segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Batman

"Quando você mata um assassino... o número de assassinos continua igual."
-Batman
O maior vigilante, o Cruzado Encapuzado, ele é a noite, ele é a vingança, ele é o Batman... E mesmo sendo bilionário, ele é APENAS um humano. Que mede mais medo nos vilões, bandidos e, até mesmo, heróis, do que os seres mais poderosos do universo. Ele, simplesmente, consegue meter medo em personagens quase cósmicos! 
O personagem foi criado por Bob Kane e Bill Finger. Surgindo na Detective Comics #27. Um ano depois do Superman. Uma criação que surgiu devido as revistas pulp da época e outros personagens como O Sombra e Zorro.
Muitas pessoas preferem falar só do Homem Morcego, do que seu alter-ego, Bruce Wayne. Pois na verdade, aquela pessoa morreu no mesmo beco onde seus pais foram mortos por conta de um colar. Mas vamos ver como é a história dele.
Bruce Wayne era o filho dos multimilionários, Thomas e Martha Wayne. Um dia após saírem do cinema, passando por uma área escura de Gotham, eles foram abordados por um criminoso. Joe Chill. Ele tenta roubar o casal, só que acaba cometendo latrocínio (o crime de roubo seguido de morte).

"Eu sou a noite! Eu sou a vingança! Eu sou o Batman!"
-Batman
O assassinato deixou o jovem Bruce Wayne com a fortuna da família e um propósito: a única coisa que poderia fazer é evitar que aquilo acontecesse de novo. Ele fez uma promessa no túmulo dos seus pais. Combater o crime que lhe retirou seus eles.
Ele entenderia a psicologia dos criminosos. Onde e como atingi-los. Não somente no dinheiro, nos bolsos, mas também no medo. Usando suas superstições e temores. Além disso tudo, ele é expert em artes marciais e considerado como o maior detetive do mundo. Usando até mesmo a iconografia que as pessoas sentem pelo morcego para assustar os vilões. 
Após os seus pais terem morrido, ele foi criado por seu tutor, o mordomo Alfred Pennyworth. Ao menos tenta... Quando Bruce tinha quatorze anos ele passou a viajar pelo mundo. Frequentou universidades e treinou várias artes marciais. Além de aprender técnicas de caça e rastreio. Com vinte e seis anos ele volta para Gotham. Para criar o Batman.
Algo que lhe auxiliou foi a fortuna de sua família, além da tecnologia que elas criavam. Criando vários veículos, como o Batmóvel e vários gadgets, como cordas, máscaras de gás, visor de calor, visão noturna, infravermelho, sinais de fumaça, respirador para nadar, bumerangues (batrangues), e acredite, até mesmo uma caixa de chumbo para guardar uma pedra de kryptonita! Vai ser preparado lá na PQP!
A Batcaverna, fica embaixo da Mansão Wayne e é lá que guarda seus troféus de combate. Entre eles, uma moeda gigante, uma carta gigante com a cara do Coringa, um tiranossauro rex eletrônico, além de armas dos vilões como o boneco Scarface e a arma de frio do Senhor Frio. Laboratório forense sem contar os arquivos do Batman, onde ele guarda informações de vilões e heróis do mundo.

"Eu e Gotham City temos um histórico ruim com malucos vestidos de palhaços."
-Batman
Seus vilões são sempre algo mais pesado, que seguem um lado caótico. Mostrando um contraste, onde supostamente, Batman seria a sanidade (ordem), enquanto seus inimigos a loucura (o caos). Entre eles temos uma das melhores galeria de vilões dele como Hera Venenosa, Duas-Caras, Senhor Frio, Charada, Arlequina, Espantalho, Cara-de-Barro, Vagalume, entre tantos outros. Mas um deles sempre será o maior flagelo do Cruzado Encapuzado... O Coringa!
Inspirado no protagonista no livro O Homem que Ri, de Victor Hugo, em 1869. E virou filme em 1928. Ele é caótico, selvagem, cruel, inconstante, louco, perigoso, terrível, cruel e assustador de verdade. O maior problema é que esse embate nunca acabará. O Morcegão não pode matar, por ser parte de seu voto ao combater o crime. Enquanto isso, se o Coringa acabar com ele... Tudo vai perder a graça! E ele perde a cidade, mas não perde a piada... Literalmente!
Uma das melhores origens do vilão surgiu em A Piada Mortal, de Alan Moore. 
No começo de sua carreira, o próprio Batman era caçado pela polícia. Lógico, ele era visto como um vigilante, nunca como herói. Sem contar que a corporação até então era extremamente corrupta. Com raras exceções como James Gordon, que um dia viria a se tornar comissário. Essa caçada da polícia contra o Batman viria graças a intervenção de Harvey Dent, promotor de renome.
O surgimento de Harvey Dent como Duas Caras pode ser visto na história O Longo Dia das Bruxas.
Nem todos os seus vilões eram loucos. Um exemplo era a Mulher-Gato, uma ladra de jóias que fez ou outra, por paixão ao Batman (Selyna Kyle) o ajuda... Mas não sem dar um arranhão nele. Entenda isso como quiser!
Para enfrentar os vilões, Batman necessitava de um auxílio. Como foi o caso Robin. Primeiro surgiu Dick Grayson (o acrobata que se tornaria Asa Noturna nos Titãs), Jason Todd (o ladrão que seria ressuscitado, e assumiria o manto de Capuz Vermelho) Timothy Drake (o gênio que se tornaria Robin Vermelho), Stephanie Brown (antes a Salteadora) e Damian Wayne (o filho do Morcego). Além de Bárbara Gordon, sobrinha do comissário Gordon, que ele cria como filha. Ela se tornaria a Batgirl.
Mas não é só de aliados que a vida do Batman é feita. Também tem amor! Ele se apaixonou por uma mercenária chamada Talia Head. Até ai normal, na medida de um homem que veste roupa de morcego. Contudo, ela era filha de Ra's Al Ghul, a Cabeça do Demônio! O chefe da Liga das Sombras e que domina os Poços de Lázaro. Áreas místicas no mundo que podem curar pessoas e até ressuscitar! Só um detalhe: eles tiveram um filho! Daí vem o Damian (que foi citado pela primeira vez em O Legado do Demônio.
Só que mesmo sendo herói, muitas vezes o Batman se ferra. Como? Coisas como alguém acabar com  a vida de seus aliados. Na história, A Piada Mortal, o Palhaço do Crime vai até a casa dos Gordons e atira a queima-roupa nas pernas de Bárbara! Isso a deixou em uma cadeira de rodas para o resto de sua vida. 
E Jason Todd descobriu que a mulher que cuidava dele nunca foi sua mãe. Então, ele vai a caça de sua verdadeira progenitora. No meio do caminho aparece o Coringa, mais uma vez! E ele quebra o Robin com um pé-de-cabra. Em seguida, ele explode o local onde o moleque prodígio. 
Bruce Wayne não queria mais Robins, mas depois de Alfred e Asa Noturna convencerem ele a ter mais um parceiro para lhe ajudar... Então surgiu Timothy Drake. Enquanto isso, Barbara virou a Oráculo, uma especialista em informática. Que não concede só dados aos vigilantes de Gotham, mas até mesmo heróis da Liga da Justiça. Sem contar que ela é a fundadora das Aves de Rapina.
Depois disso, surge o perigoso Bane. Ele quer dominar Gotham. E como faria isso? Vencendo quem controla a cidade, o Batman. Para isso ele cria um plano ambicioso de libertar todos os prisioneiros do Arkham. Isso faz com que o Cruzado Encapuzado cace um a um, deixando ele exausto. Física e mentalmente. Sabendo disso e da identidade secreta do seu inimigo, o usuário de venom enfrenta o Homem Morcego na Batcaverna!
Mas Bane não o mata. Ele faz pior! Além de derrotar o Batman, o vilão quebra a coluna do herói!
Outra pessoa assumiu o manto de Batman. Jean Paul Valley, o homem treinado pela Irmandade de São Dumas como Azrael. Depois, Bruce Wayne tem que enfrentar esse cara para voltar a assumir seu manto.
Mas como desgraça é pouca... Um vírus foi lançado em Gotham, além de um terremoto ocorrer na cidade! A ponto de terem excluído essa cidade! A cidade virou um caos, dividido em zonas, quase todas controladas por vilões do Batman!!! E quem reverteu isso... Foi Bruce Wayne! Que fez um campanha pesada para os Estados Unidos da América reverterem isso.
Contudo, surge em Gotham, Silêncio. Thommy Elliot é quem esse vilão, um antigo amigo de Bruce Wayne. Que é tão inteligente e competente quando Bruce Wayne. Quase conseguiu sua vontade em destruir o Batman, através de um plano minucioso e sigiloso nas sombras.
Pouco tempo depois, o vilão Máscara Negra perpetrou uma guerra entre as gangues de Gotham. Assim, ele obteria poder dentro da cidade. E então surge um outro inimigo do Batman, o Capuz Vermelho. Detalhe, o Capuz já existiu e até mesmo foi citado que o Coringa teria sido um dos homens que usou esse nome. Mas na verdade ele era Jason Todd! Isso ocorre pois ele ressurgiu devido a socos do Superboy Prime na realidade! Ainda assim, ele volta mais como um justiceiro que mata.
E Talia traz a Bruce Wayne... Damian Wayne... Seu filho... Treinado pela Liga das Sombras! Tornando ele em Robin!
Depois de muitas lutas ele entra em uma saga chamada Crise Final. Nela, para conseguir salvar todo o universo DC, ele usa uma arma de fogo pela primeira e última vez na cronologia normal. Matando Darkseid! Ao mesmo tempo em que o vilão solta em Batman seus raios ômegas. Assim, Bruce Wayne teria sido lançado em um limbo temporal! WTF???
Enquanto isso, Dick Grayson assumiu o manto no lugar de Bruce, contando com Damian como seu Robin. Mas tudo voltou ao normal depois que o verdadeiro Batman ressurgiu na nossa era.
Após tudo isso, ele foi a público e "revelou" que sempre financiou o Batman! Fundando a Corporação Batman, assim cada cidade no mundo teria um Batman! Incrível!
Com o reboot dos Novos 52, o Batman ainda tinha que enfrentar inimigos perigosos. Como a Corte das Corujas. Uma organização secreta que sempre existiu nas lendas e sombras de Gotham que pode ter sido a responsável verdadeira pela morte de seus pais.
Depois de mais um combate contra o Coringa, mais uma vez, um novo Batman surgiria. James Gordon usa uma tecnologia avançada e se torna o novo vigilante da cidade. Mas mais uma vez Bruce Wayne estava vivo!

"Nós dois fitamos o abismo, mas quando ele olhou de volta, você piscou"
-Batman
O Batman nas suas primeiras histórias usava arma. O voto do não uso de armas só virias anos depois. Isso deixou o personagem mais interessante.
Sinestro ao fazer sua tropa de lanternas amarelos (a Tropa Sinestro), um anel chegou no setor da Terra. E ele escolheu o Batman! Pois ele, entre todos no nosso planeta é quem inspira mais medo.
A primeira aparição de Batman em uma HQ vale mais de um milhão de dólares! Na verdade, seu valor alcançou o patamar de 1.075.000.
Seu nome é uma homenagem a duas personalidades históricas: o rei escocês Robert The Bruce e Anthony Wayne, herói da guerra da independência dos Estados Unidos.
Quando o personagem surgiu no Brasil ele foi publicado como o Morcego Negro e o nome de Bruce foi alterado para... Bruno Miller... Ok... E até Gotham se tornou Riacho Doce... Tá né...
Os comentários de homossexualismo ente Batman e Robin começaram graças a um livro de Fredric Wertham, Sedução dos Inocentes. Nele, o autor dizia que as revistas em quadrinhos levavam os jovens a deliquência e indecência. Isso fez com que fosse criado a classificação de HQs nos Estados Unidos, e isso fez muitos editores sendo colocados no olho da rua.
Para ser o Batman custaria 300.000.000 de dólares para ser o Batman. Na vida real, é claro...
Alguns dos conceitos sobre o Batman foram inspirados em coisas como uma máquina voadora de Leonardo da Vinci, Sherlock Holmes e o filme Drácula.
No crossover de DC e Marvel, no novo universo criado (Amalgama) surgiu uma fusão de Batman e Wolverine: o Dark Claw.
No Canadá existe um curso chamado de Science of Batman! Eles tratam do potencial físico do homem, usando o Batman como metáfora.
Na Turquia existe uma cidade chamada Batman. E existe na Inglaterra, em Nothingham, uma cidade chamada Gotham.
Esquenta o funk - Batman
Esquenta o funk - Batman
Esquenta o funk
Vá, vá, vá sorrindo...
Prince - Bat-dance

Nenhum comentário:

Postar um comentário