segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Hermanoteu na Terra de Godah (e parem te encher a paciência do Porta dos Fundos)


Huuuuuuuum Micalatéia

-Qualquer um diz isso

Todo o final de ano eu aproveito e assisto as apresentações dos Melhores do Mundo. Notícias Populares, Sexo A Comédia e Tira - Codinome: Perigo. Mas o mais engraçado dos espetáculos humorísticos desse grupo é com certeza um dos mais polêmicos, por tratar da religião cristã. Hermanoteu, da Pentescopeia, filho de Olonéia e irmão de Micalatéia terá uma dura missão. Encontrar a desconhecida terra de Godah.

Moíses se apoiou no cajado e disse aquelas palavras: CORRE NEGADA!
-Isaac

Em tempos imemoriais, existia um simples pastor de ovelhas chamado Hermanoteu. Ele que era da Pentescopeia, filho de Olonéia e irmão de Micalatéia estava em seu serviço. Até que um estranho anjo lhe surgiu e lhe incumbiu de uma missão. Ele teria que encontrar a estranha terra de Godah. 
Para isso ele tem que passar por poucas e boas. Como encarar os hunos, os mais terríveis bárbaros. Ou ir até o Egito, resgatar o último hebreu, até mesmo encontrar Jesus Cristo ele terá que fazer para chegar ao seu intento.
Mas o pior será ir até Gião... Na verdade, o pior será enfrentar o Tinhoso, o Capeta. Mas Hermanoteu contará com seu bom humor e MUITA sorte para sobreviver aos problemas do mundo antigo.

Ele é do Capão Redondo?
-César

O espetáculo é hilariante. É mais uma das diversas obras no Brasil que faz piada com textos bíblicos. Contudo, o herói, assim como os coadjuvantes e até o antagonista (se bem que não sei se o Capeta é um inimigo do Hermanoteu) não querem dar uma lição de moral. Talvez, se ela quer trazer alguma ideia, é que você pode fazer piada com tudo. Pois caso contrário, você fará mais um Charlie Hebdo...
E ai vem a ideia de fazer uma crítica falando sobre o Porta dos Fundos.
Qualquer obra sobre a religião cristã, no Brasil, é vista com maus olhos se faz algum tipo de paródia. Por simples hipocrisia. Quando alguém faz piadas com budismo, hinduismo ou candomblé... Beleza. Ninguém enche a paciência. Mas quando tratamos de religião cristã, grande parte já olha de forma torta. Detalhe: OS PRÓPRIOS ARTISTAS DO MELHORES DO MUNDO já comentaram isso que lhes falei. 
E a prova maior é que os ditos religiosos atacaram o grupo Porta dos Fundos recentemente. Ironicamente, as pessoas cristãs não estiveram do lado da produtora depois dos atentados... Irônico, não é mesmo?
Hermanoteu na Terra de Godah fez tamanho sucesso que deve uma reapresentação pelo Multishow. Assim como o especial da Netflix conseguiu prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário