quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Bruxaria: La Terreur


Essa é uma história feita por James Robinson, Michael Zulli e Vince Locke. Publicado pela Vertigo originalmente em Witchraft: La Terreur 01 a 03, essa trama se passa na França, pouco antes da Revolução Francesa. E esta no mesmo universo de Sandman, Monstro do Pântano e John Constantine.
Ela começa em 1792, porém, é explicado o cenário da França naquele período. Onde os aristocratas daquela monarquia eram presos e, algumas vezes, executados sem julgamento. O jovem Jean-Pierre Roland tenta se abrigar em uma noite chuvosa na casa de seu parente distante André Hibbert, senhor de terras que morava afastado das grandes cidades, em uma noite de janeiro. O local se chama La Caine. Aquele rapaz teria sido perseguido muito tempo devido uma armadilha de sua antiga amante, Du Bay. André decide o acolher.
Enquanto isso, a filha de Hibbert, Isadore, é visitada por uma estranha entidade em seus sonhos. A figura tríplice parece estar tentando lhe chamar a atenção de alguma forma para um grande caminho. E essa não parece ser a primeira vez. Quando desperta a jovem encontra com o fugitivo e é amor a primeira vista. 
A história muda para tempos depois em Paris. Isadore vai até o estabelecimento de Maude, uma vendedora de especiarias e perfumes. A garota fugiu de casa devido a desavenças com seu pai pois alertou o tribunal sobre Jean-Pierre. Isadore e Jean haviam se tornado amantes, com isso ela perdeu a virgindade. Causando a ira daquele senhor. Com o fugitivo preso, a moça partiu em direção de seu amor. 
Depois de um sonho, Maude acredita que a jovem foi visitada por Hecatae e que isso ajudaria a jovem. Tanto que elas se reúnem com Miro, uma amiga da senhora vendedora. Só que antes Isadore quer contatar uma feiticeira que já trabalhou na corte do rei, Catherine La Voisin.
A mulher lhe pede cem francos para libertar o rapaz. Só que ela não tem essa quantia. Então, quase pensa em desistir. Mas as vozes de seus sonhos lhe dizem que não, que o caminho para a magia poderia lhe ajudar. Contudo, poderia alcançar a felicidade com Jean ou de outro modo...
Quando a jovem volta para Maude e Miro, depois de uma rápida discussão, elas lhe revelam que são bruxas mas que não sabem muito sobre esse mundo. Além delas, Miro menciona um bruxo chamado Jerome Clermont. Um homem vivido e de saúde frágil.
O homem é bondoso e serve aos desígnios da Heacatae (provando que a entidade não acolhe só mulheres). Por isso, ele se dispõe a treinar Isadore. Ensina tudo que pode. E ela ensina a Miro e Maude. 
Com o tempo, Jerome morre deixando para Isadore seus livros e mais conexão com a magia. Enquanto isso, as chamas da revolução estão quase explodindo em Paris. A jovem é confrontada por Catherine La Voisin. A mulher teme que ela seja um perigo para si essa jovem apaixonada e pretende mata-la. Contudo, ela foge dos homens de La Voisin com magia. Criando assim uma inimiga poderosa para Isa. 
Mas ela não tem tempo para se vangloriar: o povo esta atacando as prisões. E Jean-Pierre pode estar próximo da morte! Isso faz com que Maude, Miro e Iasadore se unam para tentar salvar o amado da jovem. Paro por aqui para não dar spoilers.

"Bruxas são melhores aos trios"
Jerome Clermont
Tecnicamente, Bruxaria é uma HQ para quem curte saber o que os personagens da Vertigo fazem fora de sua rotina, se me permitem dizer. Hecatae é usada de forma, literalmente, mágica. Me fez lembrar como Neil Gaiman usa Morpheus em suas obras sem quase o personagem aparecer nelas! Ainda assim você sabe que a entidade esta ali. Sem contar o fato de usar a ideia de três bruxas: uma jovem, outra uma senhora, e por último, uma idosa. Sem contar ao menos duas reviravoltas no último volume dessa história.
É uma boa história, bem escrita e usando um cenário real da França durante sua Revolução mais sangrenta. Necessária, só que não tira o fato de ter sido extremamente cruel e forte em alguns pontos. Assim é a história. Pelo menos em alguns pontos. Se encontrarem, leiam. Não traz consequências diretas para o universo da Vertigo que conhecemos. Mas se procura mais do que isso, uma boa história, leia essa obra.
Creio que outras HQs dessa história surgiram, mas não devem ter chegado no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário