sexta-feira, 28 de maio de 2021

Castlevania: a cronologia da saga dos Belmont e de Drácula pela Konami

Falar sobre Castlevania, é falar sobre a Konami. A empresa que hoje em dia é conhecida por fazer pachinkos, jogos de Yu-gi-Oh! e PES, já fez grandes sucessos. Além do game em que enfrentamos o Drácula, ela criou clássicos como Silent Hill e Metal Gear. Todas de grande sucesso, até a própria empresa ferrar tudo.
Exemplos de como a Konami ferrou tudo estão no fato que Silent Hills foi cancelado. Game que contaria com Guillermo Del Toro e Norman Reedus participando. E Hideo Kojima produziria ele. Já Metal Gear virou um game de sobrevivência com zumbis, onde você pagaria para ter um save extra. Como notamos, eles não queriam mais trabalhar com a produção. 
Por isso, hoje em dia, a Konami é tão odiada quanto a EA. Mas antes disso, ela nos deu Castlevania. Vinda dos video-games menos potentes, até hoje em dia se tornam uma referência de games do tipo. E um dessa franquia criou o termo "metroidvania"
Aqui falarei sobre a franquia, como as histórias se ligam (ou seja, vou explicar pouco mesmo) e seguindo uma ordem cronologica. O que significa que não falarei dos games mais antigos.
Vamos lá!
Lembrando: os anos na frente do título é quando ocorre a história do game.

Lament of Innocence (1094)
As monarquias começaram a ter mais poderes, o que consequentemente trouxe mais luxos aos senhores feudais. Os cavaleiros, antes protetores dos feudos, serviriam as vontades deles e seus líderes. Entre esses nobres combatentes, dois se destacavam: Leon Belmont e Mathias Cronqvist. Ambos amigos, mas quando eles voltam de uma missão, Mathias encontra sua mulher, Elisabetha morta. O que foi um choque para o guerreiro.
Um ano depois, Leon segue sua vida de combates. Um misterioso exército de monstros surge nas terras de Leon, mas ele não estava por lá. Como um guerreiro cruzado, a igreja concentrava seus esforços no Oriente. Então, o jovem Belmont, pede permissão para voltar, só que a Santa Sé não dá. 
Um dia, Mathias, debilitado, se esforça e diz a Leon que a aparição dos monstros está ligada a um vampiro. Que sua noiva Sarah foi raptada por esse monstro, para um castelo na floresta da Noite Eterna.
Leon renuncia seu título nobre para ir ao resgate de sua amada. Ele não sabe que irá gerar uma das maldições mais queridas dos games.
Apesar desse jogo ter sido feito DEPOIS dos Castlevanias clássicos, até mesmo após Simphony of the Night, ele seria uma história introdutória a família Belmont e ao próprio Drácula. Já que ele AINDA não era o vilão principal aqui. 
Ao chegar no castelo, ele encontra um alquimista, Rinaldo Gandolfi, que diz sobre o vampiro. Ele se chama Walter Bernhard. Leon é presenteado com um chicote feito por alquimia. E descobre que seu amigo Mathias também conhece sobre alquimia, na verdade, os Cronqvist são mestres nesse assunto. Mas esse conhecimento é tratado como heresia pela igreja. 
Ao tentar adentrar na sala do trono, ele derrota cinco monstros principais em especial, e até salvaria sua noiva Sara. Se não fosse por um truque do vampiro. Ela teria sido transformada em vampira. O único jeito de a curar seria matar Walter o mais rápido possível. Mas o chicote estaria incompleto, pois não surte efeito em Walter. Rinaldo fala que usando o sangue contaminado e em quem confiasse plenamente. 
A jovem ouve isso se oferece para isso. Assim, Leon com a ajuda de Rinaldo e o sacrifício da alma de Sara, porta a agora famosa Vampire Killer (Assassina de Vampiro).
E ao enfrentar Walter, Leon vence. E descobre que um dia, talvez Walter volte através da Crimson Stone, um poderoso artefato... Ou deveria fazer isso. A Morte aparece. E o traí. Mas isso se deve, pois alguém possuí a Crimson Stone... MATHIAS!
Ou seja, seu antigo amigo usou Leon! Tudo foi planejado por seu mais querido amigo! Uma armação de Mathias com as vidas de todos. Obtendo a vida eterna e se vingando de Deus! Por perder Elisabetha!
Ele oferece a vida eterna a Leon. Mas Mathias foge, mas deixa a Morte para cuidar de Leon. E o jovem vence a ceifadora sinistra, mandando um recado para Mathias. Que o seu chicote e seus parentes destruirão seu inimigo um dia. O Clã Belmont caçará a noite.
Mathias se tornaria o Drácula aqui.

Castlevania III: Dracula's Curse (1476)
No século XV, surge um perigoso ser controlando a Europa. Seu nome é Drácula. Um vampiro que usa magia negra. Fazendo a humanidade temer por seu futuro e procurando um salvador. Já que seu castelo estava se erguendo mais uma vez.
Por temerem a força sobrehumana de uma família, os europeus exilaram os Belmont. Eles eram conhecidos por caçarem os vampiros. E para destruir estes seres, em especial o Drácula, eles convocam o último que era conhecido: Trevor Belmont.
Para cada grande inimigo derrotado, Trevor liberta um personagem que pode ser utilizado em combate: Grant Danasty, ao qual sua família foi morto por Drácula, sendo um pirata; Sypha Belnades, uma bruxa que pode fazer magias com base nos elementos, ao qual seu clã morreu devido as tramas de Carmilla fazendo uma inquisição na região da Valáquia; Alucard, filho de Drácula com a mortal Lisa, que quer o derrotar para obter paz de espírito para sua mãe (morta pelo povo de Valáquia).
Ao ser derrotado, o castelo de Drácula sendo destruído.
Alucard dormiria por anos, até ser encontrado mais uma vez. Sypha e Trevor ficam juntos e vão teriam um filho.

Curse of Darkness (1479)
Hector é o personagem principal dessa obra. Ao qual ele busca vingança contra seu antigo amigo e aliado, Isaac. E a Europa ainda vive uma era de sombras e escuridão, mesmo com a morte do Lorde das Trevas.
Acontece que Hector é um forjador de demônios, um ex-servo de Drácula que está no castelo para encontrar Isaac. Eles criavam demônios para o vampiro mestre, mas o primeiro está aqui para se vingar da morte de sua noiva Rosaly, pelas mãos de seu antigo amigo. 
Isaac fez isso, pois sem a ajuda de Hector, Trevor e seus companheiros venceram Drácula. Um ciclo de vingança. Mas Isaac quer uma vingança bem cruel, fazendo Hector voltar a usar seus dons. 
Hector encontra com um monge que diz querer purificar essas terras, e seu nome é Zead. E fala qual caminho Isaac tomou. Encontra também uma bruxa, chamada Julia, que mora nas montanhas. Mas se parece com a noiva de Hector. Ela também é inimiga de Drácula ao que parece, servindo como vendedora de itens e outras coisas.
E aparece até mesmo em um templo com Saint-Germain, e pede que Hector pare com sua vingança. O único até então a desejar isso. Um cara excêntrico e misterioso mesmo...
Hector enfrenta até mesmo Trevor Belmont, mas perde. Mas não mata o protagonista de Curse of Darkness. E Trevor, sabia que havia um forjador que rejeitou seus poderes, por não concordar com Drácula e seu ódio pela humanidade. Além de termos ciência que foi Isaac que deixou uma cicatriz no rosto do Belmont. Deixando Hector continuar seu caminho. 
Zead aparece algumas vezes para Hector, mas de forma muito suspeita. Além de Saint-Germain, que quer muito encontrar o monge. Pois ele sabe de algo sobre o suposto clérigo. Avisando o forjador a não continuar nesse caminho sombrio. Já que o suposto aliado é na verdade, um senhor sombrio. 
E faz muito sentido, pois por qual motivo Isaac realmente deixaria Hector vivo e ganhando mais poderes. Descobrimos que Julia é irmã de Isaac.
Depois de um certo tempo, sabemos que Saint-Germain é um viajante do tempo. E ele sabe o que pode ou não acontecer.
Para abrir uma câmara secreta no castelo, é necessário o sangue de Trevor Belmont. Por isso, Isaac luta contra ele. E o Belmont abre o portal para Hector.
Após muitos conflitos, o verdadeiro castelo de Drácula emerge, Trevor é mortalmente ferido. O poder de Hector, ao eliminar alguns monstros chaves foi o suficiente para despertar o Senhor das Trevas, usando sua vingança como uma "chave". Pois um forjador de demônios é suscetível aos poderes das trevas. 
Após um combate com Isaac, que tramou tudo isso. Após tentar ressuscitar seu mestre, a maldição de Drácula seria feita quando Hector matasse seu antigo companheiro. Tramado também por Zead. 
Ainda assim, ele usa o corpo de Isaac, já que a maldição não consumiu Hector. Pois no momento final, o herói se dá conta de quão errado estava. E descobrimos quem é Zead... A Morte. A serva mais fiel de Drácula.
Depois disso, há o combate com Drácula. Vencido, o castelo cai. E Hector se une a Julia, a irmã de Isaac.

The Adventure (1576)
100 anos se passaram desde a última aparição de Drácula. Ele então ressurge e retoma com seus planos diabólicos. Nesta época, o descendente da família Belmont é Christopher. Ele parte então bravamente em busca do vampiro e invade o castelo do vampiro. Trava então uma feroz luta contra Drácula. Este quando percebe que não teria chances contra o poderoso Belmont, foge e promete que retornará para ter sua vingança. Ele passa alguns anos recuperando seu poder para então estar realmente preparado para enfrentar o destemido Christopher.

Castlevania II: Belmont's Revenge (1591)

Após 15 anos da batalha de Christopher Belmont contra Drácula, o filho de Christopher, Solieyu, estava finalmente se tornando um caçador de vampiros. Uma cerimônia estava ocorrendo para celebrar a ocasião só que nem tudo ocorre como o esperado. Uma névoa cobre o local e Solieyu desaparece e subitamente quatro castelos aparecem. Christopher tinha certeza que isso tudo era obra de Drácula e parte para resgatar seu filho. Depois de vasculhar os castelos e não achar seu filho, ele os destrói e segue para o verdadeiro castelo do vampiro. Lá acaba tendo que enfrentar seu filho, que estava sob o poder mental do vampiro. No fim liberta seu filho da maldição e vence Drácula, restaurando a paz novamente.

Castlevania I (1696)
Na Transilvânia, há uma lenda que a cada 100 anos, Drácula ressuscita dos mortos. Isso não passa de uma lenda. Ele ressurge, quando seus súditos o chamam. Assim, o mal voltará ao mundo.
Para o deter, Simon Belmont é chamado mais uma vez. Com habilidades únicas da família Belmont. Vencendo monstros poderosos ele obtêm acesso a novas áreas do castelo. E assim chegando até Drácula. O derrotando.
Mas não sem antes lançar uma maldição sobre Simon.
Além de ser o primeiro game a surgir da franquia, ele deve pelo menos umas quatro versões diferentes!

Castlevania II: Simon's Quest (1698)
Simon achou que estaria livre de Drácula após sua vitória mas o que ele não sabia era que a maldição que o vampiro havia colocado nele iria fazer com que adoecesse e morresse em poucos dias. Através dos sábios do vilarejo onde morava, Simon descobre que para sobreviver ele teria que reviver o Conde para em seguida queimá-lo. Para isso ele teria que encontrar as 5 partes do vampiro que foram espalhadas pela Transilvânia.
Isso havia sido parte do plano do vampiro que esperava que Simon morresse durante a tentativa de quebrar a maldição acabando de uma vez por todas com a família Belmont. Assim não haveria ninguém para impedi-lo em sua próxima ressurreição. Só que o vampiro subestimou a força de Simon e ele conseguiu juntar todas as partes do corpo há tempo, ressuscitou o vampiro e queimou-o reduzindo-o a cinzas, livrando-se assim da maldição.
Ou seja, ele matou o conde, ressuscitou ele e o matou de NOVO. Esse é um Belmont PORRETA!

Harmony of Dissonance (1748)
50 anos se passaram, desde que Simon Belmont enfrentou o Drácula. Maxim o melhor amigo de Juste Belmont saí em uma expedição e desaparece.
Dois anos se passam, e Maxim reaparece em um estado deplorável. Uma amiga de ambos foi sequestrada. 
Sem contar que Maxim não se lembra de nada. Cabe a ambos ir até onde ocorreu o sequestro, um castelo. Seria ele o castelo de Drácula.
Juste é um Belmont, neto de Simon do primeiro jogo. 
As atitudes de Maxim se torna meio que suspeita. Na verdade, o jovem foi em expedição tentar ressuscitar o Drácula para o derrotar e obter o chicote da família Belmont, o Vampire Killer (PUTA IDEIA DE BOSTA!). E por isso, ele foi possuído pelo vampiro.
Por isso, existem duas dimensões no castelo: Uma mais normal para um castelo e a outra mais assustadora e tenebrosa. Refletindo a personalidade, primeiro de Maxim e a de Drácula, respectivamente.
Depois de certo tempo, você enfrenta Maxim, mata Drácula, salva Maxim e Lydie.

Dracula X (Rondo of Blood no Japão ou Vampire Kiss na Europa) (1792)
Voltamos a lutar com um Belmont. Jogamos com Richter. Pois Drácula ressuscita depois de anos adormecido.
A namorada de Richter, Anette, foi sequestrada pelo vampiro. Junto com a irmã dele, Maria. Então, com seu vilarejo atacado, Richter parte para salvar suas amadas.
Depois de certo tempo, ele salva Maria e Anette. Além de derrotar Drácula.

Simphony of the Night (1797)
Mesmo sendo um jogo 2D, Simphony é tratado como revolucionário, criando o metroidvania. Mudança essa que é muito querida por esse nicho de heróis.
Após os acontecimentos em Dracula X, tudo deveria voltado ao normal. No combate contra Drácula aqui, mesmo que Richter perca, ele terá a ajuda de Maria contra seu inimigo mortal. 
Richter desaparece, e após um período de cinco anos, o castelo de Drácula ressurge. O Alucard que lutou com Trevor Belmont ressurge, indo investigar o local mais uma vez. Maria Renardht, agora com 17 anos, também está indo para esse lugar profano. Tanto que se tornam aliados.
A Morte retira as armas e itens especiais de Alucard, o que trará problemas ao meio-vampiro. 
Ao que parece, Richter Belmont se tornou o líder desse castelo. Isso acontece pois Shaft, um clérigo sombrio, quer ressuscitar Drácula através de um ritual. E para isso precisa enganar o filho do vampiro. Entretanto isso dá errado. 
Fazendo com que Alucard vá para uma versão do castelo invertido. Onde vai enfrentar Shaft e o próprio pai. Sabemos mais do passado do meio-vampiro e até mesmo temos maior profundidade em Drácula. Ainda assim, é o vampiro derrotado, levando o castelo para a destruição.
Falando no castelo, é dito que ele é uma criatura de caos. Por isso que ele muda para cada versão do game. Uma boa explicação até.

Circle of the Moon (1830)
Drácula volta ao mundo dos vivos, só que dessa vez foi ressuscitado pela vampira Carmilla. Só que o conde ainda não tinha conseguido recuperar todo o seu poder, o que obrigaria Camilla a usar o velho caçador de vampiros Morris Baldwin em um ritual para conseguir restaurar completamente as forças de seu senhor. 
Só que ela não contava com os aprendizes de Morris, Nathan Graves e Hugh Baldwin. Os dois agem separados, já que Hugh quer provar que ele é o merecedor de ser o portador do chicote Vampire Killer, e não Nathan, que foi quem recebeu a arma lendária pela decisão de Morris. Por sua ambição, Hugh acaba sendo usado pelas forças do mal, mas Nathan o faz voltar a si. Graves luta com Drácula e vence o vampiro, salvando assim a vida de seu mestre.

Order of Ecclesia (1862)
No início do século 19, os Belmont desapareceram. Para lutar contra a ameaça de Drácula, diversas organizações são criadas. Uma das maiores é a Order of Ecclesia, da qual participa a protagonista, Shanoa. Um novo sistema é o de glifos, símbolos coletados ao derrotar inimigos. Há mais de 100 desses itens, que podem ser equipados, permitindo realizar ataques especiais.
Não desejando permanecer dependentes do clã Belmont, os líderes mundiais procuram outros métodos para conter o poder do Drácula, fundando várias organizações de pesquisa nos anos após a derrota do Lorde das Trevas. Em 1862, Barlowe, o líder da Ordem de Ecclesia, faz uma descoberta: Dominus, uma tríade de hieróglifos poderosos capaz de derrotar o conde. Barlowe escolhe Shanoa, um membro da ordem, para servir como recipiente de Dominus, mas durante o ritual, Albus, aluno de Barlowe, rouba o glifo e Shanoa perde sua memória.
Barlowe envia Shanoa para recuperar Dominus. Ela rastreia Albus até uma vila, descobrindo que ele sequestrou os habitantes locais para realizar experimentos com eles. Enquanto ela liberta os aldeões, ela encontra Albus duas vezes, que lhe dá dois dos glifos de Dominus. Após o terceiro glifo de Dominus possuir Albus, Shanoa luta e o mata, absorvendo o glifo com sua mente e alma. Através de suas memórias, ela descobre que ele roubou Dominus porque sabia que usá-lo mataria Shanoa e que os aldeões eram descendentes do clã Belmont. Ele esperava usar seu sangue  para controlar o glifo, deixando-o derrotar Drácula no lugar de Shanoa.
Shanoa confronta  Barlowe, e ele revela seus planos de usá-la para ressuscitar Drácula. Quando Shanoa o derrota, ele se sacrifica para completar a ressurreição. Shanoa então enfrenta o conde, destruindo-o com o glifo Dominus. No entanto, o poder vem à custa de uma alma. Albus paga o preço, deixando Shanoa viver.

Bloodlines (1917)
Mais um Castlevania, em que não jogamos com um Belmont, propriamente dito.
John Morris, (descendente dos Belmont e filho de Quency Morris) um americano que segue a linha de combate de Simon Belmont e Eric Lecarde, um espanhol com lança. Enquanto o primeiro usa um chicote, o segundo é portador de uma lança
Nessa história, na verdade, quem começa a trama sendo uma vilã é uma condessa Elizabeth Bathory. Que quer ressuscitar o lorde das trevas. Para isso os dois jovens passaram por vários locais da Europa. Por exemplo, as ruínas do castelo de Drácula, na Romênia. Ou até o palhaço de Versailles, na França.
Após enfrentar a Morte e alguns dos antigos chefes, se enfrenta a condessa. E por último Drácula.
Depois de tudo, o castelo desmorona mais uma vez.

Portrait of Ruin (1944)
A história é ambientada em meios aos combates da Segunda Guerra Mundial. O castelo de Drácula ressurge e desta vez que vai ao seu encontro é Jonathan Morris e sua amiga Charlotte Aulin, 
Um  antigo vampiro usa as almas mortas na Segunda Guerra Mundial para invocar e assumir o controle do castelo do Drácula. Stella e Loretta, vampiros gêmeos e suas filhas adotivas, juntam-se ao pai em sua trama. Dois heróis viajam para o castelo para enfrentar a nova ameaça: Jonathan, filho de John Morris, e Charlotte Aulin, uma poderosa maga. Embora Jonathan empunhe o chicote Vampire Killer, ele não pode acessar seu poder total, pois ele não é um descendente direto da família Belmont.
Depois de entrar no castelo, Jonathan e Charlotte encontram um fantasma que se autodenomina  Wind . Ele compartilha seu conhecimento com eles, atuando como uma figura de mentor de Jonathan. Em busca de seu inimigo vampiro, os heróis viajam por uma série de retratos mágicos criados para controlar o poder do castelo. Durante a exploração, eles descobrem que Wind é na verdade o fantasma de Eric Lecarde e que Stella e Loretta são suas filhas. Charlotte descobre um feitiço que lhe permite dissipar o vampirismo das gêmeas e as salva a pedido de Eric. Retornando a seus sentidos, Stella e Loretta ajudam Jonathan a despertar os poderes adormecidos do chicote Vampire Killer, permitindo que Charlotte e Jonathan derrotem seu senhor, mate os ressuscitados. Drácula e libere a alma de Eric.


Aria of Sorrow (2035)
Diferente de outros games, que têm cenários de época, Aria of Sorrow se passa no ano de 2035. E no Japão! Soma Cruz, o protagonista, é capaz de absorver a alma dos inimigos. Há quatro tipos de usos para esses espíritos. Soma pode atacar os adversários com eles, usá-los para invocar criaturas, dar habilidades especiais ou aumentar as aptidões do personagem. 
Um eclipse está prestes a acontecer. Soma pretende assistir o fenômeno com sua amiga Mina Hakuba. Mas no caminho para esse encontro ele desmaia e acorda no castelo do Drácula. Junto com a Mina (observação: muita gente reclama de mudanças em personagens, ou lugares nos games e filmes... Mas quando isso ocorreu aqui NINGUÉM falou nada na época...).
Eles são encontrados por um homem misterioso de terno chamado Genya Arikado. Ele mata inimigos que iriam atacar Dr... Digo Soma, com habilidades próprias. Com uma habilidade única.
Genya fala que Soma tem a habilidade de absorver as almas dos inimigos. E o Alu... Digo, o Arikado, fala para Soma prosseguir se quiser salvar sua amiga.
Ele encontra com Graham Jones, um líder religioso, que é muito estranho estar por ali.
Além de Yoko Belnades. Ela sim, membra da igreja. Além de um velhote que é intitulado J. E ele deve amnesia... Sei... Roteiro original... Não que a franquia tenha muito isso...
Além de Hammer que funciona como um mercador e que é um soldado.
Soma seria a reencarnação física de Drácula. E Graham quer colocar a alma do vampiro em seu receptáculo, ou algo assim. Na verdade, é Graham Jones que acha ser o próprio senhor das trevas. Quando descobre que Cruz tem habilidades vampíricas, mesmo não sendo um, Jones corre para a sala do trono. Chegando a esfaquear Yoko, para atrapalhar Soma.
E o J era Julius Belmont, membro do clã Belmont. Foi ele quem derrotou Drácula em 1999. Mas perdeu a memória no processo. Foi ele quem teria impedido a regeneração do senhor das trevas, mas o eclipse poderia ser sua forma de impedir sua morte final. 
Soma chega até Graham na sala do trono e um combate acontece. Depois do combate, a alma de Drácula finalmente aparece em Soma.
Mas Genya o avisa como se livrar do mestre das trevas. O mandando até uma parte específica do castelo. Antes de chegar lá, Julius aparece. Agora com o Vampire Killer. E irá até uma dimensão diferente onde o poder do castelo e de Drácula, reside. 
Então Mina é salva, Soma livre do Drácula... Por enquanto...

Dawn of Sorrow (2036)
Continuação de Aria of Sorrow. Soma Cruz é perseguido por religiosos que querem ressuscitar o senhor das trevas.
Um ano depois que Soma escapou de Castlevania, a vida continua normalmente, até que um membro de uma seita chamada Celia desafia Soma. Muito parecido com o padre Shaft, ela deseja ressuscitar Drácula, mas não poderá fazê-lo enquanto Soma estiver na posse da alma do vampiro. Soma mais uma vez se junta com Julius Belmont, Yoko Belnades e Genya Arikado para invadir de fortaleza de Celia e deter seus subordinados, ambos também candidatos para a próxima ressurreição de Drácula. Embora esses lacaios tentem sequestrar Mina afim de fim de despertar o mal dentro de Soma, ele é novamente capaz de superar o caos e acabar com a loucura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário