sábado, 8 de julho de 2023

Victor Creed: um homicida mutante, que está longe da salvação...

Não se sabe, realmente, sobre o início da vida do mutante selvagem chamado Victor Creed, embora se acredite que ele sofreu uma infância abusiva nas mãos de seu pai que, enojado com a natureza mutante do menino, frequentemente o espancava e o acorrentava no escuro. porão de sua casa. Quando adulto, Creed adotou o nome Dentes de Sabre (Ou Sabertooth em inglês) e, na década de 1910, era conhecido por esse nome em uma pequena comunidade da fronteira canadense, onde intimidava quase todos. Uma das poucas exceções foi um jovem chamado Logan , que Dentes de Sabre sentiu que tinha habilidades sobre-humanas semelhantes às suas. Odiando o amor que existia entre Logan e uma jovem indígena chamada Silver Fox, Sabretooth a agrediu brutalmente, aparentemente estuprando-a e deixando-a para morrer. O enfurecido Logan então forçou Dentes de Sabre a uma batalha campal, que terminou com a vitória de Dentes de Sabre. Sem o conhecimento de nenhum dos combatentes, Silver Fox sobreviveu ao ataque e logo partiu da comunidade.
Pouco se sabe sobre as atividades subsequentes de Dentes de Sabre até o início dos anos 1960, quando serviu no Time X, uma unidade de inteligência especial dirigida pela Agência Central de Inteligência para o subversivo Programa Arma X. No Time X, Sabretooth se reuniu com Logan, agora conhecido como Wolverine, e Silver Fox, no entanto, nenhum deles se lembrou de suas experiências anteriores devido a falsos implantes de memória fornecidos pelo aliado da Arma X, Psi-Borg.
Sabretooth teve um desentendimento com Wolverine durante uma missão em Berlim Oriental, na Alemanha, no início dos anos 1960, exacerbando a já tensa animosidade entre os dois. Durante a mesma missão, Sabretooth conheceu e namorou Leni Zauber, uma agente de outra agência governamental não identificada. Sem o conhecimento de Sabretooth, Zauber era na verdade o mutante metamorfo conhecido como Mystique.. Sabretooth permaneceu com Zauber por um mês antes de retornar às suas funções no Time X e permaneceu com o time até sua dissolução. Ele então partiu por conta própria como assassino contratado, ganhando reputação mundial. Em algum momento nas décadas seguintes, ele se tornou aluno do enigmático Estrangeiro, chefe da guilda de assassinos conhecida como Clube 1400 e um dos poucos homens que Dentes de Sabre respeita. Sabretooth também foi novamente manipulado por Mystique, que, por motivos próprios, o seduziu para engravidar de seu filho. No entanto, o filho resultante não tinha potencial mutante e foi abandonado por Mystique, crescendo para se tornar o ativista anti-mutante Graydon Creed.
Enquanto trabalhava para o elitista Hellfire Club , Sabretooth entrou em conflito com Wolverine na qualidade deste último como agente do Departamento K do governo canadense. Meses depois, um Wolverine amnésico, tendo sido recentemente submetido a experimentos que ligavam o metal inquebrável Adamantium ao seu esqueleto, procurou o conselho do criador de Adamantium, Doutor Myron MacLain. Sabretooth, contratado por pessoas não identificadas, interrompeu a consulta e tentou matar seu ex-inimigo e companheiro de equipe, apenas para ser parado pelos aliados de Wolverine. Em algum momento, Dentes de Sabre começou a perseguir Wolverine anualmente no dia em que Wolverine acreditava ser seu aniversário.
Nos últimos anos, Dentes de Sabre, embora sempre um homem violento, gradualmente começou a desenvolver uma sede de sangue psicótica que superou sua personalidade humana sem coração. Como resultado dessa nova mutação, as características de Sabretooth tornaram-se mais semelhantes a animais, uma condição que eventualmente se corrigiu. Ele chamou a atenção pela primeira vez na era moderna, quando sequestrou o notável advogado Jeryn Hogarth, que foi resgatado por seu cliente, o artista marcial conhecido como Punho de Ferro. Mais tarde, Sabretooth formou uma parceria com o criminoso fantasiado, o Constrictor, em uma missão para o crimelord Montenegro. No entanto, impulsionado por sua fome de violência, Sabretooth se disfarçou e matou várias pessoas na cidade de Nova York, resultando em relatos de um misterioso “Slasher”. Quando Dente de Sabre foi exposto como o Slasher, ele e o Constrictor se viram lutando não apenas com o Punho de Ferro,Power Man , o detetive ciborgue Misty Knight e o aventureiro mutante El Aguila. Sabretooth e o Constrictor foram forçados a recuar, no entanto, o par mais tarde buscou vingança contra Knight, apenas para encontrar novamente a derrota nas mãos de Power Man e Iron Fist.
Mais tarde, em um esforço para provar seu valor ao Estrangeiro, Dentes de Sabre rastreou o aventureiro fantasiado de Gato Preto, que havia entrado em conflito com alguns dos agentes do Estrangeiro. O esforço levou a batalhas com o Gato Preto e o combatente do crime fantasiado Homem-Aranha , com Dente de Sabre sendo hospitalizado sob guarda. Logo escapando, ele foi posteriormente recrutado por um velho conhecido, o ladrão mutante Gambit , para se juntar ao grupo de assassinos mutantes, os Marotos , a serviço do enigmático geneticista Senhor Sinistro . Os Marotos foram enviados para massacrar a comunidade mutante subterrânea de Morlocks ., levando a um confronto com os aliados dos Morlocks, a equipe de aventureiros mutantes, os X-Men, que contavam com Wolverine entre suas fileiras. No curso do chamado "Massacre Mutante", Dentes de Sabre e Wolverine lutaram várias vezes, com Dentes de Sabre finalmente encontrando a derrota.
À medida que sua sede de sangue aumentava, Dentes de Sabre contratou o telepático Birdy para ajudá-lo a manter seus impulsos sob controle, apenas para Birdy ser assassinado por seu filho Graydon, agora um ávido ativista anti-mutante com um profundo ódio de seus pais. Sabretooth então caiu em uma matança, apenas para ser capturado por seu ex-companheiro de equipe X Maverick e os X-Men. O fundador dos X-Men, o telepata Professor Charles Xavier, assumiu a tarefa de ajudar Dentes de Sabre a superar seus impulsos sanguinários, assim como os X-Men ajudaram Wolverine a lidar com seus próprios ataques de raiva. Dentes de Sabre jogou junto no início, embora fazendo pouco para esconder seu desprezo pelos X-Men, mas quando a oportunidade se apresentou, ele escapou de sua cela na mansão de Xavier. Confrontados por Wolverine, os dois lutaram ferozmente e Dentes de Sabre quase foi lobotomizado quando Wolverine enfiou uma de suas garras no cérebro de Dentes de Sabre. Após este ataque, Sabretooth parecia excepcionalmente passivo, e um dos aliados dos X-Men, a jovem mutante chamado Boom-Boom, gostou do prisioneiro aparentemente pacífico e procurou ajudá-lo a se reformar. No entanto, Sabretooth logo recuperou sua verdadeira personalidade e se voltou contra Boomer e os X-Men, quase matando a X-Man Psylocke durante sua fuga.

Não muito tempo depois, Sabretooth foi recrutado pelo governo dos Estados Unidos para perseguir o rastreador mutante com defeito conhecido como Hound. Para esse fim, Sabretooth foi instalado como um membro da equipe mutante X-Factor patrocinada pelo governo , para grande desgosto do líder do X-Factor, Forge. Desconhecido para seus supostos companheiros de equipe, Sabretooth era na verdade um agente adormecido do programa Hound do governo, sob ordens de matar o X-Factor caso fossem considerados incontroláveis. Ele foi forçado a usar um colar inibidor que administrava um choque severo em seu sistema nervoso se ele se tornasse excessivamente agressivo com qualquer um de seus companheiros de equipe ou se tentasse remover o colar. Depois de se juntar a seu companheiro de equipe Mystique na oposição às organizações terroristas Hydra e AIM, Sabretooth obteve pílulas para ajudá-lo a superar a dor e, após conseguir remover a coleira, agrediu selvagemente vários outros membros do X-Factor antes de escapar. Rejeitando a autoridade do governo, Sabretooth também matou vários membros em potencial do Programa Hound, atrasando os esforços do governo para controlar os mutantes. Sabretooth também entrou em conflito com o supersoldado russo Omega Red , que procurou capturar o mutante selvagem e trazê-lo para a telepata russa Elena Ivanova, cuja mãe Sabretooth havia matado anos antes, enquanto ela ainda estava no útero.

Sob circunstâncias não reveladas, Sabretooth tinha o metal quase inquebrável Adamantium ligado a seu esqueleto e garras, assim como o Programa Arma X havia feito com Wolverine décadas antes. Sabretooth então atacou Wolverine durante seu casamento com o Viper na nação insular de Madripoor, apenas para Wolverine ser forçado a cooperar com seu inimigo para salvar Madripoor de uma tentativa de invasão do clã ninja Hand e da organização terrorista Hydra . Em um encontro posterior, Sabretooth e Wolverine foram colocados um contra o outro pelo eterno mutante Apocalipse , que procurou transformar um deles em um Cavaleiro .em seu serviço. Depois de uma batalha selvagem, Wolverine derrotou Sabretooth, arrancando seu coração, e Apocalipse removeu o Adamantium de Sabretooth, ligando-o ao esqueleto de Wolverine. Deixado para morrer, Sabretooth foi encontrado em um estado extremamente enfraquecido por Gambit e o metamorfo mutante Courier. O trio invadiu uma das bases do Senhor Sinistro e, depois de algumas negociações, Dente de Sabre recebeu um tratamento para dar o pontapé inicial em seu fator de cura. Gambit posteriormente garantiu Adamantium suficiente do ex-parceiro de Dentes de Sabre, o Constritor, para mantê-lo vivo.

Restaurado ao seu antigo eu, Dentes de Sabre juntou-se à Irmandade de Mutantes reestruturada de Mystique em um esforço para liberar um vírus que infectaria a população humana normal. No entanto, após um ataque à base de pesquisa da Ilha Muir, Dentes de Sabre foi derrotado pelo X-Man Bishop .
Sabretooth foi posteriormente capturado pelo reformado Programa Arma X, e Adamantium foi mais uma vez ligado ao seu esqueleto. Sabretooth foi usado como o principal agente do Programa, responsável por recrutar outros ex-membros do Arma X de volta ao redil. Dentes de Sabre recrutou o mercenário Deadpool, mas não conseguiu recrutar seus ex-companheiros do Time X, Maverick e Wraith. Sabretooth foi então designado como back-up na missão de Deadpool para matar o mutante que muda de forma chamado Copycat , ex-amante de Deadpool. Quando Deadpool se recusou a matá-la, Dentes de Sabre realizou a ação.
Dentes de Sabre logo traiu a Arma X roubando seus dados sobre os mutantes conhecidos do mundo, dados que ele usou como isca para recrutar mais dois inimigos de Wolverine, Omega Red e a ciborgue Lady Deathstrike, para atacar os amigos e familiares de Wolverine, capturando a jovem protegida de Wolverine, Amiko Kobayashi . . Sabretooth rapidamente traiu esses aliados também, teletransportando a si mesmo e Wolverine para a instalação original e há muito abandonada da Arma X, onde ele provocou seu inimigo com a revelação de que parte da amnésia de Wolverine sobre sua vida se devia a seu próprio fator de cura, que reprimia memórias excessivamente dolorosas. 
Usando códigos de comando roubados do diretor do projeto Arma X, Sabretooth utilizou um dispositivo que tirou Wolverine de seus poderes mutantes. Sabretooth então desafiou Wolverine para uma suposta batalha final durante a qual suas próprias habilidades mutantes foram negadas pelo mesmo dispositivo. Ambos os mutantes aparentemente morreram de ferimentos sofridos na luta que se seguiu, mas uma vez que seus poderes foram reativados, ambos foram revividos por seus fatores de cura mutantes.
A seguir, Dentes-de-Sabre começou a usar os dados roubados para assassinar vários mutantes, que estavam a ser considerados pelo Programa Arma X, que rapidamente o recapturou e o submeteu ao poder hipnótico do mutante Mesmero para o manter na linha. No entanto, Mesmero logo perdeu seus poderes, deixando Dentes-de-Sabre uma ameaça mais uma vez. Dentes-de-Sabre escapou da Arma X uma segunda vez com a ajuda do Senhor Sinistro, então disfarçado como o cientista principal do projecto, o Doutor Charles Windsor. Voltando aos seus antigos hábitos de mercenário, Dentes-de-Sabre aceitou o emprego de uma ramificação da Arma X para localizar um sujeito de teste fugitivo chamado Nativo. Em desvantagem em relação à Nativa, Dentes-de-Sabre manipulou Wolverine para que a seguisse por ele, mas acabou por ser traído pelos seus empregadores quando estes recapturaram a sua presa. Em busca de vingança, aliou-se a Wolverine para invadir as instalações onde a Nativa estava detida. Depois de matar os seus patrões e ver Wolverine e o Nativo a fugir, Dentes-de-Sabre jurou terminar o trabalho que tinha começado.
Recentemente, Dentes-de-Sabre voltou a "aliar-se" aos X-Men. Juntou-se à equipa Rogues, ao lado de Cable, Cannonball, Iceman e outros. Wolverine não concordou com a decisão de ter Creed novamente na mansão e decidiu acertar as contas com ele de uma vez por todas. A batalha levou-os a Wakanda, onde lhes foi revelado que ambos eram descendentes de uma escala evolutiva semelhante à do "lobo" e não à do macaco.
Dentes-de-Sabre foi raptado do seu cativeiro em Wakanda por um indivíduo desconhecido. Foi levado para as instalações do antigo Departamento H (Arma X), onde Wolverine o encontrou num tanque criogénico semelhante àquele em que Wolverine estava quando foi transformado pela Arma X. Dentes-de-Sabre libertou-se e matou uma Feral sem poderes, e feriu gravemente a sua irmã Thornn. Dentes-de-Sabre parecia estar mais feroz e cruel do que nunca, e foi revelado que o seu capturador era Romulus, um indivíduo que tem uma ligação inexplicável com Logan e Creed. Creed enfrentou Wolverine, que empunhava a lâmina muramasa que anulava os fatores de cura de ambos; Logan decapitou Creed, aparentemente acabando com a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário