quarta-feira, 3 de maio de 2017

Homem-Aranha: o Amigão da Vizinhança

"Com grande poderes, vem grandes responsabilidades"
Tio Ben
O Teioso é um dos personagens mais queridos da Casa das Idéias. O Homem-Aranha é tão querido, que tecnicamente é impossível falar sobre a editora Marvel sem citar Peter Parker. O sobrinho do tio Ben (não o Coisa, o outro tio Ben!) que fixou em nossa mente a frase, "com grande poderes vem grandes responsabilidades".
Esse personagem, que apesar de não parecer, tem mais de cinquenta anos, trouxe muita personalidade aos quadrinhos. Pois além de ser um rapaz muito bem humorado, ele começou a colocar problemas reais na vida de um herói. Coisa até então inédita nas histórias em quadrinhos.

"É o amigão da vizinhança!"
Homem-Aranha
Peter Parker é um jovem adolescente criado por seus tios Ben e May. Ele é um típico rapaz maltratado por seus colegas de escola, como Flash Thompson e Kong, por ser mais voltado aos estudos e dedicado a família. Seus pais morreram quando ele era muito jovem, o obrigando a ficar aos cuidados dos parentes mais próximo.
Certo dia, após uma excursão, Peter é picada por uma aranha radioativa e ganhou super-poderes. Entre eles super-força, agilidade proporcional a uma aranha, conseguiu a aderir em paredes, sem contar a um sexto sentido que o salva dos perigos iminentes. Só uma coisa que muitos confundem, é sobre as teias que o personagem solta. São um produto químico desenvolvido pelo próprio rapaz, e com ele consegue se pendurar em prédios e até mesmo criar defesas dependendo da situação. Detalhe: ela se dissolve em uma hora. Com isso, ele usa um equipamento para poder guardar capsulas desse produto e recarregar seu lançador de teia. Assim, isso também impede que o rastreiem.
Ele desenvolveu isso pois sempre foi um rapaz muito inteligente e especializado em química.
Ao invés de usar suas habilidades contra o crime, ele começou a participar de competições de luta livre. Assim, ele obteria um dinheiro para si e ajudava em casa. Como recebeu pouco, quando o dono do estádio foi roubado, ele deixou o ladrão fugir com toda a grana. Sendo que com seus poderes ele poderia muito bem impedir o crime. 
Quando o jovem volta para casa, ele descobre que seu tio Benjamin foi morto por um assaltante. Peter corre atrás do assassino, quando descobre ser ele o ladrão que deixou escapar anteriormente. Ai a frase dita por seu tio Ben, faz mais sentido. Com isso, ele começa a notar as responsabilidades que seus poderes tem. Para ajudar os mais necessitados.
Para ocupar o lugar de seu tio, como provedor de sua casa, ele tenta arrumar um modo de obter dinheiro. Para isso começa a vender fotos de Homem-Aranha, enquanto combate o crime, para o jornal Clarim Diário. Ele vende as fotografias para J. Jonah Jameson, o dono do jornal que odeia mascarados, portanto, odeia o Cabeça de Teia. Ainda assim, o cara é uma pessoa honesta, talvez um pouco intolerante aos vigilantes de Nova Iorque.
Mas com o surgimento de um herói, vilões começaram a surgir: Camaleão, Abutre, Doutor Octopus, Elektro, Lagarto, Kraven, Duende Macabro, Homem-Areia, entre tantos outros. Mas assim como o Batman da DC tem seu nêmese no Coringa, o Amigão da Vizinhaça na Marvel possui o Duende Verde. A identidade secreta desse vilão é a do empresário e industrial Norman Osborn, pai do colega de Peter, Harry. 
Ao entrar na faculdade, depois de muitos encontros e desencontros amorosos ele conhece seu grande amor, Gwen Stacy. Até hoje, ela é considerada o maior amor dele. Mesmo ele já conhecendo Mary Jane Watson. Stacy era filha de um policial que morreu no cumprimento do seu dever. Só que logo ela caminharia para o mesmo lado: Norman descobre a identidade do Homem-Aranha. Sabendo disso, ele sequestra Gwen e a joga de uma ponte. E criando umas das cenas mais tristes dos quadrinhos até os dias de hoje.
O Duende Verde morreu logo em seguida, mas isso ainda é um trauma muito grande na vida do personagem.
A Gwen Stacy voltaria nas histórias em quadrinhos, quando ela foi clonada. Isso ocorreu através das mãos de um vilão chamado Chacal. Que não satisfeito com essa duplicata, fez o mesmo com Peter Parker, várias vezes. Mas no caso, o Homem-Aranha e seu primeiro clone entram na pancadaria. E quando isso ocorre, o vencedor joga o perdedor em uma chaminé de uma fábrica. 
Nesse mesmo período ele começou a ter um caso/envolvimento/parceria com a Gata Negra. Ladra de jóias. Algo parecido com o envolvimento de Batman com a Mulher-Gato da DC.
Nesse meio tempo em que o Homem-Aranha lidava com vários criminosos, ele também tinha que lidar com o novo Duende Verde. Que nada mais era que Harry Osborn. Um legado do mal. Só que nesse meio tempo, Peter Parker e vários outros heróis deixaram a Terra. Isso por terem sido convocados por uma força poderosa nas primeiras Guerras Secretas. Por conta de uma máquina que ele mexe acidentalmente, seu uniforme tem uma coloração diferente em preto e branco. Com um tecido de origem alienígena.
Quando voltou a Terra, Peter começou a usar somente esse uniforme. Só que sem saber, na verdade é que esse uniforme não era um tecido alien: ELE ERA O PRÓPRIO ALIEN. Uma forma de vida simbionte, que necessita de outra para sobreviver. Só que notando como esse ser mudava seu comportamento de forma mais agressiva, até mesmo com Mary Jane com quem estava mantendo um relacionamento mais sério, ele se livra desse ser. Isso ocorreu em uma igreja, quando descobriu que aquele ser era afetado por ataques sônicos. 
Ele então incorpora em outra pessoa, um antigo repórter do Clarim Diário, Eddie Brock. Tanto ele quanto, o ser simbionte nutriam um ódio por Peter Parker (por questões profissionais no caso de Eddie) o que faz surgir um ser chamado Venom. E dele derivaram seres como Carnificina e o Anti-Venom. O maior problema quanto a Venom é que o sentido aranha não funciona com ele, ou seja, os poderes não consideram ele como um inimigo.
Nesse tempo, Peter já tinha se casado. Com a modelo Mary Jane Watson. Só que ele nem pode aproveitar muito tempo na companhia de sua mulher. Já que ele foi vencido, sequestrado e enterrado vivo (!!!) pelo caçador Kraven. Sem contar que o mesmo ficou no lugar do Homem-Aranha para poder provar seu valor em cima de sua "presa". Depois ele se mata.
Para não falar que desgraça pouca é bobagem, o clone do Homem-Aranha ressurge. Ele sobreviveu ao combate original, no qual assumiu o nome de Benjamin Reilly e um alter-ego como Aranha Escarlate. E essa parte da história que se torna confusa, pois começa a controversa Saga do Clone. Onde acredita-se que Peter é quem era o clone, e Ben Reilly o original. Para fechar com chave de ouro, o herói perde sua querida tia May. Em compensação, Mary Jane ficou grávida. Um turbilhão na vida de um herói, não é?
Peter Parker abandonou a vida como herói por conta de tudo isso, para deixar Ben Reilly como o novo Homem-Aranha. Já que acreditava-se que Ben era o verdadeiro por conta de tramas do geneticista Seward Trainer e de outras pessoas nas sombras. Para ser mais preciso, um plano para acabar com maior facilidade com o original e único Cabeça de Teia.
Norman Osborn, ainda vivo depois dos conflitos de anos atrás, tramou tudo isso. No final, Ben Reilly se sacrifica protegendo Peter Parker do Duende Verde. Esta vendo por que essa história é tão controversa entre os fãs? O que fez Peter voltar a assumir o manto do Aranha.
Mas a vida é uma caixinha de surpresas. Pois a filha que Mary Jane iria ter, morreu. Na verdade, ela foi sequestrada por Norman Osborn e até hoje não se sabe seu paradeiro. Quando o Homem-Aranha vai atrás de sua filha... Ele encontra a tia May! Que não morreu! Acontece que a mulher que faleceu como a titia, seria uma atriz contratada por Osborn. Agora me responde PARA QUE ELE FEZ ISSO? Resposta: nem sei.
Mas a vida como vigilante cobrou um preço. Ele e Mary Jane se separaram por conta de todo esse turbilhão de problemas na vida do casal. E assim, a moça pode se dedicar em sua vida como atriz, já que era modelo antes.
E finalmente, depois de anos, a tia May descobre que Peter Parker é o Homem-Aranha. Por isso, ela o ajuda a reconquistar Mary Jane Watson. 
Agora o Homem-Aranha é membro dos Vingadores depois de vários conflitos dentro da equipe. Só que estoura a Guerra Civil. Esse conflito dividiu os heróis em dois lados: os a favor do registro de super-heróis e o contra. Inicialmente, Peter fica do lado do registro, junto com o Homem de Ferro, ganhando até mesmo um novo uniforme tecnológico. Só que ele comete um erro gravíssimo: ele revela AO MUNDO sua verdadeira identidade. A maior falha do cara, pois vários vilões foram atrás de sua família e dele. Sendo que a tia May foi baleada!
Novamente surge uma história controversa, devido a esse último acontecimento: o demônio Mefisto, surge para Peter Parker com uma proposta. Nela a tia May seria salva e ninguém mais lembraria que Peter é o Homem-Aranha. Isso se ele deixasse de lado seu casamento, apagando ele da existência. Ai esta algo que muitos não compreendem. Era óbvio que o rapaz amava sua tia, contudo nunca seria tão negligente para fazer algo tão imprudente. Pois ele aceita, assim ele nunca casou com MJ. Na verdade, eles nunca se conheceram!
Surge agora o Doutor Octopus, bem próximo de morrer. E ele conseguiu trocar a sua mente pela de Peter Parker. Assumindo a identidade de Homem-Aranha. Querendo provar que era um herói melhor que seu antecessor. Se tornando o Homem-Aranha Superior.
Contudo, Peter Parker emerge da consciência dentro de seu corpo e toma controle de seu corpo.
Muitas coisas a mais aconteceram. Só que muitos não são fatos canônicos.
Entre alguns fatos que podemos considerar como oficiais é que ele já tentou entrar no Quarteto Fantástico. Anos depois, ele realmente conseguiu isso, assim como já participou dos Vingadores. Isso ocorreu quando o Tocha Humana morreu. E o próprio Johnny Storm dizia que o único digno para substituir ele seria o Cabeça de Teia.
Os pais de Peter na verdade eram agentes secretos a serviço da SHIELD. Ou seja, Richard e Mary Parker trabalharam como membros da maior organização de espionagem no mundo! Em Untold Tales of Spider-Man, para se der uma ideia, Mary salvam a vida de um agente. Nada mais, nada menos que Wolverine! Lembrando que os dois teriam morrido em um acidente de avião. Até hoje nunca explicado direito.
É Reed Richards quem arruma a roupa do Teioso depois dos combates em que ele participa. Ou acha que aquilo se arruma sozinho? Mas ainda assim, como é que ele arruma isso? O Homem-Aranha entra em combates terríveis. Minha teoria é que ele tem uma máquina só para isso.
Ele é forte? Ouça cara ele tem sangue radioativo
Ele pode se balançar em um fio? Dê uma olhada para cima
Ei, ali! Lá vai o Homem-Aranha
Ramones - Spider-Man

Nenhum comentário:

Postar um comentário