sexta-feira, 14 de maio de 2021

Contos de Magic The Gathering

Esse negócio costumava devorar armadilheiros como nós. Agora ele nos segue como um cão de caça
-Alena, armadilheira de Kessig
Se você gosta de jogos de RPG de mesa, pode ter ouvido falar de jogos de cards. Entre eles, o mais famoso... Não é YU-GI-OH! É Magic The Gathering. Criado pela Wizard of the Coast.

"Um lampejo de raio, uma fenda da onda[...]"
A coleção Contos de Magic The Gathering, foi publicada pela Planeta Diagostini.
Ela foi feita com seus livros em capa dura, ricamente ilustrados, citando ao leitor quem são os personagens e de que planos eles são. Lembrando que em Magic, especialmente nas últimas edições, temos histórias que ocorrem em planos diferentes.
Com isso conhecemos a fundo um universo literário e de jogos, onde habitam monstros, criaturas fantásticas e magos com poderes especiais, quase sempre ligados a uma das cinco fontes de energia mística desses mundos (a mana).
Conhecendo as histórias principais desse multiverso de Magic The Gathering. Quase sempre se concentrando em planinautas: seres com a habilidade mística de viajar entre os planos por sua vontade. Assim, a coleção reúne diversos planos e mundo nunca antes conhecidos tão bem e de forma mais profunda.
Para quem não sabe, as cartas de Magic são ricamente ilustradas por artistas renomados (como Brom, John Avon e Wayne Reynolds, só citando os que me lembro) e textos dos livros que nunca chegaram ao Brasil, traduzidos. Mas com essa coleção é possível não apenas saber o que aconteceu, mas como isso ocorreu.

As coisas que um dia eu imaginei como minhas maiores conquistas foram apenas o primeiro passo rumo a um futuro que comecei a visualizar.
-Jace Beleren
Os contos podem ser comprados nas bancas ou por um pedido a própria Planeta Diagostini. Em português e é bem melhor do que ver isso no site da Wizard of the Coast, que está em inglês. 
Sempre localizando os personagens de qual plano eles são e que planos são citados. Quem traduziu foi a Maggie Forazzare, que além de youtuber é uma fãzaça do jogo. Seu canal é chamado Lorenautas, é doutora em letras, e focou sua faculdade na tradução dos textos de Magic nos livros.
Antes os livros de Magic ficavam em qualidade muito inferior, em tamanho pequeno, brochura, papel jornal e envelhece rápido. Um avanço, não é.
Os livros que consegui comprar eram de Amonkhet e Dominária. Acredite, são ótimos.
E quando são unidas todas elas, na lombada, você vê uma cena de um combate entre os Sentinelas contra Nicol Bolas. Os personagens são Jace, Gideon, Liliana, Chandra e Nissa, planinautas que funcionam como protagonistas.
Para quem comprar com a Planeta Diagostini ganhará brindes como posterês, bloco de notas personalizado e apoios de livros.
Talvez meu maior problema seja o preço elevado. Ainda assim, o valor é justo pela qualidade, mas não pelo tamanho. Como o próprio nome diz, são contos, ou seja mais curtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário