segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Batman v Superman: O Despertar da Justiça (crítica com spoilers)

"As capas vermelhas estão chegando"
Lex Luthor
Batman v Superman: O Despertar da Justiça. Um filme bem criticado por mídias especializadas. Mas adorado por muitos. Acredite pois tem muita gente que ama esse filme. EU sou um deles. Mas vamos ver isso por partes. 
Primeiro, a sinopse: após os fatos ocorridos em Homem de Aço, o mundo fica dividido entre aqueles que idolatram o Superman e os que lhe odeiam. Já que com seu combate contra Zod e os outros kryptonianos, causou uma devastação que literalmente varreu Metrópolis do mapa. O Batman, o maior e mais velho vigilante de Gotham, se preocupa com isso. Aliás, ele perdeu amigos e empregados no dia do ataque a Cidade do Amanhã. Enquanto isso ocorre, o empresário Lex Luthor planeja algo, tentando interceptar um material estranho que teria origem em Krypton, planeta natal do azulão. Por último, uma jovem mulher conhecida como Diana, esta tentando obter arquivos que Lex Luthor roubou dela. Um segredo sobre a origem da mulher, além de outros fatos que ela desconhece.
"Respire... Isso é medo. Você não é valente. Homens são valentes."
Batman

Agora vamos ao que vi do filme. Ele, tecnicamente falando, me pareceu uma história em quadrinhos em forma de película. Sério. O filme tem tudo que uma HQ teria: doses de suspense, combates, atos heróicos, vilania, referências, fan service, sacrifícios, cliffhangers... Enfim, todos os fatores que um fã de quadrinhos poderia pedir! Foi um orgasmo ver aquilo! Cada pedaço da trama se entrelaçou para criar um clímax. E então do que muitos reclamam? Bem, um dos fatores é o clima sério e mais sombrio que os filmes da DC estão tentando criar. Isso se deve ao nosso costume de estar pronto para os finais Marvel. Onde tudo termina de maneira mais satisfatória. E quando digo isso me veem a cabeça CLARAMENTE Capitão América: Guerra Civil. Mas tratemos disso mais tarde. O que queria comparar é que para um filme chamado "Guerra Civil", a maior parte da batalha se concentrou em uma briga de colegiais no aeroporto. Eu queria ver o que assisti em BvS. Uma batalha épica que colocaria a população em perigo! Por isso eles tentaram afastar o Apocalipse para longe!
Então, muitos dos fãs vão reclamar do Batman ter matado várias pessoas. Além disso, o Super já tinha matado o Zod no primeiro filme. Ok. Esses são fãs dos quadrinhos. O que faz muito sentido. Só tem um problema. Tecnicamente falando, pessoas como nas HQs são impossíveis de existir. Pessoas com grandes valores existem, mas elas falham. Mesmos os maiores símbolos de nossa sociedade podem falhar. É o que ocorre com o Superman. Um símbolo de esperança e justiça, que se vê sendo malhado pela mídia. E a maneira de Zack Snyder fazer o cara parecer mais humano... Foi brilhante. Detalhe: eu não gosto do personagem Superman. Mas admito que quando eu assisti a cena de sacrifício do herói... Eu chorei! Eu me lembro de falar "NÃO! Você não vai fazer isso!" no Cinepólis. E foi um das vezes em que gastei muita grana mas foi o mais bem gasto na minha vida!
Falando sobre o Batman de Ben Affleck matar. É dito que ele esta velho. Não consegue combater com tanta eficácia quanto antes. Ainda assim, precisa priorizar salvar a vítima. Sem contar que isso também pode ser uma desmitificação do herói, como foi com o Superman. Nenhum herói é perfeito. Eles falham. Ser herói não é essa glória que as pessoas falam. Sem contar que o personagem me assustou com sua real aparição no começo do filme surgindo para os policiais. E é isso que importa: usar o medo e a superstição para proteger a identidade do Cavaleiro das Trevas.
Uma nova visão sobre heróis e vigilantes.
Gal Gadot é uma grata surpresa. Quando a música da OST, "Is she with you", eu vi uma amazona em combate. Não uma modelo (que só soube depois) iraquiana (que só soube depois). Eu vi uma atriz brilhando. Mostrando que pode superar as expectativas. Tanto nesse filme, quando no filme solo da Mulher Maravilha. Me apaixonei pela atriz e personagem. E o cuidado de fazerem seu uniforme estar gasto nos dias de hoje, mas inteiro nos trailers da heroína... Cara, isso foi brilhante. Confiram eles!
Talvez o que muito pode se falar de mal é com relação ao Lex Luthor. Ele esta muito Coringa. Ou seja, esta louco demais! De qualquer forma, ele cumpre sua função. Ele cria um vínculo para o próximo filme, Liga da Justiça.
Então se posso dar uma nota a ele é: 9. Antes de tudo, assista ele antes de criticar. Faça isso qualquer coisa na sua vida. Leia ou assista qualquer coisa na sua vida antes te falar bem ou mal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário