domingo, 3 de setembro de 2017

Quem veio primeiro?

Plágios ou cópias são muito difíceis de ser reparados. Pois muitas ideias boas já foram usadas. Já que muitos poderes são parecidos, ou até idênticos. Até mesmo entre os heróis vigilantes. Com algumas exceções, isso também se deve a falta de originalidade dos artistas, sem contar que isso causou processos e algumas piadas. Mas entre esses casos temos. E boa parte é uma comparação entre a DC e a Marvel.

Superman e Capitão Marvel:
Apesar de não ser alien, o Capitão Marvel (hoje em dia mais chamado como SHAZAM), possui quase todos os poderes do Azulão. Com exceção, por exemplo, da visão de raio-X. Ele foi criado em 1940, portanto dois anos depois do Homem de Aço surgir. A DC processou A Fawcett, e anos depois usaria o personagem como membro da sua editora.

Namor e Aquaman:
Aquaman foi criado em novembro de 1941, exatamente dois anos depois de Namor, justamente  por causa do sucesso do Príncipe Submarino. Além de anfíbios, ambos são soberanos da lendária Atlântida.

Homem-Borracha, Homem-Elástico e Senhor Fantástico:
Os três conseguem esticar seus corpos de forma sobrehumana. As vezes, como uma espécie de comédia relativa aos personagens. De qualquer forma, o primeiro a surgir foi o Homem-Borracha (1941), seguido pelo detetive Homem-Elástico (1960), seguido pelo Senhor Fantástico (1961). Lembrando que esse último surgiu devido ao Quarteto Fantástico.

Flash e Mercúrio:
Flash surgiu em 1940, bem antes que Mercúrio, de 1964. Mas os pais de Mercúrio, tanto na ficção quando na realidade são bem mais ilustres. No caso, respectivamente Magneto e Stan Lee & Jack Kirby.

Arqueiro Verde e Gavião Arqueiro:
A ideia de disparar flechas cheias de truques surgiu com o Arqueiro Verde, presso em uma ilha para sobreviver, surgindo em 1941. O agora vingador, Gavião Arqueiro só surgiria mais de 20 anos depois de Oliver Queen, mas como vilão inicialmente.

Homem-Coisa e Monstro do Pântano:
Nesse caso, os dois nasceram em 1971. Mas tinham tudo para dar errado. O primeiro deu mesmo, se tornando personagem de apoio pouco conhecido da Casa das Ideias. Já o Monstro do Pântano passou pelas mão consagradas de Alan Moore, virou cult e até ganho seriado de TV.

Mulher-Maravilha e Glory:
Rob Liefeld é um grande idiota! Ele criou a personagem Glory em 1992. Contudo, ela tem as mesmas características da Mulher-Maravilha, criada em 1941. Sem contar que suas falhas como roteirista são enormes.

Darkseid e Thanos:
O deus e líder de Apokolips se mostrou como vilão nas revistas de Jimmy Olsen em 1970. Sendo que não muito tempo depois, mais precisamente em 1973, o titã louco Thanos, surgiria na Marvel. Tanto que ambos possuem inspiração em mitos antigos em parte de sua história (o primeiro na católica e o segundo na grega).

Dr. Estranho e Sr. Destino:
Ambos os místicos mais poderosos do mundo, mas com datas de criação bem diferentes. Doutor Destino surgiu em 1940, sendo um dos membros fundadores de algumas das equipes de heróis. Senhor Estranho, já surgiria vários anos depois.

Deadpool e Deathstroke:
Esse é bem claro, mas é bom explicar: Deadpool é uma clara paródia a Deathstroke. Tanto que o anti-herói Wade Wilson, tem seu nome inspirado no vilão com o nome de Slade Wilson. Afinal, o mercenário tagarela sempre faz piada com tudo! Sendo que Death veio em 1980 e Dead surgiu em 1991.

Vespa e Bumblebee:
Esse, por incrível que pareça, a DC copiou a Marvel.  Enquanto a Vespa surgiu em 1963, já Bumblebee surgiu em 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário