terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O voo dos Robins: Santo trocadilho, Batman!

"Macacos me mordam, Batman"
Robin
Robin. Quem conhece a história de Batman sabe que não existiu um único Robin. Tecnicamente falando existiram cerca de quatro... Talvez mais, ou menos. Já vai entender. Mas ele é o exemplo de sidekick que muitos heróis continuam a copiar até hoje. Vide Bucky Barnes, no começo de carreira com o Capitão América. 
Detalhe: Robin é o nome em inglês do pássaro Tordo-Americano, com um peito vermelho.
Vamos ao perosnagem.

Dick Grayson: o Robin acrobata

O primeiro deles se chamava Richard (Dick) Grayson, e foi criado por Bob Kane, Bill Finger e Jerry Robinson para a revista Detective Comics 38, em abril de 1940. Ele era membro de uma família de trapezistas, os Graysons Voadores. E eles foram assassinados pelo mafioso Zucco, que fez parecer um acidente, deixando o garoto sozinho. Comovido com o que ocorreu, Bruce Wayne estava na platéia, ele adotou o garoto. Nessa época ele tinha só 13 anos. 
Depois de certo tempo, Bruce contou ao garoto que ele era o Batman, vigilante de Gotham. E isso era ótimo pois o garoto era um grande contraponto ao Cavaleiro das Trevas. Sendo inspirado em um dos maiores detetives da literatura (Sherlock Holmes), Dick funcionaria como seu "Watson". Sem contar que sua roupa é inspirada no Robin Hood de ilustrações clássicas. 
O garoto que já era um atleta excelente, tornou-se um ótimo combatente. Com a ajuda de Batman, Robin juntou provas suficientes para prender o assassino dos seus pais. Depois de certo tempo nessa, o rapaz arriscou-se em agir sozinho. O Menino-Prodígio (apelido que a imprensa lhe deu), conheceu Kid Flash (Wally West) e Aqualad. Eles se uniram para derrotar um inimigo que atacava uma cidadezinha. Isso fez com que fundassem a Turma Titã. Mais tarde esse nome daria lugar ao nome Novos Titãs.
Robin comandava o grupo em quase todas as suas formações. Como discípulo de Batman isso lhe serviu MUITO bem. E ele dividia sua vida nas aventuras com Batman e os Titãs. Então o garoto decidiu abandonar a Mansão Wayne. Essa foi uma saída que a DC Comics viu para separar os dois personagens pois eles estavam sendo tratados como homossexuais no livro A Sedução do Inocente do Dr. Friedrich Wertham.
E então, um dia Dick Grayson decidiu não ficar sob a "sombra do morcego" e assumir um nome próprio. Então, ele se auto denominou como Asa Noturna, uma antiga lenda de Krypton que ele ouviu certa vez Superman comentar. E lógico, mudou seu uniforme. Ele também se casou com sua companheira de Titãs, Koriander de Tamaran. Mais conhecida como Estelar. Muitas vezes ele participa ativamente do grupo, depois se separa, faz ações solitárias, participou da Liga da Justiça. E até já substituiu o Batman certa vez, sendo considerado melhor a assumir esse manto.



Jason Todd: o Robin que veio das ruas
Certa vez, Batman estacionou seu carro em um bairro perigoso de Gotham. Quando ele voltou, um guri roubou as rodas do Batmóvel! O nome dele era Jason Todd, orfão como Dick Grayson. Ele antes disso viveu quando criancinha como filho de uma drogada e um bêbado que foi preso. Uma verdadeira família disfuncional. Então, Bruce decidiu levar o garoto, cuidar dele e transforma-lo no novo Robin. Ao morar na Mansão Wayne, ele foi treinado por seu mentor com a finalidade de combater o crime. 
Contudo ele desagradou muitos fãs do personagem clássico, no qual desobedecia ordens do Batman, e se arriscava também.  E isso fez com que a DC Comics tomasse uma decisão até então inédita. Haveria uma votação telefônica para que os leitores decidissem se Jason deveria morrer ou não. Na trama em que isso ocorreria, o garoto viaja ao Oriente Médio à procura de sua mãe; na verdade ele caí em uma armadilha do Coringa. A morte do Robin venceu e ele foi morto. 
Tempos depois ele ressuscitaria através dos poderes do Superboy Prime que quebrou a realidade no soco! Fazendo uma bagunça no mundo da DC. E ele assumiu o manto de Capuz Vermelho, título esse que já foi usado pelo Coringa! Que coisa... Um vigilante bem mais violento que qualquer outro. Além de usar os métodos de combate do Batman, ele também usava tortura, armas de fogo, controle de gangues. Ele também já usou o uniforme do Batman, mas foi derrotado por Dick Grayson.

Timothy Drake: o Robin gênio
Depois da tragédia com Jason, Batman decidiu não ter mais um Robin. Ele acabou se tornando violento e descuidado. A história do terceiro Robin começa com Timothy Drake, no qual ele foi no espetáculo dos Graysons Voadores. Aquele em que eles morreram. Determinada vez, anos depois, ele assistiu Batman e Robin prendendo o Pinguim pela TV. O que ele notou no entanto, o fez descobrir algo. Robin deu uma "cambalhota quadrupla", técnica de acrobacia que só os GV faziam. Sendo que o único deles vivos era Dick... Ele foi ligando os pontos. 
Tim correu atrás do Asa Noturna pois com isso, ele poderia ajudar seu ídolo, o Batman. Como dito antes, o Cavaleiro das Trevas estava muito relapso, e ainda tinha que lidar com Duas-Caras que queria muito matar o Morcegão. Com a ajuda de Dick Grayson e Alfred Pennyworth, eles venceram o vilão, assim convencendo Bruce a ter mais um Robin.
Tim não começou fazendo as missões mais perigosas. Mas foi treinado intensivamente pelo Batman. Recebeu uma versão diferente do uniforme do Robin. Confeccionada com tecido a prova de balas e outros acessórios. Foi depois para Europa, para treinar com os mesmos mestres de Bruce. Entretanto, ele se envolveu com o Rei Cobra e a gangue dos Dragões Fantasmas. No final, ele acabou sendo treinado por Lady Shiva (só a mais mortal assassina em combate corpo a corpo do mundo!). 
Depois da derrota do Rei Cobra ele voltou a Gotham. 
Certa vez, o pai do Tim descobre a identidade do filho o que causa um problema para os vigilantes. E ele força o menino a abandonar a alcunha de Robin. Ele deixaria de ser o Robin por um certo tempo mas voltaria. Até que Bruce Wayne é dado como morto. Então Dick se torna o Batman. E Damian Wayne se torna o novo Robin. Isso deixa Tim irritado, pois ele acredita que seu mentor estava vivo (e ele estava certo!). A partir daí começa a agir sozinho como Robin Vermelho.


Stephanie Brown: a Robin
A primeira vez que (canonicamente falando) uma mulher assumiu o manto de Robin, foi com Stephanie Brown. Isso ocorreu após a primeira vez que Tim larga o manto de Menino-Prodígio. Ela era filha de um inimigo do Batman, o Mestre das Pistas. Ela assumiu por um certo período como vigilante solitária o manto de Salteadora. Ela acabou ajudando a prender o próprio pai, e em seguida, ela se tornou o romance dele. 
Quando Tim é forçado pelo pai a abandonar o manto, Stephanie pede que possa assumir o lugar do namorado. E que a treine. Só que a menina era extremamente indisciplinada. E foi expulsa pelo Batman. Mesmo assim ela acabou agindo sozinha. O que causaria sua morte nas mãos do Máscara Negra, um vilão e mafioso importante de Gotham City.
Ela voltaria a vida, tempos depois, como a nova Batgirl.

Damian Wayne: o filho do Morcego
Ele é filho de Bruce Wayne e Talia Al Ghul, a filha de Ra's Al Ghul, o líder da Liga dos Assassinos. Sua primeira aparição nas HQs é quando ele é deixado na casa de pessoas, depois que a Filha do Cabeça de Demônio o deixa para proteger a criança em O Filho do Demônio. Mas a DC usaria esse personagem anos mais tarde. Continuidade para que, não é?
Desde cedo ele teria sido treinado por sua mãe para ser um assassino. Porém, ele é acolhido pelo seu pai, Bruce Wayne. E quando teoricamente, Bruce morre, ele é escolhido para ser o próximo Robin por Dick Grayson. 
No começo, Damian é um garoto arrogante e presunçoso. Mas vai respeitando o legado de seu pai e o que ele conquistou até então.

Antes de tudo, Robin era mais que um sidekick, um ajudante. Ele é um companheiro sempre fiel. Tanto que os mais queridos entre eles foram os mais corretos dos Robins. Além de se tornarem grandes heróis. E isso explica esse legado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário