sábado, 7 de outubro de 2023

Uso de sampler brasileiro em jogo japonês... Mas a gente já fez muito mais antes...

Como uma propaganda brasileira de cerveja, foi aparecer no game Capcom VS Snk? Ela parece uma coisa meio estranha hoje em dia, mas naquela época era quase inimaginável.
Nos anos 2000, o compositor do game era Satoshi Ise, para toda a trilha sonora.
Em compensação, aqui no Brasil, desde 1987, utilizava o seguinte bordão nas suas propagandas: Kaiser, uma grande cerveja, a cerveja dos momentos felizes.
Foi quando Satoshi Ise decidiu baixar algumas músicas para conhecer sons, trilhas de outros países. Ele usou um programa chamado Napster, que aqui no Brasil era parecido com o KaZaa e o EMule - utilizados por aqui para baixar músicas e filmes, com o início da internet.
E juntos desses downloads todos, ele baixou o MP3 da propaganda da Kaises vinculada a Jovem Pan FM. Ele escutou, mas creio que não sabia do que se tratava. Pegando, como as pessoas pegam frases em inglês famosas e remixam? Então, foi um processo parecido.
Então temos o game na tela de opções falando: Kaiser, uma grande cerveja, a cerveja dos momentos felizes. Bizarro né? Mas os brasileiro
Kevin O Cris e Denis DJ se uniram e fizeram um hit que o som Tá ok. Mas pouca gente sabia qual era o sampler utilizado para essa música em específico. Era a trilha sonora de Silent Hill 3, Never forgive me, never forget me.
Então, a música é de um jogo de videogame da Konami, mas seguindo a linha de terror e horror. E o trechinho do sample está por toda parte.
Mas não é só a primeira vez que isso foi feito. O grupo de funk, Bonde do Tigrão, pegou uma música do grupo de som eletrônico (colocado em grupos EBM - Eletronic Body Music), Front 242. E remixaram para a música tema desse grupo brasileiro. Isso sem contar quando MC Catra, pegou a música Tédio, da banda de rock brasileiro, Biquíni Cavadão, e a tornou em uma música sobre adultério.
Japoneses fizeram isso com a gente, mas estamos a anos luz a frente nisso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário