sábado, 25 de outubro de 2025

A cena clássica de "ser ou não ser"


Curiosidade: em desenhos é muito comum acontecer uma ceninha breve de algum personagem segurando um crânio e falar algo do tipo "ser ou não ser?: eis a questão.", as vezes no contexto de peça de teatro e mencionando que é coisa do Shakespeare Só que muita gente não sabe o contexto inteiro
O contexto: uma das peças de teatro do Shakespeare é "A tragédia de Hamlet", que é sobre um príncipe que tava vivendo de boas até que o pai dele é desvivido pelo tio e esse tio se casa com a mãe dele, o Hamlet é visitado pelo fantasma do pai pedindo vingança e o príncipe reflete seus vários dilemas morais até que resolve fazer o gosto do pai com um plano, nisso o Hamlet se finge de doido (e supostamente vira um doido que acha que é um são se fingindo de doido) e tudo evoluí pra ele causando a morte dos amigos dele, do pai da namorada, da namorada, do irmão da namorada, da própria mãe, do tio malvado e dele mesmo, tudo pra no final do nada chegar um mano aleatório explicando que é o verdadeiro herdeiro e que o pai do Hamlet não é diferente do irmão porque também virou rei através de um golpe.
A cena do Hamlet falando "ser ou não ser, eis a questão" é em um momento de monólogo que ele tá refletindo em ser ou não ser um assassino, já que ele podia ter ficado na dele com seus entes e virado herdeiro depois do tio, mas ele sentia que precisava honrar o pai e  também ficou com raiva da suposta traição da mãe e ter sido passado pra trás pelo tio, ele fez a segunda escolha
Já a cena do Hamlet com a caveira é um momento que ele encontra dois coveiros fofocando enquanto cavam uma cova, um dos coveiros encontra um crânio que é identificado como pertencente ao falecido bobo da côrte Yorick, o que o Hamlet realmente diz nesse momento é "ai, pobre Yorick, eu o conhecia bem" e começa a refletir sobre como o Yorick brincou muito com ele na infância, tempos de felicidade, enquanto agora o Yorick é uma caveira sombria assim como a vida do Hamlet também ficou sombria, segundos depois o Hamlet descobre que os coveiros estavam abrindo a cova para o corpo da namorada dele, que tanto destratou pelo plano
Sim, o personagem segurando a crânio e a frase "ser ou não ser, eis a questão" são de momentos diferentes, mas ficaram tão icônicas que o senso-comum as tornou ligadas.

domingo, 19 de outubro de 2025

O Dumbledore, o Gandalf, o Merlin do RPG, Dungeons & Dragons (Ou quem é Elminster do Vale das Sombras, em Forgotten Realms)

Elminster é um mago humano extremamente poderoso, considerado por muitos como o mais influente e lendário dos Reinos Esquecidos (Forgotten Realms). Ele é uma figura que combina a imagem de Merlin, com a complexidade política de um espião, o conhecimento de um deus e o comportamento de um velho excêntrico.
Criado por Ed Greenwood para suas próprias histórias ainda nos anos 60, Elminster foi incorporado oficialmente ao universo de D&D quando Greenwood começou a trabalhar com a TSR, nos anos 80.
Ele nasceu em Athalantar, um reino dominado por magos tirânicos, e viu seus pais serem assassinados ainda jovem. Revoltado, passou a odiar magia e se tornou primeiro um ladrão e depois um guerreiro.
No entanto, seu destino estava atrelado a Trama, e logo que foi guiado por Mystra, deusa da magia, para trilhar o caminho arcano - passando por provas que envolviam até viver por anos no corpo de uma mulher, para compreender a magia sob outra perspectiva.
Como escolhido de Mystra (um dos "Chosen"), Elminster tem acesso direto à Trama Mágica, o que o torna praticamente imortal e capaz de feitos mágicos que vão além do imaginável.
Ele sobreviveu a batalhas contra demônios, dragões, liches e até mesmo, deuses menores. Apesar disso, prefere manipular o mundo de forma sútil, aconselhando, desviando guerras e influenciando heróis em vez de assumir o protagonismo.
A trajetoria de Elminster é contada em diversos romances escritos por Ed Greenwood. Entre os principais estão Elminster: The Making of a Mage, Elminster in Myth Drannor, Elminster in Hell e Elminster's Daughter.
Nessas histórias, vemos seu lado mais humano, suas falhas, suas dores e suas relações, que o tornam muito mais que uma figura mitológica - ele é um personagem denso, cheio de nuances e contradições.
Além de ter inspirado incontáveis personagens criados por jogadores ao longo de décadas, Elminster já protagonizou participações em jogos como Baldur's Gate e Neverwinter Nights. Ele também rivaliza com magos como Szass Tam e Larloch, e é uma das poucas figuras capazes de confrontar seres extraplanares de igual para igual.
Sua criação foi inspirada em arquétipos como Merlin e Gandalf, mas com um toque mais sarcástico, irreverente e autêntico, ao estilo do RPG
Ele vive em Shadowdale, uma vila tranquila que frequentemente atraí grandes perigos JUSTAMENTE, por ser o lar de um dos seres mais poderosos do mundo. Ele é uma figura de equilíbrio: não comanda exércitos, mas está sempre presente nos bastidores das grandes crises de Faerûn.
Também é uma ponte entre os jogadores e o cenário - muitas aventuras e suplementos o mencionam como fonte de sabedoria, guia ou figura de referência. Em alguns jogos eletrônicos, ele também aparece como NPC ou figura de fundo.












sábado, 11 de outubro de 2025

Mercy feita por Amber Heard

Segundo o que é falado pela internet, o que pode ser falso, isso foi um pedido de Elon Musk, quando ainda namorava a modelo e atriz. Lembrando que além de Elon não ser uma pessoa muito correta moralmente, Amber é ex-mulher de Johnny Depp, ao qual deve um processo jurídico amplamente divulgado.