Invisível. Eu recomendo com todo o carinho as lendas brasileiras. Uma boa pedida da Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário