sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Sandman, o Mestre dos Sonhos



“O preço que se paga para conseguir o que se quer, é conseguir o que se queria.” 
–Sonho.
Em 1988, Sandman ganharia uma cara nova cara pelas mão do inglês Neil Gaiman. Ele já tinha feito um excelente trabalho com a personagem Orquídea Negra a revitalizando. E reestruturou esse personagem também. Para começo de conversa ele não seria mais um herói. Na verdade, seria um ser bem diferente pela sua nova história de criação. Com pele pálida, um visual mais próximo de roqueiro, ao estilo de Robert Smith do The Cure. Sem contar que como era o mestre do plano dos sonhos seria mais misterioso. Em resumo: ele não seria mais um aventureiro. Ele é o próprio Sonho. Um quadrinho com temática mais voltada para os adultos.
Ele, mesmo sendo da DC, na verdade é do selo adulto da editora chamada Vertigo. Então imagina como ele deve ser.
Muitas vezes, o próprio Sonho encontra com os antigos Sandmans, mas ai seria muito spoiler.

“É apenas isto: se você vai ser humano, tem um monte de coisas no pacote. Olhos, um coração, dias e vida. Mas são os momentos que iluminam tudo. O tempo que você não nota que está passando… é isso que faz o resto valer.”
-Morte
Sandman nessa história seria um dos membros de uma família bem peculiar e diferente: os Perpétuos ou Sem-Fim. Seres superiores aos deuses. São compostos por Morte, Desejo, Delírio, Destino, Desespero, Destruição e Sonho. Como pode notar, boa parte deles começa com D, mas isso só em português. Em inglês temos Dream (Sonho) e Death (Morte). Muitas de suas histórias ocorrem por conta de desavenças ou contato entre ele e seus irmãos.
Ele é tratado por vários nomes: Mestre dos Sonhos, Lorde Morpheus, Sonho, Kai'ckul, Oneiros, Lorde Moldador, entre tantos outros nomes. Um grupo de místicos liderados por Roderick Burgess aprisiona o personagem em 1916, dentro de uma redoma transparente. Na verdade, eles queriam sua irmã, pois assim poderiam obter a imortalidade. Depois de um longo tempo aprisionado, ele se libera e descobre que seu mundo (O Sonhar) ficou uma bagunça. Sem contar que seus itens roubados, quando foi preso, foram espalhados pelo mundo. Sua algibeira, com areia dos sonhos, estava entre as posses de John Constantine. Seu elmo foi entregue a um demônio, o que lhe fará ter que lidar com o próprio Lucífer. Por último, ele terá que combater Doutor Destino para conseguir de volta o seu rubi, um vilão da DC.
Um fato engraçado é que dependendo de onde a pessoa que vê Sonho, o enxerga ele de um modo diferente. Um grego, por exemplo vê ele como uma figura mística de seu povo. Agora um alien, pode o encarar como um ser bem diferente em forma de um crânio flamejante. Lembrando que esse sim, tem mais relação com o conto clássico de Sandman. Ao qual tem uma algibeira com areia, e ela faria as pessoas dormissem através desse item. Sem contar que no Sonhar, existem livros diversos, que jamais foram escritos!
O Sandman de Gaiman é uma entidade, superior aos deuses. Mesmo por que, na verdade, ninguém roga para ele. Assim como seus irmãos. Ele é um personagem nobre, até mesmo bem responsável, mas um teor trágico, com ares de melancolia o rodeiam. Alguns o enxergam como alguém insensível, mas é que ele tenta ser mais racional do que emocional. O que nem sempre dá certo com ele.
Ele brinca com lendas, misticismo, e conceitos morais atuais (até os dias de hoje), como nunca antes foi tratado. Passando por conceitos de cultura oriental ligada aos sonhos, o Inferno, os reinos de cada um dos Perpétuos, reinos antigos, entre tantas outras coisas.



“É o mistério que permanece. Não a explicação”.
-Neil Gaiman
Isso é só o começo, pois ele teria 75 edições sobre o personagem, sem contar as edições falando sobre outros personagens desse universo. Entre os personagens criados para essa saga temos Tessalíada, Pumpkinhead, Cártago, os Perpétuos, Lúcifer Estrela-da-Manhã, Caim e Abel, entre outros. Com participações da DC como o Caçador de Marte, Senhor Milagre, Etrigan, Superman, Batman, citações aos Lanternas Verdes. Sem contar as personalidades reais ou fictícias que surgem pela história como William Shakespeare, Joshua Norton o Último Imperador dos Estados Unidos, deuses gregos, lendas antigas, personagens de textos clássicos ocidentais e orientais.
Os arco são: Prelúdios e Noturnos; A Casa de Bonecas; Terra dos Sonhos; Estação da Brumas; Espelhos Distantes; Um Jogo de Você; Vidas Breves; Fim dos Mundos; Entes Queridos; e Despertar. Sem contar as histórias de alguns personagens que se ramificaram da saga principal, como Morte, Destino, Foxglove, entre tantas outras. E não podemos esquecer de Sandman Prelúdio, que conta as histórias anteriores a saga principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário