sexta-feira, 30 de abril de 2021

Capitão América: o soldado perfeito... E os sinistros acontecimentos ao redor dele!

Esse personagem surgiu, assim como a Mulher-Maravilha (da DC), na Segunda Guerra Mundial. Mas ele é mais lembrado com certeza. Tanto que em uma de suas capas (a primeira na verdade) surge o herói socando Hitler, fuhrer da Alemanha Nazista. 
Steve Rogers é a identidade do Sentinela da Liberdade, um símbolo da esperança norte-americana. É tratado como o maior líder, não só da Marvel, mas de todos os quadrinhos. 
Ele surgiu em Captain America Comics #1, antes mesmo de existir a editora Marvel como a conhecemos. Quando era chamada de Timing Comics em 1941. Criado por Joe Simon e Jack Kirby. Ele originalmente foi criado como uma propaganda na Segunda Guerra Mundial. Como um símbolo de esperança nesse período.
Mas veremos no final, que muitos o usam de um modo errado. Talvez por não entenderem o personagem.

Avante Vingadores!
-Capitão América
Na primeira edição temos o visual clássico que pouco mudaria durantes os anos, sua origem, assim como a do soro do supersoldado. Assim como o Batman, ele teria como seu parceiro um jovem menor de idade, Bucky Barnes. Além do confronto contra seu maior inimigo, o Caveira Vermelha. Além disso, ele seria o fruto de um projeto conhecido como Renascimento, para gerar um super soldado. Desde então, muitas vezes os governos de outros países copiariam esse projeto... Ou os EUA pode ter vendido esses projetos.
Tudo isso seria melhor detalhado na HQ, Capitão América: Sentinela da Liberdade (aliás, esse sub-título, virou um dos apelidos do Cap), que comemorava os 50 anos dos personagem.
De qualquer forma, o Capitão foi ressuscitado em The Avengers #4, com poucas modificações em seu visual. Ele que desapareceu por muitos anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, mas Jack Kirby o faria estar congelado, literalmente. Mas ainda está vivo graças ao gelo ártico e o soro do supersoldado. Ele se une a um grupo de heróis como Homem de Ferro, Thor e Vespa. E acabou se tornando líder muitas vezes da equipe.
Ele perdeu muitas coisas desde o fim da guerra, até hoje em dia. 
Mesmo com a perda de Barnes surgiria um novo parceiro ao Capitão. O Falcão, Sam Wilson, o primeiro super-herói afro-americano da Marvel. Tanto que o auxiliou contra o Caveira Vermelha, que estava em posse de um cubo cósmico. E o herói negro, até mesmo se tornou membro dos Vingadores.
Foi em 1974, o Capitão América deve uma crise com relação aos EUA. Notamos isso em Capitão América: Império Secreto (não confundir com um arco mais atual). O país vivia uma crise, retratada nos quadrinhos, quando se descobre que existia uma conspiração. Tramada pelo próprio presidente! Fazendo Rogers deixar de acreditar nos ideais norte-americanos. Abandonando o manto de Capitão América. Mas não seria a primeira vez.

Me render? ME RENDER??!! Tá pensando que essa letra na minha cabeça é a inicial da França?
-Capitão América
No arco, Capitão América Nunca Mais, ele é questionado por ter sido criado pelo exército dos EUA. Que serviria como uma arma bélica para o país. Caso contrário deveria abandonar esse manto. E é o que faz. Ele passa a ser chamado apenas de Capitão.
Mas com Mark Waid no roteiro do personagem, em Operação Renascimento, criou uma maior conexão entre o Capitão e o Caveira Vermelha. Além de introduzir a personagem Sharon Carter, interesse amoroso de Rogers. 
Em o Soldado Invernal, surge um personagem que todos achavam mortos. Sempre na Marvel existiam regras não escritas de jamais ressuscitar personagens como Tio Ben, Gwen Stacy e Buck Barnes. E nessa saga o último ressurge.
Soldado Invernal seria uma arma dos soviéticos, como uma sombra. Ele teria levado uma lavagem cerebral, pelos russos e colocado contra o Capitão América.
Com os acontecimentos de Guerra Civil, no fim do conflito, ele teria sido morto. Ele teria sido preso pela lei de registros dos super-heróis. Mas a caminho de um tribunal, sofre um atentado, onde é morto a tiros.
Bucky Barnes assume o lugar de seu mentor por um período depois disso. 
Mas como ninguém morre definitivamente na Marvel e na DC, surge Steve Rogers mais uma vez em Capitão América: Renascimento.
Alguns anos depois, os efeitos do soro do super-soldado teriam sumido, e então ele passou seu manto a outro herói. Pois sem o soro, o corpo de Rogers envelheceu. Então, surgiria o Capitão América, Sam Wilson.
Mas novamente, isso seria corrigido através de conveniências de roteiro. E depois das Guerras Secretas, o Capitão América voltou. Mas não exatamente como antes. Pois pouco tempo depois se descobriu que ele teria se tornado um agente infiltrado da Hydra! Tudo isso deveria ter acontecido a ações de Kubik, um cubo cósmico vivo.
Depois de Guerra Civil 2, ocorreu o Império Secreto, onde é revelado ao mundo essa mudança do antigo Sentinela da Liberdade. Mas no final, o verdadeiro Steve ressurgiria mais uma vez.
O escudo do Capitão é feito de vibranium, ainda assim, ele já foi destruído algumas vezes. Pois ele absorveria quaisquer vibrações. E seu formato era parecido como os de um escudo medieval. Mas devido a outra editora, que detinha direitos sobre um personagem com símbolos parecidos (com o excelente nome de Escudo) eles mudaram para essa forma circular.
Aliás, vibranium é um dos únicos metais que não pode ser controlado por Magneto! Ou seja, é um dos itens que podem combater o mutante nível ômega. O escudo pesa 6 quilos. Possuindo 76 cm de diâmetro.
Um dos fatos que poucos sabem que, assim como o adamantium foi uma tentativa frustrada de criar um novo material poderoso como o vibranium, paralelamente, várias agências governamentais estavam produzindo um super-soldado. Na verdade, como a fórmula para o soro do super soldado morreu com o cientista Dr. Abraham Erskine, eles tentaram reproduzir isso através de diversos métodos. O próprio programa Arma X era uma dessas tentativas.
Notem que o governo canadense fez cerca de 10 tentativas até chegar a famosa Arma X, Logan, mais tarde chamado de Wolverine. O X não tem relação com o gene X que ele carrega, mas sim com o número de tentativas para produzir esse soldado ideal. E só na décima tentativa o adamantium foi introduzido no corpo da experiência, no caso Logan. Mas não ficou só nele, mas em mutantes como Dentes de Sabre, pois só eles seriam capazes de resistir ao processo. 
Grant Morrison aprofundou mais isso em histórias para a Marvel, falando que todos esses projetos (antes e depois do Wolverine) seriam chamados de Arma Extra. E o "Arma 1" (ou em algarismos romanos Arma I, entenderam?) seria considerado Steve Rogers. O soro do super soldado até hoje considerado o único grande sucesso do projeto Arma Extra. E tudo que veio depois dele, foram tentativas de replicar essa experiência.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi criado o projeto Renascimento. Como dito antes, com o dedo do projeto Arma Extra ou talvez daí tenha surgido o projeto (uma alteração muito boa no final das contas), ele funcionou. Criando o herói da Marvel. Entretanto, muitos países criaram sua própria versão de um super-soldado. 
O Canadá teria feito o projeto Arma X já citado aqui. Mas na URSS surgiu o projeto Sala Vermelha. Ele transformaria, meninas órfãs em sanguinárias assassinas. Na verdade, por conta deles tivemos três Viúvas Negras (Natasha, Yelena e Ania) e o Soldado Invernal (Bucky Barnes, norte-americano que foi o ajudante do Capitão América e que sempre se acreditou estar morto e, como dito antes, assumiu por um período o manto do Sentinela da Liberdade). A própria Natasha Romanov acreditava ter sido uma mulher casada com um dos membros das forças aéreas russas. Ela mesmo teria participado da companhia de ballet Bolshoi. Quando Alexei, seu marido morreu, ela teria se inscrito na KGB. Mas Alexei não morreu e se tornou o Guardião Vermelho, a versão soviética do Capitão América. E obviamente a memória de ser bailarina era falsa também.
Natasha carrega consigo o sangue dos Romanovs, os últimos czares russos. A prova disso é que muitos anos atrás Logan e Capitão América (em 1941) se unem para salvar uma criança das mãos do Barão Von Strucker. Eles estariam combatendo a organização criminosa, a Mão. O nome dessa menina era Natalia Romanova, que se tornaria depois Natasha. Entretanto, note que tanto Logan e Steve tem seus motivos para continuarem novos. Mas a menina não tem, pois a história se passava nos anos 90. Ou será que tinha?
Em Viúva Negra: Origem Mortal, descobrimos como ela sobrevive até hoje: em 1928, ela teria sido resgatada por Ivan Petrovich de um incêndio. Ele foi informado pela mãe - que teria morrido nesse acontecimento - que a bebê Natalia não era uma criança qualquer. Seria ela a filha perdida do czar Nicolau. E ela seria mandada pelo próprio Josef Stalin para o Departamento X, da Rússia. 
Se os EUA tinha o projeto Renascimento, e o Canadá o projeto Arma X, a URSS tinha a Sala Vermelha. Gerando os melhores espiões maravilhosos, quase sempre mulheres, que seriam mestras na espionagem e assassinato. Com lavagem cerebral e uso de estimulantes bioquímicos. 
A mente por de trás dessa série de lavagens cerebrais era Grigor Pchelintsov. Um psicotecnólogo. Juntamente com um "programador", apenas conhecido como professor Radchenko. Aos quais conseguiram implantar memórias falsas nas alunas da Sala Vermelha, mas Radchenko desertou para os EUA.
E um dos professores da Viúva Negra, Natasha tinha lutado lado a lado com o Capitão América. James Buchanan Barnes, Bucky Barnes, o Soldado Invernal. Karpov que pegou o rapaz, usando a mesma técnica das viúvas negras implantou nele falsas memórias, e o transformou em um assassino da URSS.
E a Sala Vermelha e o projeto Soldado Invernal eram separados por motivos terríveis.
Então vimos como o Capitão América influenciou o surgimento de uma porrada de personagens: Wolverine, Soldado Invernal, Viúva Negra e por ai vai.
O soldado perfeito pode ser americano, mas ele já abdicou desse cargo diversas vezes, quanto notava que seu governo era corrupto.

Trump é egoísta
-Neal Kirby
Aqui coloco a opinião do filho de Kirby, Neal Kirby, sobre o uso da imagem do Capitão pelos invasores do capitólio no final de 2020:
Devemos nos lembrar que o Capitão América é um símbolo. E muitos já o usaram de uma forma errada. Como foi a invasão do Capitólio nos EUA em 2020.
Em Dezembro de 2020 ocorreu a invasão do Capitólio por apoiadores de Donald Trump, um ato visto como vergonhoso para a política do EUA.
Muitos manifestantes estavam usando símbolos de super-heróis como o do Justiceiro e do Capitão América.
Neal Kirby, filho de Jack Kirby o co-criador do Capitão América, compartilhou uma declaração comovente sobre o uso indevido da imagem do herói, além de critica os manifestantes.
O âncora da CNN, Jake Tapper, obteve o depoimento completo de Kirby aos rebeldes, que também detalhou as origens do icônico personagem de quadrinhos. Confira abaixo:
“Meu pai, Jack Kirby, junto com seu parceiro Joe Simon, criaram o Capitão América em 1941. Talvez o símbolo mais icônico do patriotismo desde o Spirit of 1776. O Capitão América se manteve como um símbolo e protetor de nossa democracia e do governo da lei nos últimos 79 anos”, começou ele.
“Ele foi criado por dois judeus de Nova York que odiavam nazistas e odiavam valentões. O Capitão América defendeu os oprimidos e, como a história foi escrita, mesmo antes de ganhar força e processo dos cientistas do Exército, sempre representou o que era justo e nunca desistiu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário