sábado, 21 de outubro de 2023

Lindsey Stirling: dança, violino e o mundo pop combinando demais


Combinando seu amor pela música clássica com dança eletrônica e hip-hop, a artista californiana Lindsey Stirling é uma violinista, dançarina e performer que superou a fama viral inicial com uma carreira solo que conquistou o público do pop mainstream. No início, ela era conhecida por seus vídeos de covers no YouTube e por competir na temporada de 2010 do America's Got Talent, mas ela rapidamente se tornou um sucesso após o lançamento de seu álbum solo de estreia autointitulado em 2012. Com o passar da década, ela lançou vários álbuns que chegaram aos top five com certificado de ouro, incluindo Shatter Me de 2014 e Brave Enough de 2016, ambos os quais a encontraram expandindo seu som com cantores como Lzzy Hale, John Legend, Dia Frampton, Christina Perri, Rivers Cuomo e outros. Stirling continuou a explorar um novo território musical, lançando o álbum de férias de 2017, Warmer in the Winter, e colaborando com as vocalistas Amy Lee e Elle King em seu álbum de 2019, Artemis. Um segundo álbum de férias, Snow Waltz, chegou em 2022.
Nascido em Santa Ana, Califórnia, Stirling cresceu no Arizona e começou a estudar violino clássico aos cinco anos de idade. Na adolescência, ela tocou em uma banda de rock chamada Stomp on Melvin e competiu na Junior Miss, ganhando o título Arizona Junior Miss. Membro ativo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ela estudou recreação terapêutica na Universidade Brigham Young. Em 2010, Stirling apareceu como a "violinista de hip-hop" no programa America's Got Talent da NBC, no qual ela exibiu seu estilo único de dançar e tocar violino ao mesmo tempo acompanhado por faixas eletrônicas de apoio. Depois de terminar nas quartas de final do show, Stirling começou a se concentrar mais em filmar vídeos para seu canal no YouTube. Trabalhando com o diretor/diretor de fotografia Devin Graham, ela produziu uma série de vídeos apresentando-a em belos e evocativos cenários ao ar livre ou com impressionante acompanhamento visual; um de seus vídeos, "Crystallize", acabou sendo visto mais de 100 milhões de vezes. Ela lançou seu álbum de estreia autointitulado com material totalmente original em 2012 por meio de seu próprio selo Lindseystomp. O álbum vendeu mais de 200.000 cópias nos Estados Unidos como um lançamento independente e foi certificado ouro na Alemanha (vendendo mais de 100.000 cópias lá), Áustria e Suíça.
Após turnês de sucesso nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Rússia, Stirling assinou um contrato com a empresa de gerenciamento de Lady Gaga, Atom Factory, e relançou seu álbum de estreia homônimo pela Universal Music. Em 2013, Stirling lançou dois EPs colaborativos - um com Tyler Ward, outro com Ward e Chester See. Seu segundo jogador de longa duração, Shatter Me, chegou no ano seguinte. Foi o primeiro a incluir colaborações com outros vocalistas (Lzzy Hale, Dia Frampton), e estreou em segundo lugar nas paradas de álbuns. Além de participar de várias novas colaborações (Jesse J, Pentatonix, Joy Enriquez), Stirling dedicou grande parte de 2014 e início de 2015 a uma grande turnê mundial que a levou pela América do Norte, Europa e Oceania.
Em junho de 2015 ela anunciou a conclusão de uma autobiografia, The Only Pirate at the Party, e começou a trabalhar em um novo álbum. Lançado em 2016, Brave Enough foi uma produção parcialmente financiada por fãs que incluiu o single "Arena". O álbum - que estreou no topo das paradas clássicas e de dança / eletrônica da Billboard - contou com participações de Weezer's Rivers Cuomo, rapper indiano-americano Raja Kumari, rapper cristão Lecrae, Christina Perri e Andrew McMahon in the Wilderness. Sua colaboração com o último, "Something Wild", foi escolhida como música tema para a reinicialização da Disney de Pete's Dragon, lançada em 2016. No final do ano e em 2017, Stirling embarcou em uma gigantesca turnê mundial em apoio do álbum, incluindo datas nos Estados Unidos, Europa, Austrália e América do Sul. Em maio, ela foi premiada com o Top Dance/Electronic Album no Billboard Music Awards de 2017 por Brave Enough. O single "Love's Just a Feeling" apareceu ao mesmo tempo e contou com vocais convidados do cantor e compositor irlandês Rooty.

Em outubro de 2017, Stirling lançou seu quarto álbum de estúdio, Warmer in the Winter, com tema natalino, que contou com participações especiais de Trombone Shorty, Alex Gaskarth do All Time Low e Sabrina Carpenter. Nesse mesmo ano, ela competiu na 25ª temporada do Dancing with the Stars. Ela voltou à música em 2019, lançando o single "Underground" e anunciando seu quinto álbum de estúdio, Artemis. O álbum, que usou a deusa homônima como estrutura para explorar a perseverança, foi lançado em setembro do mesmo ano. Artemis contou com as convidadas Amy Lee do Evanescence ("Life Goes on and On") e Elle King ("The Upside"). Lee retribuiu o favor, incluindo Stirling na música de 2020 do Evanescence, "Use My Voice". O violinista também foi destaque no mesmo ano na música "We Are Warriors" da cantora Avril Lavigne.
Em 2021, ela lançou o single autônomo "Lose You Now" com o vocalista Mako. Com base no instrumental "Guardian" de Artemis, Stirling encarregou Mako de escrever a letra da faixa, que foi criada como uma homenagem a seu falecido pai. No ano seguinte, Stirling voltou aos padrões do feriado com seu segundo conjunto temático, Snow Waltz, que apresentava o tom de rock "Ice Storm".

Nenhum comentário:

Postar um comentário