quinta-feira, 2 de março de 2017

Bone: Imaginou se o Pernalongas encontrasse o Senhor dos Anéis?


Pense em algo que não tem nada parecido nos quadrinhos hoje em dia. Isso é Bone, criação de Jeff Smith. Ele cresceu no meio oeste americano, onde aprendeu sobre quadrinhos lendo tiras e assistindo desenhos na televisão. Depois de quatro anos desenhando tiras para o jornal estudantil da Ohio State University e após co-fundar o estúdio animação Character Builders em 1986, ele lança essa HQ em 1991.
A linguagem dessa história remete muito as tiras de quadrinhos dos jornais, isso cria no leitor uma sensação de que esta lendo algo diferente. Porém, com alguns detalhes únicos. Há consequências para as ações dos personagens e uma mágica sútil na obra.
Na verdade esse nome Bone é de três personagens na história: o carismático Fone Bone, o rabugento e ganancioso Phoney Bone e o pateta Smiley Bone. 

"Aquelas ratazanas teriam que ser muito estúpidas pra me seguir até esse gravetinho fino e frágil! RATAZANAS ESTÚPIDAS!! ESTÚPIDAS!!"
Fone Bone
Os três começam sua aventura fora de Boneville, sua terra natal, já que Phoney aprontou mais uma das suas. Seus primos Fone e Smiley, seus primos o acompanham para lhe ajudar. Eles se perdem, e Fone Bone encontra ratazanas cruéis e malignas, controladas por um ser mais sinistro ainda. Ele salvo por um dragão. Depois de certo tempo ele encontra Thorn e sua avó Rose, uma mulher extremamente durona! Tudo isso em um lugar conhecido como Vale.
Existem segredos sobre aquelas moças e o lugar onde estão (e o por que estão ali). E isso vai mudando enquanto Fone se apaixona por Thorn, Phoney apronta mais das suas e Smiley... Mostra o quanto é doido. Sem contar as sombras de um homem interessado em algo de Phoney Bone.

"Não, não quero montar em nenhuma das suas vacas estúpidas!"
Phoney Bone
Entre os fãs da obra estão George Perez (desenhista de Crise nas Infinitas Terras), Matt Groening (criador de Os Simpsons e Futurama), entre outros tantos artistas dessa área. Isso pois sua linguagem simples, mas direta, acabou conquistando um grande número de fãs.
Apesar de Smith ser grande fã obras como as de Carl Barks (ilustrador da Disney, em especial responsável do Tio Patinhas), René Goscinny e Albert Uderzo (criadores de Asterix), Jeff queria algo que seguisse outra linha de enredo. Nas obras dos autores antes citados, os personagens começam uma história de forma boa e irá terminar ela do mesmo modo. Nunca alterando o status quo. Então ele criou uma história no qual os protagonistas mudassem sua vida de uma forma única, passando por diversos perigos. E isso é genial! As ações dos personagens tem consequência!
Bone conquistou trinta e oito prêmios internacionais e venderam mais de um milhão de cópias ao menos em 15 idiomas! Entre seus prêmios estão dez Eisner Awards (o prêmio máximo dos quadrinhos) e onze Harvey Awards.
Atualmente, quem tem os direitos sobre a publicação de Bone no Brasil é HQM Editora. Totalmente em cores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário