domingo, 23 de fevereiro de 2020

SAW: Todos podem se redimir... Se REALMENTE quiserem..


A vingança muda uma pessoa. Te transforma em alguém que você nunca pensou em ser.
Em uma história, nós, por questão de mídias que absorvemos, temos uma ideia bem dualista: se há um herói há um vilão de forma bem clara. Na ficção, sempre o personagem principal deve ser o herói. Isso em especial com obras mais simplistas, como filmes da Marvel. Mas se o personagem principal é o herói, em Coringa, ele é o HERÓI?
Não. Sempre em uma história deve surgir um personagem principal. Mas Coringa, não é um herói. Ele é o vilão. Pois o dito herói que nós conhecemos hoje em dia pode até caminhar próximo da marginalidade, só que ele não se entrega as trevas. Mas será que podemos subverter isso? Veremos isso em SAW, ou como ficou aqui no Brasil conhecido... Jogos Mortais.

Algumas pessoas são tão ingratas por estarem vivas. Mas não você, nunca mais. 
-John Kramer
Dentro da história de Jogos Mortais mostra a direção e roteiro (muitas vezes, mas nas sequências ele só fica na produção mesmo) de James Wan. Falando sobre um assassino serial conhecido como Jigsaw. Ele fazia, literalmente, Jogos Mortais. E seu nome dado pela polícia, Jigsaw (Quebra-Cabeça) se deve ao fato de suas vítimas estarem sempre com um pedaço de carne cortado na forma de uma peça do jogo.
Querendo mostrar que a eles faltava algo.
Então, no decorrer dos filmes, nós descobrimos quem está debaixo da máscara de Jigsaw: John Kramer. Ele é um sujeito brilhante, mas um tanto quanto ferrado na vida. Ele descobriu que tinha câncer, sua mulher perdeu o filho, pois estava grávida, por um casal de drogados, entre outras coisas. E isso faz com que ele tente se matar. Só que ele não morre. Mas das cinzas do acidente ele renasce, diferente. Como uma nova força. Algo que não pode ser tratado por mal... Nem bom... Ou será que não?

Não está levando em conta o elemento mais importante de todos. A vontade de viver.
Normalmente quando assistimos filmes com temática de horror ou terror, sempre temos a ideia de que há um herói ou vilão. Entenda, há uma diferença entre heróis e vilões, para protagonistas e antagonistas.
Exemplo, dentro de histórias como as de HQs norte-americanas é comum vermos o herói de forma clara (Batman, Superman, Homem-Aranha, Capitão América) e o vilão sendo mais sombrio (Coringa, Lex Luthor, Duende Verde, Caveira Vermelha). Quando digo de FORMA CLARA, me refiro às atitudes dos heróis, ou seja, mesmo que sejam muitas vezes estranhos, você sabe que ele está agindo para um bem maior.
O que difere da ideia de um protagonista e um antagonista. Onde o personagem principal não precisa ser herói ou vilão (protagonista), mas que tem te passar por uma dificuldade induzida por outra figura (antagonista) para obter seus intentos.
E esse primeiro pensamento sobre heróis ou vilõe pode ser expresso pelos famosos filmes slasher.  Onde mesmo muitas vezes simpatizando com o vilão, você sabe que ele é mal. Exemplos são Michael Myers, Jason Voorhees e Freddy Krueger, quase todos sociopatas ou psicopatas.  Mas Jigsaw não quer matar ninguém. Ele quer salvar as pessoas, para ter uma segunda chance! Na consciência dele, ele está fazendo o certo.
Jonh Kramer busca sua filosofia punitiva/redentora. Na hora H, isto é, quando o infeliz que só fez merda na vida se vê entre a vida e a morte. Que convenhamos será muito dolorosa, é que ele se dá conta do monstro que é e que o subconsciente guardava a sete chaves dele mesmo e o moribundo se enganando o tempo todo nunca dava conta de sua alma suja e perversa tanto quanto qualquer marginal de esquina, nisso Jigsaw se tornou perito, ele retira a máscara demoníaca dos "tais" cidadãos de bem que na realidade só servem a "capetalismo" exacerbado e que em nome do poder, vítimas são dizimadas aos montes, tudo em nome de um sistema roído pela mendicância de ser rico materialmente e misérrimo etereamente.
Jigsaw não é apenas um justiceiro ou um mero psicopata de plantão, ele é um estudioso da alma humana em seu lado mais hediondo e por isso usa sua premissa de punição para tentar livrar as almas dos círculos viciosos que tanto nos matam a todo o instante.
Além disso, Jigsaw sempre está nos filmes da franquia. Até no terrível Jigsaw, o último que tem o mesmo ator das sete obras anteriores. Então, ele é o protagonista de Jogos Mortais.
Mas se for assim... Como será Spiral, a continuação da obra com Chris Rock e Samuel L. Jackson? Mistério...
FIM DE JOGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário