Para um escritor, fica claro que há influências que lhe fazem produzir seu trabalho, suas obras. E no caso de Jogos Vorazes, não seria diferente. Suzanne Collins criou uma das distopias mais marcantes da literatura, e ela tem raízes na mitologia, na história e até na televisão.
O Mito de Teseu e do Minotauro: Podemos entender o labirinto como uma arena mortal! Na mitologia grega, a cidade de Atenas era forçada a enviar jovens para Cnossos, como uma punição imposta pelo reino de Creta. Assim como Katniss, Teseu se voluntaria para lutar e encontrar uma forma de quebrar o ciclo.
Pão e Vinho: O entretenimento como ferramenta de controle. De hoje em dia, ou nos tempos antigos, alguns, sempre existiam. Assim como os gladiadores romanos.
Os combates entre gladiadores eram promovidos pelos governos romanos, para distrair a população e impedir as revoltas. Em Panem, os jogos servem para o mesmo propósito: um espetáculo violento que mantém os distrito sob domínio da Capital.
Reality shows e as influências da TV: Collins teve a ideia de Jogos Vorazes enquanto alternava entre canais de TV: em um, via um reality show; no outro imagens de uma guerra. A combinação do entretenimento com a brutalidade da vida real ajudou a moldar a narrativa da saga.
Guerras e regimes totalitários: A autora se inspirou na Guerra do Iraque, na repressão de regimes autoritários e no impacto da violência em jovens. Katniss representa aqueles que desafiam a opressão, mesmo quando tudo parece contra eles.
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