quarta-feira, 5 de abril de 2017

Game of Thrones: as Crônicas de Gelo e Fogo


"O Inverno está chegando"
Lema da Casa Stark
Já começo explicando: o título original das obras de George R. Martin são As Crônicas de Gelo e Fogo. Game of Thrones (ou em português, A Guerra dos Tronos) é o nome do primeiro livro da saga. Contudo, quando passaram o conteúdo dos livros para uma série, puseram o nome de GoT. Ok? Dito isso, vamos ao que importa.
O escritor George Raymond Richard Martin sempre foi um grande fã desse gênero, sendo admirador de trabalhos como os de J. R. R. Tolkien. Nascido em 1948, sempre gostou de histórias fantásticas, incluindo também as de ficção científica. Ele também tinha nos quadrinhos da Marvel, um grande passatempo. Ele usou sua inspiração nessas obras, para então criar contos, romances e textos em geral. Até mesmo roteiros para televisão, como para a série The Twilight Zone.
Sua primeira grande obra foi Avalon, uma ficção científica, no qual um grupo de garotos encontra uma cabeça decapitada próxima de filhotes de lobo. Te lembra algo? 

Em um manto dourado Ou em um manto vermelho Um leão ainda tem garras E as minhas são longas e afiadas, meu senhor
Rains of Castamere
Ele começou a se focar naquilo que começou em Avalon, então começou criar uma outra história. Que seria bem maior e mais vasta. Usando elementos das fantasias medievais que gostava quando jovem, contudo, nelas uma dose cavalar de realidade existiria. Algo mais parecido com o que ocorria nas guerras medievais na Europa. E até mesmo pegando um pouco de fatos ligados a antiguidade. Além disso, ele não queria que tudo fosse extremamente claro, como nas histórias clássicas com "um herói e um vilão". Ele queria conceder mais complexidade aos seus personagens, com problemas mais reais e falhas de caráter plausíveis. 
Entre alguns dos conflitos estudados por Martin, para a elaboração da história, ele usou como referência a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Rosas. E leu séries de livros que tratavam sobre esse período como Os Reis Malditos.
O primeiro livro dessa série foi publicado em 1996. E foi um fracasso. Acreditam? Mas aqueles poucos que pegaram o primeiro volume, começaram a indicar para outros estes livros.
No Brasil, eles são publicados pela LeYa Editora.
David Benioff, influenciado pelo sucesso da trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, mostrou o livro de GoT, para Daniel Brett Weiss. Viram que aquilo era bom. Só faltava convencer Martin a vender os direitos de adaptação para a televisão. Diz a lenda, que o escritor só iria permitir a adaptação para aqueles que soubessem responder quem é a mãe de Jon Snow. Dado confirmado pelos dois. 
Sem contar que eles convenceram a HBO a fazer o piloto da série. O que foi ótimo, pois Martin sabia que sua obra só seria bem feita se estivesse nas mãos de um canal que realmente não cortasse as partes mais pesadas da saga. Tais como as mortes, torturas, sexo, incesto, traição, chacinas, e toda a sorte de coisas não recomendadas para menores de idade assistirem.
No seu elenco ele possui nomes famosos como Sean Bean (Boromir em O Senhor dos Anéis) e Peter Dinklage (Nip/Tuck). E alavancou a fama de atores como Sophie Turner (que faz Jean Grey na atual franquia dos X-Men, nos cinemas), Maisie Williams (que já participou em Doctor Who), Pedro Pascal, Natalie Dormer, Jason Momoa (que já fez Conan e faz o Aquaman no universo cinematográfico da DC), Kit Harrington (que fez Pompeia), entre outros.
Mas com um piloto nunca exibido até os dias de hoje, os roteiristas e produtores puderam mudar algumas coisas. Pois estava muito ruim. Tanto que por exemplo, quem fazia Daenerys Targaryen não era Emlia Clarke e sim Tamzin Merchant. O que por sinal, é uma grata mudança visto seu talento para fazer essa personagem Targaryen. E enfim, em 2011, estreia a série! Com o custo em sua primeira temporada em cerca de 60 milhões de dólares.
Lembrando que existem sim grandes diferenças entre os livros e a série. Como as idades de certos personagens, personalidades de outros, partes do enredo que ocorreram só nos livros. Existem até mesmo aqueles que foram criados até mesmo só para a série, não existindo na saga original.

"Você não sabe nada Jon Snow"
Ygritte
Os livros lançados até agora são estes cinco volumes: Guerra dos Tronos, A Fúria de Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões. O próximo livro deve se chamar Os Ventos do Inverno. E o último, deve ser Um Sonho de Primavera, mas sem nenhuma certeza... E o que foi escrito até agora (sem contar histórias paralelas, ou informativo sobre o universo de GoT) vendeu mais de 15 mil cópias pelo mundo em mais de vinte idiomas diferentes. 
O mundo onde se passa a história possui uma magia antiga em que as estações de ano podem durar anos. E a pior delas é o inverno, pois junto com ele, veem terrores antigos e perigosos de eras passadas. Contudo, isso é tratado por muitos como mitos antigos, sem fundamentos, assim como algumas religiões e tradições são esquecidas pelos homens. Os senhores daquelas terras estão mais preocupados com suas próprias intenções, quase sempre envolvendo obter mais poder dentro da política e força militar de Westeros. Não se recusando muitas vezes a usar de truques, trapaças, violência, fanatismo, entre outras coisas, para alcançar seus objetivos. Ignorando o que esta por vir, no norte frio. O Inverno está chegando...
No começo dos livros, Robert Baratheon, rei de Westeros, vem a Winterfell lar dos Stark. Ele pretende substituir seu antigo aliado, Jon Arryn, falecido, e colocar Ned Stark como Mão do Rei. Um dos maiores cargos da nobreza. Meio a contragosto, o líder daquela região aceita o cargo, para isso ele vai até Porto Real.
Ele tem vários filhos, e entre eles, um bastardo chamado Jon Snow. Este rapaz é levado para a Patrulha da Noite, um grupo de homens compostos por assassinos, estupradores e pessoas indesejadas (entenda, bastardos). Eles servem nesse grupo para proteger a Muralha, um imenso artefato antigo e secular que 
Enquanto isso, no outro lado desse mundo, temos Daenerys Targaryen. Viserys, o irmão mais velho de Daenerys, pretende retomar o poder sobre o Trono de Ferro. Para isso, ele casa sua irmã com o líder do grupo de bárbaros combatentes, especializados em combates montados. Seu nome é Khal Drogo. Ela também é auxiliada por Sor Jorah Mormont, um exilado de Westeros, por culpa de Ned Stark.
A jovem é filha do antigo rei de Westeros. Fugiram exilados, e depois de tanto tempo, ela pretende voltar para obter aquilo que por direito é seu. Mas antes, talvez ela tenha alguns percalços no caminho. Contudo, o sangue de dragões flui em suas veias. E uma magia antiga pode despertar dela.

"Dracarys!"
Daenerys Targaryen
Agora algumas curiosidades: mais de 150 bebês foram batizados com o nome de Khaleesi! O título é dado as mulheres dos Khals, líderes bárbaros. E um dos diversos títulos de Daenerys Targaryen.
O ator que interpreta Jojeen Reed tem 23 anos de idade! O cara nasceu em 1990!
Son Patrick, um dos personagens da obra, é um resultado de uma aposta. Explico: ele e um amigo apostaram que o Dallas Cowboy iria perder para o New York Giants (time do coração de Martin). Mas como Martin perdeu essa aposta, então ele deve que colocar um personagem com o nome de seu amigo. Que usa como símbolo uma estrela roxa (símbolo do Dallas Cowboy) morto por um gigante de gelo.
Sophie Turner adotou o cachorro que contracena com ela como um lobo gigante, raça do mundo de GoT. Lembrando que na história ela é a culpada pela morte de um desses animais. Para ver como podem ser contrastantes as personalidades do ator e do que se esta interpretando XP.
George Martin, se sente culpado por matar os personagens e por isso sempre passa nos sets de gravação. Não por piedade de sua criação, mas sim pois, por conta dele, o ator não estará na próxima temporada. Tanto que ele se sentiu extremamente mal com a cena do Casamento Vermelho. Se leu o livro em que isso ocorre ou assistiu esse episódio, você já deve entender o motivo.
O idioma dothraki foi criado para a série (não para os livros) e contêm mais de 3 mil palavras. Martin apesar de ser fã de Tolkien não é um filólogo, ou seja, não é um especializado em línguas. Eles correram atrás de David Peterson por indicação de um grupo especializado. Então, ele criou o idioma. Tanto que, por exemplo, Khal Drogo só tem duas falas na série em inglês (que seria como o idioma comum de Westeros), o resto é tudo em dothraki.
Existem várias versões da abertura da série, como a feita pelos atores que interpretam as crianças Stark (Samsa, Arya e Bran), assim como por Hodor. Sem contar as homenagens como uma abertura de Os Simpsons.
Sibel Kekilli, a amante de Tyrion começou sua carreira como atriz pornô. Lembrando que ela era uma prostituta na história. Jack Gleeson, que fez Joffrey Baratheon, recebeu uma carta do próprio Martin dizendo "todo mundo te odeia". Isso era uma confirmação de que realmente ele foi muito bom no papel. Lino Facioli, que interpreta Rob Arryn é brasileiro! O pior é que as cenas em que ele participa podem ser consideradas um tanto fortes no começo, visto que ele era um garoto de seis anos (Lino tinha treze quando começou) que ainda se amamentava na mãe.
O coração que Daenerys tem de comer na frente de Khal Drogo e seus homens era feito de gumberrys, balas de gelatina. Mas Emilia admite que não se sentiu bem e quase vomitou. E lógico, aquele cabelo nas cenas como uma Targaryen é uma peruca.
O próprio George pede que mudem algumas coisas na série, pois no livro, ele acreditou não ter ficado bom. Pequenas coisas, já que nem teria como alterar bastante da história agora. Aliás, quando Martin casou um amigo lhe fez ovos de dragão para ele. E ele incorporou aquilo na série. Tanto que são eles os usados no seriado.
Talysa Maegyr, o par amoroso de Robb Stark (na série somente, ela não existe nos livros), é interpretada por Oon Chaplin. É neta do grande Charles Chaplin!
Só George Martin e os produtores sabem o final da saga/série! Então, se o autor por algum acaso morrer (ele já esta velhinho e deve mais de um ataque cardíaco!), só Daniel e David saberão o final da história.
"Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre. Não existe meio-termo."
Cersei Lannister

Nenhum comentário:

Postar um comentário