sábado, 16 de setembro de 2023

Megaman X e como não precisamos de um tutorial

Pensa comigo, os videogames antigos eram muito bacanas. Mas a tecnologia, hoje em dia, superou os games de antigamente. Já que temos jogos com diversos efeitos: 3D, visão em primeira e terceira pessoa, modos stealths, mundos abertos em sandbox, e diversos fatores que esses novos modos de entretenimentos são diferentes de anos atrás. Entretanto, um fator que é bem comum hoje em dia são os famosos tutoriais. 
Existem tutoriais, em diversos jogos que sempre aparecem logo no começo. Em games com tutoriais sobre como correr (especialmente nos de terror e horror), em como atirar ou usar habilidades (em jogos de FPS, ou aventura, quase sempre), em como se esconder ou combater diretamente (outros de aventura ou uso de stealth) e até mesmo, como voar, usar magias, ou qualquer coisa que a produtora fez dentro daquele universo virtual. Existem alguns em que os tutoriais NUNCA acabam. Você pode estar na frente do último chefe e, nada convenientemente, um manual de como usar a habilidade X, Y ou Z, pode aparecer. E isso é um saco. Pior se sempre surge isso na gameplay. 
Mas um game que demonstrava como essa ideia de tutorial é falha é Megaman X. Não precisa nem falar sobre a franquia Megaman. Temos a comum, com Rockman no original, a X, que se passaria mais no futuro ainda, a Zero, NT, entre tantas outras. Sem contar os spin-offs, como Legends e por ai vai. Dito isso, sabemos que é um dos mascotes da Capcom, que apareceu em diversos outros games, como easter-eggs, referências, ou participações especiais. Como Capcom Vs Marvel, ou outras obras. Então, quando surgiu X (pois ele não é o Megaman original, pelo que sabe, só foi criado pelo doutor Thomas Light).
De qualquer forma, o game de explica toda a mecânica diretamente na tela de entrada e a primeira fase. 
Depois da introdução ao jogo, quando seleciona as opções, ou o password, ou o começo do game, se usa um X que dispara diretamente na tela. Mas diferente de Megaman que era apenas um tiro de feijão, ele solta algo MAIOR. Então, significa que o game tem tiros maiores? Será um poder de um dos boss? Veremos.
No começo do game, quando apertava os botões, você já notava os usos deles. Botão de tiro, botão de pulo, direções do joystick, aperta Start e além do jogo parar, mostra onde ficarão futuras habilidades. E então, deve ser uma habilidade futura esse tiro? Bem, ao segurar o botão - costume para jogos de tiro - ao invés de outro tiro "de feijão", parece que ele ganha uma aura. Se solta dispara daquela forma como na intro. Então se acumular? Bem, vem O SENHOR TIRO de uma x-buster! E aí aparece o tal tiro.
O game não de coloca isso de forma explicadinha. Ela deixa de forma orgânica, instigando a curiosidade. E sem uma enchente de comandos, combos e formas de combater. Como fazem os jogos de hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário