sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

As influências de Star Wars

Star Wars se tornou um clássico dos filmes de ficção científica, mesmo que flerte bem mais com uma fantasia futurista. Entretanto, nós não podemos deixar de notar as influências que George Lucas trouxe em sua obra, desde o primeiro filme. Há muita coisa, dentro dessa obra, o que explica o motivo dele parecer tanto uma miscelânea de histórias. Ao mesmo tempo que cita uma ordem de cavaleiros, mostra caçadores de recompensa e trapaceiros carismáticos. Isso é o que torna esse mundo tão vasto, pois cada planeta, é um novo mundo, ou no caso, uma nova influência do autor.

Japão e os samurais: George Lucas é fã de Akira Kurosawa, diretor de obras-primas, como Roshamon e Os Sete Samurais. E ele transportou esse senso de honra dos personagens, para o seu filme, com Obi-Wan Kenobi, Luke Skywalker, Darth Vader e Palpatine. Sim, até mesmo os sith são inspirados no Japão e seus samurais, como as armaduras orientais, sem contar o kabuto. Esse último, com certeza influenciou o elmo/capacete de Darth Vader.
Mas falando sobre os parâmetros dos jedis e siths, há sim uma certa honra em cada um dos dois lados da Força. Os jedi (o certo é escrever sem o 's', também acontece com os sith) tem um código de honra seguido a risca, as vezes, isso era questionado. O que levava ao lado sombrio, em mais de um dos dois lados desse questionamento. E a ideia da "regra de dois", também demonstra certa honra, ou controle, no lado negro. E mesmo Darth Vader e outros sith tem certa honra no combate e tratamento com outros. Não muita, mas tem...
O velho oeste: Os filmes de far west (daí chamarmos de faroeste), são uma das influências que podemos notar em George Lucas. Onde os cowboys são bem mais espertos e perigosos, do que na vida real.
Assim como as obras de Kurosawa, clássicos do "bang, bang" geraram personagens icônicos. Tais como, Han Solo, Jabba The Hutt e Bobba Fett.
Han Solo, com certeza é inspirado nas figuras heroicas, mas que não seguem, nem jogam, pelas regras nessas obras cinematográficas. Jabba The Hutt era um daqueles líderes de cidades, que com violência, controlava tudo de forma bem clara. Por último, a figura do caçador de recompensas, durão, que não fala muito, ou nada, podemos associar a Bobba Fett.
Cavaleiros templários e a Távola Redonda: Dentro da história do cinema, sempre existem filmes com temática medieval. Nos de cavaleiros templários, podemos ter uma ideia de ordem, de grupo religioso, ao mesmo tempo militar. O que podemos notar com os jedi e sith. Além da honra oriental, notamos a filosofia quase religiosa, que no caso dos primeiros, veta o relacionamento, criando o celibato. E os sith nem citam isso, ao que parece.
Já no caso dos Cavaleiros da Távola Redonda, nós podemos ver isso através do Conselho Jedi. Afinal, tudo é decidido entre eles de forma igualitária (ou mais ou menos, como nos casos de Anakin Skywalker). Se tornando uma espécie de polícia espacial, se misturando até com o segundo ponto tratado nesse texto. Entretanto, ainda assim, há títulos como younglinks, padawans, cavaleiro e mestre jedi. O que demonstra alguns termos bem medievais.
Lawrence da Árabia: Acima de um personagem de filmes, T. E. Lawrence foi um herói real.
Thomas Edward Lawrence (16 de Agosto de 1888 - 19 de Maio de 1935), também conhecido como Lawrence da Arábia, e (aparentemente entre os seus aliados árabes) Aurens ou El Aurens, foi um arqueólogo, militar, agente secreto, diplomata e escritor britânico.
Tornou-se famoso pelo seu papel como oficial britânico de ligação durante a Revolta Árabe de 1916-1918. A sua fama como herói militar foi largamente promovida pela reportagem da revolta feita pelo viajante e jornalista estadunidense Lowell Thomas, e ainda devido ao livro autobiográfico de Lawrence, Os Sete Pilares da Sabedoria.
Podemos notar que, além do primeiro filme de Star Wars, temos na série O Livro de Boba Fett, uma clara homenagem, no ataque dos Tusken a um comboio do cartel Pike.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

5 fatos curiosos sobre personagens e suas origens da Marvel e DC

Destino não surgiu em Sandman:
Destino sempre existiu na DC, antes mesmo de ser tratado como um Pérpetuo de Sandman criado por Neil Gaiman, do selo Vertigo.  Destiny (no original em inglês) foi criado em 1972 na história em quadrinhos Weird Mystery Tale e já encontrou heróis como o Superman, em uma história de 1980 em que a entidade cósmica (para disser o mínimo, pois ele está acima até dos Novos Deuses), pede que o Homem de Aço se aposente porque a humanidade se tornou dependente demais do kryptoniano.
Isso demonstra, não só a aparição dele antes de Neil Gaiman na história, mas também demonstra o conhecimento que o inglês tinha sobre as comics da DC.
Thor surgiu primeiro na DC: O primeiro Thor super-herói a fazer sucesso nos quadrinhos surgiu nas páginas da DC Comics em 1957, na revista Tales of the Unexpected #16 de Jack Kirby. Foi só cinco anos depois, em 1962, que o Deus do Trovão deu as caras na Marvel Comics, na revista Journey into Mystery #83, também escrita por Jack Kirby em uma parceria com Larry Lieber e Stan Lee.
Visão não era um robô, mas sim um alien:
Na realidade, o personagem que recebeu o nome de Visão primeiro na Marvel, não foi o conhecido sintozóide. Criado pelo escritor Joe Simon e o artista Jack Kirby, o tal alien apareceu na Era de Ouro dos quadrinhos em Marvel Mystery Comics #13, em Novembro de 1940. E isso quando a casa das ideias ainda se chamava Timely Comics.
Ele na verdade se chamava Aarkus e seria um oficial de uma dimensão chamada Smokeworld (ideias bizarras começavam a brotar já nessa época). Mas ele é tão poderoso quanto o Visão robô: gerava ilusões de si mesmo, voava, gerava gelo extremo, além de se teleportar na fumaça. Lembra um pouco o sintozoide vingador, não é?
Punisher servia ao Doutor Destino: Não, esse não era Frank Castle. Na verdade era um robô.
Vamos lá, o termo para o personagem de Frank Castle seria "Punidor", aquele que pune. Não aquele que faz justiça.
E antes do Punisher, Frank Castle, surgir na HQ do Homem-Aranha, achando que o teioso era um bandido, o seu nome estava em um robô que servia ao tirano da Latvéria.
"Nós não deixamos usar os nossos, mas vamos usar os seus": Alan Moore pode ser conhecido como um excêntrico, mas a DC não facilitava.
Quando Moore, iria começar a fazer Watchmen, mesmo ele já sendo um nome pesado nas HQs, ele pediu para usar os personagens da Carlton Comics. Entre eles estavam Capitão Átomo, Pacificador e Questão. Entretanto, não foi permitido, então ele fez os Minutemen, com versões desses personagens que eram respectivamente Dr. Manhattan, Comediante e Rorschach. Além de outros.
A obra foi e é até hoje, um grande sucesso.
Anos depois, após a saga Flashpoint, surgiram as histórias de O Botton e Doomsday Clockwork. Ironicamente, a DC usou esses personagens a exaustão. Tanto que aparece, em Death Metal, um Batman Dr. Manhattan. Brincadeira né...

sábado, 8 de janeiro de 2022

Mentiras que as mídias nos empurraram sobre a fé cristã


Dentro da história e mitologia cristã, existem diversos dogmas, mandamentos, pecados e outras coisas que associam a fé cristã. Entretanto, isso nem sempre acontece sendo retratado com fidelidade nas mídias, como filmes, séries e quadrinhos. Para sua liberdade artística. Entretanto, vamos mostrar aqui algumas falhas. 
O personagem Lúcifer não existe na Bíblia:
Na tradição judaica cristã, o tal Lúcifer seria um anjo que estava lado a lado de Deus, que corrompeu ao se revoltar com os planos do Criador. Ele teria convencido a terça parte dos anjos, a irem contra Ele. E por conta disso, foi mandado para o Inferno, após ser derrotado pelas Falanges Celestes.
Muitos acreditam que ele era um anjo de luz, um ser iluminado, em latim, LUX. Tanto que não existe um personagem com o nome Lúcifer. Esse nome vem do latim LUCIS + FERRE, que seria traduzido como o Portador da Luz, algum que conduz luz, algo iluminando, como o amanhecer. Tanto que em latim encontramos outros uso para a palavra lúcifer. Veja.
Em Jô temos:

et quase meridianus fulgor consurget tibi ad vesperaum et cum te consumptum putaveris orieris ut lucifer

Que traduzido fica como:

E a tua vida será mais clara do que o meio-dia, a escuridão dela será a alva

Muitas vezes, a palavra, em textos bíblicos em latim, poderia representar coisas com luz literal ou figuradamente. Como constelações, objetos e até mesmo Jesus. O termo Lúcifer só foi associado a Satã, o demônio, pela Igreja Católica no século VI.
Então podemos associar isso a uma falha da Igreja, que nunca deixou isso claro durante a Idade Média. Tanto que existe um São Lúcifer, que nada tem a ver com o mal.
Os símbolos da Cruz Invertida e do Estrela de Cinco Pontas Invertidas não são do mal:
A estrela de cinco pontas invertidas nem sequer surgiu na cultura cristã ou judaica. Podem existir povos que usam símbolos parecidos, mas a estrela era usada, em especial, por pessoas de origem celta. Como um símbolo de proteção. Não como uma "evocação".
A verdade é que a Igreja passou a usar símbolos de culturas diferentes da sua, para simbolizar coisas malignas. Associando isso com coisas do Diabo, como esse pentatelco ou a figura de Baphomet.
Já o símbolo da cruz invertida, foi mais recente que foi transformada como símbolo maligno. Talvez por novas religiões associadas ao esoterismo e demonologia. Pena estarem fazendo exatamente o contrário de suas "filosofias".
É dito que Pedro, antes chamado de Simão, teria morrido na cruz, assim como Jesus. Mas como não se sentia digno de seu mestre e mentor, ele pediu que fosse crucificado de forma invertida. Então, quando alguém aparece com brincos com a cruz invertida, ou medalhões com esse símbolo, na verdade, está fazendo o inverso.
O Número da Besta não é 666, na verdade, ele nem existe: O número da besta ou marca da besta é, de acordo com a tradição cristã, o número correspondente ao sinal da besta.
Os manuscritos gregos (na realidade cópias de um protótipo que, ainda que outros discutem a originalidade, foi escrito em hebraico) escrevem a frase como χξϛ´ (666 em forma numérica grega) ou algumas vezes ἑξακόσιοι ἑξήκοντα ἕξ ("seiscentos e sessenta e seis", por extenso).
Esse número seria citado no livro Revelações (Apocalipse), onde João, um dos discípulos de Jesus, teria citado diversos acontecimentos no fim do mundo. Segundo o relato, é citado a chegada de duas bestas, no capítulo 13.
Nessa parte, é dito que criaturas obrigam as pessoas a fazerem marcas em suas mãos, "a Marca da Besta". Sem a qual, não poderiam comprar ou vender nada.
"Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta seis", é o que diz uma das traduções do versículo 18, que encerra o capítulo. E associaram esse número, 666 ao Inferno ao maligno.
Acontece que um fragmento do Livro do Apocalipse, datado do século 3, foi descoberto e analisado em 2005. O pedaço do texto fazia parte de uma série de manuscritos inteligíveis que haviam sido encontrados no Egito. Com novas técnicas de textos clássicos decifraram o conteúdo do texto original e revelaram que o número seria 616.
David Parker, professor de Crítica Textual no Novo Testamento e Paleontologia na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, acredita que 616 é o número correto, ao invés de 666.
Isso se devia, pois era um tipo de guematria, onde os números equivalem a valores específicos, para simbolizar nomes de pessoas.Cristão antigos usavam números para esconder a identidade das pessoas que atacavam. 616 é uma referência ao imperador Calígula.
Alguns acreditam que o número não seja uma simbologia do mal, mas sim, uma crítica ao Império Romano que dominava o povo judeu contra sua vontade.

A evolução de personagens nas franquias de filmes








 

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Hermes e Renato: Pensa em algo que não passaria na TV aberta hoje em dia... É isso!


Eu o desafiei. Ele aceitaste meu desafio. Está aqui, agora, vou desmascára-lo. Entra!
-Padre Quemedo
Hermes e Renato foi um programa humorístico exibido na MTV Brasil entre 1999 e 2009, retornando a programação em 2013, somando 11 temporadas no canal.

Que que é isso? Na trairagem! Que que há? Quer brigar comigo?
-Dona Máxima
Nos anos 90, um grupo de amigos de Petrópolis, RJ, começou a gravar vídeos humorísticos. Em 1999, um dos vídeos parou no Voz MTV, um projeto que dava espaço para produtores independentes. Com o sucesso do quadro, eles ganharam um programa de 15 minutos na faixa das 23:00, devido ao conteúdo, que era bastante desbocado e ácido.
Em 2002 o programa passa a ter 30 minutos. Em 2009 estava sendo preparada uma nova temporada, porém o grupo vai para a RecordTV, no programa Legendários, e troca o nome temporariamente para "Banana Mecânica", porém sem o mesmo exito do canal musical. Em 2013 eles retornam para a MTV, mas ficam por pouco tempo, e em julho, o grupo comprou os direitos da marca e vídeos, para serem lançados na internet.

Ah não, meu! Puta! Mundo injusto meu!
-Boça
Hermes & Renato foi o Nirvana do humor. A parte anárquica, despojada, tosca, era só a embalagem de uma obra sofisticada, cuidadosa.
Tudo o que eles faziam era construído com solidez e lapidado à exaustão. O exemplo mais óbvio são as paródias musicais. “Unidos do Caralho a Quatro” não é só uma tiração com os clichês dos sambas-enredo, ou com as desgraças gramaticais das letras (“Desde os tempos mais primórdios…”). A coisa também é um baita samba-enredo em si. Sem os palavrões, ganhava o Carnaval do Rio nesse quesito. Não é exagero: o Massacration, criado para achincalhar os clichês do metal, virou uma banda de metal tão boa que passou a tocar nos festivais – abriram pro Sepultura, assinaram com a EMI
Esse cuidado se estendia a detalhes que outros humoristas costumam deixar de lado. Se o Boça pegava um táxi, a interpretação do taxista rivalizava com a do próprio Boça. Se o Joselito parava para tomar uma cerveja com os bróders, os bróders eram um mais figura do que o outro. Não é pouca coisa. Sem falar que o nome “Joselito” já deveria estar dicionarizado como sinônimo do distúrbio de personalidade que ele representa.

Desde os tempos mais primórdios
O caralho tá ai!
-Unidos do Caralha 4-


sexta-feira, 4 de junho de 2021

Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado (Uma obra-prima do humor)

Aquele coelho tem um temperamento muito cruel! É um assassino!
-Jin, o Mago
Se você gosta de história sendo seguida fielmente e cinema de uma ótima qualidade... Saia daqui, esse texto não é para você! Mas se quer saber sobre um filme extremamente engraçado, sem apelar para coisas que são comuns hoje em dia ou para o politicamente incorreto, sugiro que venha comigo para entendermos Em Busca do Cálice Sagrado. Que Deus não esteja vendo esse texto...

UM PATO!
-Artur Pendragon
Monty Python é um dos grupos mais prestigiados no humor britânico e mundial, até os dias de hoje. Para se der uma ideia, quando um deles morreu, eles cantaram uma música que aparece no filme A Vida de Brian (que faz paródia com o período em que Jesus nasceu). E fizeram piadas!
Esse grupo, formado por muitos britânicos poderiam não seguir o rumo de vida mais hilariante, afinal, um era advogado, outro era médico. Só para se der uma ideia que eles eram realmente bem inteligentes. Alguns até mesmo ganharam bolsas de estudo.
Eles seriam contratados como redatores de textos da BBC, tempos depois eles formariam seu programa de humor que seria... Monty Python Flying Circus. Hilariante!
Programa que deve 4 temporadas, que foi de 1968 até 1972. O nome seria uma referência a um empresário vigarista de show, com um circo voador. Com animações de Terry Gillian extremamente psicodélicas. Toda a figura de autoridade era zoada demais. Mas demais mesmo!
Além dos homens, tinha a atriz Carol Cleveland. O engraçado é notar que quem atuavam eram aqueles mesmo que produziam as sketches antigamente.
Até mesmo sua piada sobre a carne enlatada, spam, daria nome a um fenômeno de internet. O spam virtual, são aqueles arquivos mandados pela rede que muitas vezes lotam seu e-mail, por exemplo.

Mas o quarto castelo, ficou de pé
-Barão
Mas o que foi gerado com isso, foi o interesse dos EUA, para apresentar algumas de suas sketches, agora de um modo norte-americano - mas para um filme. Mas vendo como isso poderia dar certo eles pensaram, "talvez nós pudéssemos fazer um filme nosso!" E ai já viu... Sucesso, mas bizarro! Mas sucesso!
Surgiu Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado.

Está bem! Nós empatamos.
-Cavaleiro Negro
O filme foi financiado por estrelas do rock, como Led Zepellin. E isso elevou o grupo a um patamar que jamais tinham ido antes. O próprio rei do rock, Elvis Presley, era fã do filme.
A história se passa durante a Idade Média, na Inglaterra, onde o Rei Arthur parte numa jornada em busca de pessoal para formar o grupo conhecido como os Cavaleiros da Távola Redonda. Quando consegue formá-lo, recebe a missão divina de encontrarem o cálice sagrado, que está escondido em algum lugar do reino britânico. Considerado pela maioria o melhor filme do grupo de humor britânico e uma das melhores comédias de todos os tempos.
A piada nesse filme sempre está na crítica: na monarquia e no cristianismo. Podemos ver coisas como sketch dos aldeões confrontando o Rei Artur, pois realmente não faz sentido ele ser rei pois "uma dama do lago, jogou a ele". Tão ridículo como um monarca ser empoderado pelo poder divino. Quem sabe, isso não seria tão necessário, se a Igreja não transformasse tudo em algo sagrado. Como na cena da "Santa Granada de Mão". Obviamente fazendo referência a venda de relíquias sagradas pela Santa Sé.
Talvez até mesmo criticando a Disney e sua mania de musicais. Quando o filho do senhor feudal tenta cantar, sendo detido pelo pai.
Sem contar as piadas com a burocracia inglesa, como sempre faziam em sua série. A prova estava na contagem "Deve contar 3 [...] Nada mais, nada menos [...] Não deveis contar 4, nem contar 2. A não ser que então, proceda o 3".
O melhor mesmo eram os Terríveis Cavaleiros que Dizem Nih. Que só faziam isso. E o pior, é que o filme gera um clima de terror para que eles apareçam. Mas quando surgem, eles só querem um moiteiro. Pois querem uma moita, ou como hoje em dia conhecemos, cerca viva. PARA QUE?! Não sei. E é isso que torna Monty Python tão hilário. E o moiteiro aparece como se tivesse uma grande função, pois ele "Arruma, projeta e vende moitas".
O pior é notar que os Cavaleiros que Dizem Nih, mudaram de nome quando conseguiram a maldita moita! 
Para melhorar tudo, alguns dubladores brasileiros são pessoas que participavam de séries como Chaves e Chapolin. Então, você deve imaginar como isso está hilário.
Em 1975, os comediantes britânicos do Monty Python lançavam o que é hoje considerado um dos maiores clássicos da comédia: "Em busca do Cálice Sagrado". O filme, que reconta a busca de Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda pelo Santo Graal, entrou para a história graças aos personagens memoráveis e às cenas repletas de humor non-sense.

Para com isso! Para com isso! Você não vai cantar comigo por aqui!

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Castlevania: a cronologia da saga dos Belmont e de Drácula pela Konami

Falar sobre Castlevania, é falar sobre a Konami. A empresa que hoje em dia é conhecida por fazer pachinkos, jogos de Yu-gi-Oh! e PES, já fez grandes sucessos. Além do game em que enfrentamos o Drácula, ela criou clássicos como Silent Hill e Metal Gear. Todas de grande sucesso, até a própria empresa ferrar tudo.
Exemplos de como a Konami ferrou tudo estão no fato que Silent Hills foi cancelado. Game que contaria com Guillermo Del Toro e Norman Reedus participando. E Hideo Kojima produziria ele. Já Metal Gear virou um game de sobrevivência com zumbis, onde você pagaria para ter um save extra. Como notamos, eles não queriam mais trabalhar com a produção. 
Por isso, hoje em dia, a Konami é tão odiada quanto a EA. Mas antes disso, ela nos deu Castlevania. Vinda dos video-games menos potentes, até hoje em dia se tornam uma referência de games do tipo. E um dessa franquia criou o termo "metroidvania"
Aqui falarei sobre a franquia, como as histórias se ligam (ou seja, vou explicar pouco mesmo) e seguindo uma ordem cronologica. O que significa que não falarei dos games mais antigos.
Vamos lá!
Lembrando: os anos na frente do título é quando ocorre a história do game.

Lament of Innocence (1094)
As monarquias começaram a ter mais poderes, o que consequentemente trouxe mais luxos aos senhores feudais. Os cavaleiros, antes protetores dos feudos, serviriam as vontades deles e seus líderes. Entre esses nobres combatentes, dois se destacavam: Leon Belmont e Mathias Cronqvist. Ambos amigos, mas quando eles voltam de uma missão, Mathias encontra sua mulher, Elisabetha morta. O que foi um choque para o guerreiro.
Um ano depois, Leon segue sua vida de combates. Um misterioso exército de monstros surge nas terras de Leon, mas ele não estava por lá. Como um guerreiro cruzado, a igreja concentrava seus esforços no Oriente. Então, o jovem Belmont, pede permissão para voltar, só que a Santa Sé não dá. 
Um dia, Mathias, debilitado, se esforça e diz a Leon que a aparição dos monstros está ligada a um vampiro. Que sua noiva Sarah foi raptada por esse monstro, para um castelo na floresta da Noite Eterna.
Leon renuncia seu título nobre para ir ao resgate de sua amada. Ele não sabe que irá gerar uma das maldições mais queridas dos games.
Apesar desse jogo ter sido feito DEPOIS dos Castlevanias clássicos, até mesmo após Simphony of the Night, ele seria uma história introdutória a família Belmont e ao próprio Drácula. Já que ele AINDA não era o vilão principal aqui. 
Ao chegar no castelo, ele encontra um alquimista, Rinaldo Gandolfi, que diz sobre o vampiro. Ele se chama Walter Bernhard. Leon é presenteado com um chicote feito por alquimia. E descobre que seu amigo Mathias também conhece sobre alquimia, na verdade, os Cronqvist são mestres nesse assunto. Mas esse conhecimento é tratado como heresia pela igreja. 
Ao tentar adentrar na sala do trono, ele derrota cinco monstros principais em especial, e até salvaria sua noiva Sara. Se não fosse por um truque do vampiro. Ela teria sido transformada em vampira. O único jeito de a curar seria matar Walter o mais rápido possível. Mas o chicote estaria incompleto, pois não surte efeito em Walter. Rinaldo fala que usando o sangue contaminado e em quem confiasse plenamente. 
A jovem ouve isso se oferece para isso. Assim, Leon com a ajuda de Rinaldo e o sacrifício da alma de Sara, porta a agora famosa Vampire Killer (Assassina de Vampiro).
E ao enfrentar Walter, Leon vence. E descobre que um dia, talvez Walter volte através da Crimson Stone, um poderoso artefato... Ou deveria fazer isso. A Morte aparece. E o traí. Mas isso se deve, pois alguém possuí a Crimson Stone... MATHIAS!
Ou seja, seu antigo amigo usou Leon! Tudo foi planejado por seu mais querido amigo! Uma armação de Mathias com as vidas de todos. Obtendo a vida eterna e se vingando de Deus! Por perder Elisabetha!
Ele oferece a vida eterna a Leon. Mas Mathias foge, mas deixa a Morte para cuidar de Leon. E o jovem vence a ceifadora sinistra, mandando um recado para Mathias. Que o seu chicote e seus parentes destruirão seu inimigo um dia. O Clã Belmont caçará a noite.
Mathias se tornaria o Drácula aqui.

Castlevania III: Dracula's Curse (1476)
No século XV, surge um perigoso ser controlando a Europa. Seu nome é Drácula. Um vampiro que usa magia negra. Fazendo a humanidade temer por seu futuro e procurando um salvador. Já que seu castelo estava se erguendo mais uma vez.
Por temerem a força sobrehumana de uma família, os europeus exilaram os Belmont. Eles eram conhecidos por caçarem os vampiros. E para destruir estes seres, em especial o Drácula, eles convocam o último que era conhecido: Trevor Belmont.
Para cada grande inimigo derrotado, Trevor liberta um personagem que pode ser utilizado em combate: Grant Danasty, ao qual sua família foi morto por Drácula, sendo um pirata; Sypha Belnades, uma bruxa que pode fazer magias com base nos elementos, ao qual seu clã morreu devido as tramas de Carmilla fazendo uma inquisição na região da Valáquia; Alucard, filho de Drácula com a mortal Lisa, que quer o derrotar para obter paz de espírito para sua mãe (morta pelo povo de Valáquia).
Ao ser derrotado, o castelo de Drácula sendo destruído.
Alucard dormiria por anos, até ser encontrado mais uma vez. Sypha e Trevor ficam juntos e vão teriam um filho.

Curse of Darkness (1479)
Hector é o personagem principal dessa obra. Ao qual ele busca vingança contra seu antigo amigo e aliado, Isaac. E a Europa ainda vive uma era de sombras e escuridão, mesmo com a morte do Lorde das Trevas.
Acontece que Hector é um forjador de demônios, um ex-servo de Drácula que está no castelo para encontrar Isaac. Eles criavam demônios para o vampiro mestre, mas o primeiro está aqui para se vingar da morte de sua noiva Rosaly, pelas mãos de seu antigo amigo. 
Isaac fez isso, pois sem a ajuda de Hector, Trevor e seus companheiros venceram Drácula. Um ciclo de vingança. Mas Isaac quer uma vingança bem cruel, fazendo Hector voltar a usar seus dons. 
Hector encontra com um monge que diz querer purificar essas terras, e seu nome é Zead. E fala qual caminho Isaac tomou. Encontra também uma bruxa, chamada Julia, que mora nas montanhas. Mas se parece com a noiva de Hector. Ela também é inimiga de Drácula ao que parece, servindo como vendedora de itens e outras coisas.
E aparece até mesmo em um templo com Saint-Germain, e pede que Hector pare com sua vingança. O único até então a desejar isso. Um cara excêntrico e misterioso mesmo...
Hector enfrenta até mesmo Trevor Belmont, mas perde. Mas não mata o protagonista de Curse of Darkness. E Trevor, sabia que havia um forjador que rejeitou seus poderes, por não concordar com Drácula e seu ódio pela humanidade. Além de termos ciência que foi Isaac que deixou uma cicatriz no rosto do Belmont. Deixando Hector continuar seu caminho. 
Zead aparece algumas vezes para Hector, mas de forma muito suspeita. Além de Saint-Germain, que quer muito encontrar o monge. Pois ele sabe de algo sobre o suposto clérigo. Avisando o forjador a não continuar nesse caminho sombrio. Já que o suposto aliado é na verdade, um senhor sombrio. 
E faz muito sentido, pois por qual motivo Isaac realmente deixaria Hector vivo e ganhando mais poderes. Descobrimos que Julia é irmã de Isaac.
Depois de um certo tempo, sabemos que Saint-Germain é um viajante do tempo. E ele sabe o que pode ou não acontecer.
Para abrir uma câmara secreta no castelo, é necessário o sangue de Trevor Belmont. Por isso, Isaac luta contra ele. E o Belmont abre o portal para Hector.
Após muitos conflitos, o verdadeiro castelo de Drácula emerge, Trevor é mortalmente ferido. O poder de Hector, ao eliminar alguns monstros chaves foi o suficiente para despertar o Senhor das Trevas, usando sua vingança como uma "chave". Pois um forjador de demônios é suscetível aos poderes das trevas. 
Após um combate com Isaac, que tramou tudo isso. Após tentar ressuscitar seu mestre, a maldição de Drácula seria feita quando Hector matasse seu antigo companheiro. Tramado também por Zead. 
Ainda assim, ele usa o corpo de Isaac, já que a maldição não consumiu Hector. Pois no momento final, o herói se dá conta de quão errado estava. E descobrimos quem é Zead... A Morte. A serva mais fiel de Drácula.
Depois disso, há o combate com Drácula. Vencido, o castelo cai. E Hector se une a Julia, a irmã de Isaac.

The Adventure (1576)
100 anos se passaram desde a última aparição de Drácula. Ele então ressurge e retoma com seus planos diabólicos. Nesta época, o descendente da família Belmont é Christopher. Ele parte então bravamente em busca do vampiro e invade o castelo do vampiro. Trava então uma feroz luta contra Drácula. Este quando percebe que não teria chances contra o poderoso Belmont, foge e promete que retornará para ter sua vingança. Ele passa alguns anos recuperando seu poder para então estar realmente preparado para enfrentar o destemido Christopher.

Castlevania II: Belmont's Revenge (1591)

Após 15 anos da batalha de Christopher Belmont contra Drácula, o filho de Christopher, Solieyu, estava finalmente se tornando um caçador de vampiros. Uma cerimônia estava ocorrendo para celebrar a ocasião só que nem tudo ocorre como o esperado. Uma névoa cobre o local e Solieyu desaparece e subitamente quatro castelos aparecem. Christopher tinha certeza que isso tudo era obra de Drácula e parte para resgatar seu filho. Depois de vasculhar os castelos e não achar seu filho, ele os destrói e segue para o verdadeiro castelo do vampiro. Lá acaba tendo que enfrentar seu filho, que estava sob o poder mental do vampiro. No fim liberta seu filho da maldição e vence Drácula, restaurando a paz novamente.

Castlevania I (1696)
Na Transilvânia, há uma lenda que a cada 100 anos, Drácula ressuscita dos mortos. Isso não passa de uma lenda. Ele ressurge, quando seus súditos o chamam. Assim, o mal voltará ao mundo.
Para o deter, Simon Belmont é chamado mais uma vez. Com habilidades únicas da família Belmont. Vencendo monstros poderosos ele obtêm acesso a novas áreas do castelo. E assim chegando até Drácula. O derrotando.
Mas não sem antes lançar uma maldição sobre Simon.
Além de ser o primeiro game a surgir da franquia, ele deve pelo menos umas quatro versões diferentes!

Castlevania II: Simon's Quest (1698)
Simon achou que estaria livre de Drácula após sua vitória mas o que ele não sabia era que a maldição que o vampiro havia colocado nele iria fazer com que adoecesse e morresse em poucos dias. Através dos sábios do vilarejo onde morava, Simon descobre que para sobreviver ele teria que reviver o Conde para em seguida queimá-lo. Para isso ele teria que encontrar as 5 partes do vampiro que foram espalhadas pela Transilvânia.
Isso havia sido parte do plano do vampiro que esperava que Simon morresse durante a tentativa de quebrar a maldição acabando de uma vez por todas com a família Belmont. Assim não haveria ninguém para impedi-lo em sua próxima ressurreição. Só que o vampiro subestimou a força de Simon e ele conseguiu juntar todas as partes do corpo há tempo, ressuscitou o vampiro e queimou-o reduzindo-o a cinzas, livrando-se assim da maldição.
Ou seja, ele matou o conde, ressuscitou ele e o matou de NOVO. Esse é um Belmont PORRETA!

Harmony of Dissonance (1748)
50 anos se passaram, desde que Simon Belmont enfrentou o Drácula. Maxim o melhor amigo de Juste Belmont saí em uma expedição e desaparece.
Dois anos se passam, e Maxim reaparece em um estado deplorável. Uma amiga de ambos foi sequestrada. 
Sem contar que Maxim não se lembra de nada. Cabe a ambos ir até onde ocorreu o sequestro, um castelo. Seria ele o castelo de Drácula.
Juste é um Belmont, neto de Simon do primeiro jogo. 
As atitudes de Maxim se torna meio que suspeita. Na verdade, o jovem foi em expedição tentar ressuscitar o Drácula para o derrotar e obter o chicote da família Belmont, o Vampire Killer (PUTA IDEIA DE BOSTA!). E por isso, ele foi possuído pelo vampiro.
Por isso, existem duas dimensões no castelo: Uma mais normal para um castelo e a outra mais assustadora e tenebrosa. Refletindo a personalidade, primeiro de Maxim e a de Drácula, respectivamente.
Depois de certo tempo, você enfrenta Maxim, mata Drácula, salva Maxim e Lydie.

Dracula X (Rondo of Blood no Japão ou Vampire Kiss na Europa) (1792)
Voltamos a lutar com um Belmont. Jogamos com Richter. Pois Drácula ressuscita depois de anos adormecido.
A namorada de Richter, Anette, foi sequestrada pelo vampiro. Junto com a irmã dele, Maria. Então, com seu vilarejo atacado, Richter parte para salvar suas amadas.
Depois de certo tempo, ele salva Maria e Anette. Além de derrotar Drácula.

Simphony of the Night (1797)
Mesmo sendo um jogo 2D, Simphony é tratado como revolucionário, criando o metroidvania. Mudança essa que é muito querida por esse nicho de heróis.
Após os acontecimentos em Dracula X, tudo deveria voltado ao normal. No combate contra Drácula aqui, mesmo que Richter perca, ele terá a ajuda de Maria contra seu inimigo mortal. 
Richter desaparece, e após um período de cinco anos, o castelo de Drácula ressurge. O Alucard que lutou com Trevor Belmont ressurge, indo investigar o local mais uma vez. Maria Renardht, agora com 17 anos, também está indo para esse lugar profano. Tanto que se tornam aliados.
A Morte retira as armas e itens especiais de Alucard, o que trará problemas ao meio-vampiro. 
Ao que parece, Richter Belmont se tornou o líder desse castelo. Isso acontece pois Shaft, um clérigo sombrio, quer ressuscitar Drácula através de um ritual. E para isso precisa enganar o filho do vampiro. Entretanto isso dá errado. 
Fazendo com que Alucard vá para uma versão do castelo invertido. Onde vai enfrentar Shaft e o próprio pai. Sabemos mais do passado do meio-vampiro e até mesmo temos maior profundidade em Drácula. Ainda assim, é o vampiro derrotado, levando o castelo para a destruição.
Falando no castelo, é dito que ele é uma criatura de caos. Por isso que ele muda para cada versão do game. Uma boa explicação até.

Circle of the Moon (1830)
Drácula volta ao mundo dos vivos, só que dessa vez foi ressuscitado pela vampira Carmilla. Só que o conde ainda não tinha conseguido recuperar todo o seu poder, o que obrigaria Camilla a usar o velho caçador de vampiros Morris Baldwin em um ritual para conseguir restaurar completamente as forças de seu senhor. 
Só que ela não contava com os aprendizes de Morris, Nathan Graves e Hugh Baldwin. Os dois agem separados, já que Hugh quer provar que ele é o merecedor de ser o portador do chicote Vampire Killer, e não Nathan, que foi quem recebeu a arma lendária pela decisão de Morris. Por sua ambição, Hugh acaba sendo usado pelas forças do mal, mas Nathan o faz voltar a si. Graves luta com Drácula e vence o vampiro, salvando assim a vida de seu mestre.

Order of Ecclesia (1862)
No início do século 19, os Belmont desapareceram. Para lutar contra a ameaça de Drácula, diversas organizações são criadas. Uma das maiores é a Order of Ecclesia, da qual participa a protagonista, Shanoa. Um novo sistema é o de glifos, símbolos coletados ao derrotar inimigos. Há mais de 100 desses itens, que podem ser equipados, permitindo realizar ataques especiais.
Não desejando permanecer dependentes do clã Belmont, os líderes mundiais procuram outros métodos para conter o poder do Drácula, fundando várias organizações de pesquisa nos anos após a derrota do Lorde das Trevas. Em 1862, Barlowe, o líder da Ordem de Ecclesia, faz uma descoberta: Dominus, uma tríade de hieróglifos poderosos capaz de derrotar o conde. Barlowe escolhe Shanoa, um membro da ordem, para servir como recipiente de Dominus, mas durante o ritual, Albus, aluno de Barlowe, rouba o glifo e Shanoa perde sua memória.
Barlowe envia Shanoa para recuperar Dominus. Ela rastreia Albus até uma vila, descobrindo que ele sequestrou os habitantes locais para realizar experimentos com eles. Enquanto ela liberta os aldeões, ela encontra Albus duas vezes, que lhe dá dois dos glifos de Dominus. Após o terceiro glifo de Dominus possuir Albus, Shanoa luta e o mata, absorvendo o glifo com sua mente e alma. Através de suas memórias, ela descobre que ele roubou Dominus porque sabia que usá-lo mataria Shanoa e que os aldeões eram descendentes do clã Belmont. Ele esperava usar seu sangue  para controlar o glifo, deixando-o derrotar Drácula no lugar de Shanoa.
Shanoa confronta  Barlowe, e ele revela seus planos de usá-la para ressuscitar Drácula. Quando Shanoa o derrota, ele se sacrifica para completar a ressurreição. Shanoa então enfrenta o conde, destruindo-o com o glifo Dominus. No entanto, o poder vem à custa de uma alma. Albus paga o preço, deixando Shanoa viver.

Bloodlines (1917)
Mais um Castlevania, em que não jogamos com um Belmont, propriamente dito.
John Morris, (descendente dos Belmont e filho de Quency Morris) um americano que segue a linha de combate de Simon Belmont e Eric Lecarde, um espanhol com lança. Enquanto o primeiro usa um chicote, o segundo é portador de uma lança
Nessa história, na verdade, quem começa a trama sendo uma vilã é uma condessa Elizabeth Bathory. Que quer ressuscitar o lorde das trevas. Para isso os dois jovens passaram por vários locais da Europa. Por exemplo, as ruínas do castelo de Drácula, na Romênia. Ou até o palhaço de Versailles, na França.
Após enfrentar a Morte e alguns dos antigos chefes, se enfrenta a condessa. E por último Drácula.
Depois de tudo, o castelo desmorona mais uma vez.

Portrait of Ruin (1944)
A história é ambientada em meios aos combates da Segunda Guerra Mundial. O castelo de Drácula ressurge e desta vez que vai ao seu encontro é Jonathan Morris e sua amiga Charlotte Aulin, 
Um  antigo vampiro usa as almas mortas na Segunda Guerra Mundial para invocar e assumir o controle do castelo do Drácula. Stella e Loretta, vampiros gêmeos e suas filhas adotivas, juntam-se ao pai em sua trama. Dois heróis viajam para o castelo para enfrentar a nova ameaça: Jonathan, filho de John Morris, e Charlotte Aulin, uma poderosa maga. Embora Jonathan empunhe o chicote Vampire Killer, ele não pode acessar seu poder total, pois ele não é um descendente direto da família Belmont.
Depois de entrar no castelo, Jonathan e Charlotte encontram um fantasma que se autodenomina  Wind . Ele compartilha seu conhecimento com eles, atuando como uma figura de mentor de Jonathan. Em busca de seu inimigo vampiro, os heróis viajam por uma série de retratos mágicos criados para controlar o poder do castelo. Durante a exploração, eles descobrem que Wind é na verdade o fantasma de Eric Lecarde e que Stella e Loretta são suas filhas. Charlotte descobre um feitiço que lhe permite dissipar o vampirismo das gêmeas e as salva a pedido de Eric. Retornando a seus sentidos, Stella e Loretta ajudam Jonathan a despertar os poderes adormecidos do chicote Vampire Killer, permitindo que Charlotte e Jonathan derrotem seu senhor, mate os ressuscitados. Drácula e libere a alma de Eric.


Aria of Sorrow (2035)
Diferente de outros games, que têm cenários de época, Aria of Sorrow se passa no ano de 2035. E no Japão! Soma Cruz, o protagonista, é capaz de absorver a alma dos inimigos. Há quatro tipos de usos para esses espíritos. Soma pode atacar os adversários com eles, usá-los para invocar criaturas, dar habilidades especiais ou aumentar as aptidões do personagem. 
Um eclipse está prestes a acontecer. Soma pretende assistir o fenômeno com sua amiga Mina Hakuba. Mas no caminho para esse encontro ele desmaia e acorda no castelo do Drácula. Junto com a Mina (observação: muita gente reclama de mudanças em personagens, ou lugares nos games e filmes... Mas quando isso ocorreu aqui NINGUÉM falou nada na época...).
Eles são encontrados por um homem misterioso de terno chamado Genya Arikado. Ele mata inimigos que iriam atacar Dr... Digo Soma, com habilidades próprias. Com uma habilidade única.
Genya fala que Soma tem a habilidade de absorver as almas dos inimigos. E o Alu... Digo, o Arikado, fala para Soma prosseguir se quiser salvar sua amiga.
Ele encontra com Graham Jones, um líder religioso, que é muito estranho estar por ali.
Além de Yoko Belnades. Ela sim, membra da igreja. Além de um velhote que é intitulado J. E ele deve amnesia... Sei... Roteiro original... Não que a franquia tenha muito isso...
Além de Hammer que funciona como um mercador e que é um soldado.
Soma seria a reencarnação física de Drácula. E Graham quer colocar a alma do vampiro em seu receptáculo, ou algo assim. Na verdade, é Graham Jones que acha ser o próprio senhor das trevas. Quando descobre que Cruz tem habilidades vampíricas, mesmo não sendo um, Jones corre para a sala do trono. Chegando a esfaquear Yoko, para atrapalhar Soma.
E o J era Julius Belmont, membro do clã Belmont. Foi ele quem derrotou Drácula em 1999. Mas perdeu a memória no processo. Foi ele quem teria impedido a regeneração do senhor das trevas, mas o eclipse poderia ser sua forma de impedir sua morte final. 
Soma chega até Graham na sala do trono e um combate acontece. Depois do combate, a alma de Drácula finalmente aparece em Soma.
Mas Genya o avisa como se livrar do mestre das trevas. O mandando até uma parte específica do castelo. Antes de chegar lá, Julius aparece. Agora com o Vampire Killer. E irá até uma dimensão diferente onde o poder do castelo e de Drácula, reside. 
Então Mina é salva, Soma livre do Drácula... Por enquanto...

Dawn of Sorrow (2036)
Continuação de Aria of Sorrow. Soma Cruz é perseguido por religiosos que querem ressuscitar o senhor das trevas.
Um ano depois que Soma escapou de Castlevania, a vida continua normalmente, até que um membro de uma seita chamada Celia desafia Soma. Muito parecido com o padre Shaft, ela deseja ressuscitar Drácula, mas não poderá fazê-lo enquanto Soma estiver na posse da alma do vampiro. Soma mais uma vez se junta com Julius Belmont, Yoko Belnades e Genya Arikado para invadir de fortaleza de Celia e deter seus subordinados, ambos também candidatos para a próxima ressurreição de Drácula. Embora esses lacaios tentem sequestrar Mina afim de fim de despertar o mal dentro de Soma, ele é novamente capaz de superar o caos e acabar com a loucura.