sexta-feira, 21 de maio de 2021

Tagmar: Um RPG nacional que está DE GRAÇA!

Viver na Levânia é como viver sob as areias de um grande mistério ancestral e perigoso. Isso faz com que a vida lá nunca seja uma experiência entendiante.
-Alvim Maltarabi, guia do deserto de Blirga
Tagmar é um cenário de fantasia nacional. Sendo desenvolvido por um grupo de jogadores que não tinham acesso ao material de RPG. Caso não saiba, existia muito problema, como até hoje tem, de acesso aos jogos de outros países. Afinal, a tradução poderia até ocorrer, mas a exportação era difícil. Lembrem que estamos falando de uma época sem internet, ou ao menos, não uma tão veloz como hoje em dia. 
Só para deixar claro, nos 80 e 90, tínhamos problemas para os RPGistas. Existia uma "caça as bruxas" aos jogadores naquela pois muitos não entendiam o que significava aquele jogo. Pais e mães preocupados - mas não muito atentos - achavam que aquele hobby era coisa do demônio. Imagine um pai encontrar um enorme livro, chamado de Vampiro A Máscara, com ilustrações de terror baseada em Hellraiser ou outros filmes pesados para a época? Ou quando se abre o Livro dos Monstros de Dungeons & Dragons e encontrava os baatezu e tanarii? Já imaginou não é?
Além disso, para ter livros, eles precisavam xerocar. Já que normalmente os mesmos eram muito caros. E não mudou muito isso até hoje. Por isso eram chamados de geração xerox.
A GSA publicou durante muito tempo esse RPG, mas um dia ele acabou... Ou será que não?

Bendito seja todo meio-elfo, pois reúne em um só, o melhor das duas mais poderosas raças de Tagmar.
-Darniar, rei de Ludgrim
Marcelo Rodrigues, juntamente com todos os envolvidos com Tagmar, fizeram que sua licença fosse livre. O que significa? Ou seja, você pode pegar livremente os livros básicos do sistema, imprimi-los e baixa-los do site do jogo de forma gratuita. Só não pode o comercializar. 
Qualquer um pode ter acesso e se cadastrar no site. 
Antes havia pouco conteúdo. Agora tem mais de trinta livros desse cenário. E todo esse material é constantemente revisado por eles.
Pelo site do Tagmar você sabe todas as redes sociais e até os fanzines que são feitos sobre esse cenário. Tagmar - Site Oficial

Que realizações temos de fato para mostrar aos nossos filhos e netos?
-Frase atribuida ao usurpador Volim Goguistá, o Conquistador
O cenário do Tagmar segue a linha Tolkieniana, ambientada em uma terra de fantásticas raças, poderosas criaturas e incríveis magias, com suas história, folclores e lendas. Seu desenvolvimento é baseado na Idade Média européia, embora contenha elementos de diversas épocas e culturas, anteriores e posteriores, o que traz uma maior diversificação e possibilidades para aventuras. O cenário de Tagmar apresenta um mundo diferente de muitos outros RPGs, um mundo repleto de realismo
Não é Hi-Fantasy, ou seja, não possui a mesma profusão de magias que ocorre em outros cenários. Não existem barcos voadores, ilhas ou castelos flutuando sobre nossas cabeças. Em Tagmar, itens mágicos são raros e dificílimos de se encontrar, além de cada um possuir sua própria história, sua própria lenda. Fato que os transforma em objetos únicos, e passa ao mundo uma maior verossimilhança, uma sensação de realismo e abre um leque de infinitas possibilidades para aventuras. Não há em Tagmar uma mistura incoerente de raças. As culturas selvagens são tratadas como tal, e vice-versa. Isso faz com que não existam situações que façam o jogo parecer com as famosas tabernas do filme StarWars©, de George Lucas.
Tagmar é um mundo cheio de mistérios. Todos os textos de ambientação estão repletos de ganchos, lacunas e locais fantásticos, que dão inúmeras oportunidades aos mestres desenvolverem suas aventuras. A proposta da ambientação é deixar os mestres de jogo livre para criação, dando o máximo de sugestões e idéias para inúmeras aventuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário