quinta-feira, 6 de maio de 2021

The Sopranos: Você está assistindo uma série mais realista sobre como é a vida um mafioso


The Sopranos (Família Soprano, no Brasil) não é algo romantizado como The Godfather (O Poderoso Chefão). Aqui acompanhamos um verdadeiro anti-herói. Ou melhor, um protagonista, que não é o poço de moralidade de qualquer série, filme ou animação. Mas é tão humano quanto nós. Só que antes, devemos confessar, ele é um grande filho da puta...

Psiquiatra: Em que área trabalha?
Tony: Em manejo de lixo.
Esse tipo de série não existia antes de The Sopranos (assim como coisas mais diferentes e cheias de mensagens subliminares só surgiram depois do surgimento de Twin Peaks). E Tony Soprano nós dá um vislumbre do que é a violência mafiosa norte-americana. 
Surgido nos anos 90, essa série surgiu na HBO. E quem conhece esse canal de TV a cabo norte-americano, sabe que violência é com eles. A prova disso que um de seus sucessos mais recentes foram Game of Thrones. Eles fariam uma série dramática diferente de tudo que existiu.
As séries de TV até então eram todas padronizadas: ou sitcoms de humor com uma família perfeita (quase sempre) ou séries de ação genéricas. Com temporadas longas e vários episódios nelas. E seguindo a moral e bons costumes.
A HBO mexeria com isso, criando a própria regra para suas séries. Fazendo um drama e uma comédia. Obviamente Sopranos é um drama... Bem forte!
Além disso, a série tinha um nível de filmagem comparado ao de cinema. E seu protagonista era extremamente complexo, não podendo ser enquadrado nas linhas de moralidade de preto e branco. Nem cinza. Esqueça maniqueísmos. 

Meu filho está falando em suicídio. Então eu estou preso aqui para sempre.
-Tony Soprano
Tony Soprano é um pai de família, italo-americano, com uma vida aparentemente comum, com os mesmos problemas que alguém nos EUA teria. Problemas com os filhos, a esposa e as despesas do dia a dia. Mas ele na verdade é um membro da máfia!
Ele vivia matando, roubando e cometendo crimes (não tão de forma explicita quanto pensa, mas muitas vezes violenta) e depois voltava para casa como se nada tivesse acontecido. Tony tem uma vida normal, mas pode extorquir algumas pessoas ao sair de seu lar. 
Como um chefe de família e da máfia, (que também é uma espécie de família, do seu jeito criminoso) ele começa a série com crises de ansiedade. Então ele faz terapia, o que é perigoso, pois ninguém deveria saber dos seus atos. E com a psiquiatra, é que nós vemos a vulnerabilidade dele. Já que como líder mafioso ele não pode demonstrar fraquezas
O formato de Sopranos é diferente de tudo já visto até então. Pois rompe com o formato de episódios de TV. Pois por exemplo, não tem sons próprios da série, só rocks antigos já conhecidos. Não tem ganchos de um episódio pro outro, então você nem imagina MESMO o que vai acontecer.
Mesmo sendo uma história envolvendo a máfia, ela poderia simplesmente ser uma série que trata sobre as famílias tradicionais norte-americanas. Com algumas influências estrangeiras, mas sem preconceitos ou ufanismos.
Com o decorrer da trama ele se torna chefe da máfia em Los Angeles, mas como isso se torna um problema na vida dele, o faz recorrer a ter que se abrir para alguém. Que não fosse sua família. E como são problemas psicológicos, envolvendo sua família, a máfia, ou os dois, ele se abre para a psiquiatra. Então vemos como é sua mentalidade. Entendemos que ele não é um monstro, mas um produto de onde ele está inserido.
Não me entendam mal. A série jamais deixa de 

Quer que não leia só a Hustler? Ele tem de ler O Estrangeiro. Querem que ele seja culto? O que é cultura? Ganhar mais? Isso é cultura.
-Meadow Soprano
David Chase (o criador da série) nos relata uma história sem mocinhos ou vilões, mas com violência bem explícita quando necessário. 
Essa série ficou no ar de 1999 a 2007 e deve 6 temporadas. Foi indicada a 250 prêmios, sendo que ganhou mais de 100 deles! É uma daquelas séries que divide o mundo em antes e depois. Criando novos exemplos de interpretação e dramaturgia nos dias de hoje.
Seus episódios não se resolviam no próprio episódio. Mesmo que outras séries padrões, antes de Sopranos, tivessem uma leve continuidade, nada era como a série de mafiosos. Lembrando que isso salvou a HBO, que se tornou detentora apenas de filmes que comprava direitos para exibir em seu canal. O que tornou ela em uma piada antes da criação de David Chase.
Então eles investiram em The Larry Sanders Show e The Sex and The City. Ambas até que foram bem sucedidas, mas nada como The Sopranos antes teria acontecido. Sem contar que antes disso, temos a subversiva Oz, que deixa Orange Is The New Black, no chinelo. Violência em diversas estruturas nunca antes vistas.
Ele criou a Terceira Era de Ouro da Televisão, onde até animações estão subversivas e complexas. Bojack. O engraçado é que David Chase não queria que fosse um sucesso, para que o seu episódio piloto, fosse transformado em um filme. O que não deu certo para se tornar um longa-metragem, mas o tornou um seriado. 
The Sopranos é um clássico em seu próprio tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário