domingo, 19 de fevereiro de 2017

Doctor Who: A "mãe" de todas as séries boas nos dias de hoje

"A primeira pergunta! A questão que nunca deve ser respondida! Escondida  à vista de todos! A questão de que tem fugido por toda a sua vida! Doutor quem?... Doutor... Quem? Dou... tor... QUEM?
Dorium

Essa série inglesa de sci-fi (ficção científica) esta simplesmente a 50 anos no ar! E para tanto ela precisa ser boa. E é! Não compreendo como algumas pessoas não assistiram ainda sequer uma temporada disso! Ele, praticamente, é a base do que temos hoje em dia em termos de ficção científica nos cinemas, séries, HQs, e várias mídias de diversos tipos! Ela que é uma obra do canal BBC, já teve gente que se envolveu com ela como Douglas Adams (O Guia do Mochileiro das Galáxias e episódios de Monty Python), Neil Gaiman (Sandman, Coraline, Deuses Americanos, Lugar Nenhum), Steven Moffat (Sherlock), entre tantos outros.
Ela foi criada em 1963, por Sydney Newman, C.E. Webeer e Donald Wilson. Na história, podemos ver as desventuras de um ser aparentemente humano, mas não é, em viagens no tempo e espaço. Na verdade, ele é um Senhor do Tempo, um povo do planeta Gallifrey, mais que milenar. Conhecedores de vários segredos sobre vórtices temporais. E nunca revela seu nome, pois se denomina como o Doutor. O motivo por de trás disso, assim como seu nome é um mistério.

Para conseguir viajar no tempo ele possui um meio bem peculiar. Mesmo sendo tratada como uma nave, aparentemente é uma mera cabine azul de polícia. Ela se chama TARDIS (Time And Relative Dimension In Space) e é consciente. Tanto que muitas vezes ela manda o Doutor para certos lugares que não são aonde ele queria estar. Mas em que ele se faz necessário. Sua forma atual é assim pois na verdade ela deu problema em seu "sistema camaleão" nos anos 60, aquilo que altera sua forma externa para quem a vê. Sua tecnologia é única que na verdade ela é maior por dentro do que por fora! Lá dentro tem vários quartos, salas, lugares para depositar itens antigos como motos, closets, bibliotecas e uma piscina. Isso é explicado certa vez dizendo que dentro e fora estão na mesma dimensão.
Entre alguns itens e habilidades a mais que podemos citar dele podemos falar sobre chave de fenda sônica. Esse item que foi introduzido a partir do segundo Doutor, pode abrir qualquer porta, conserta qualquer coisa, pode fazer exames médicos e biológicos em frações de segundos, entre outras funções que nem o item mais avançado da Apple poderia fazer. Com uma exceção apenas, que são coisas feitas inteiramente de madeira. Entre alguns itens além da chave e da TARDIS, nosso protagonista tem uma série de itens úteis: óculos 3D que enxergam resquícios de outras dimensões, uma moto antigravitacional, entre tantas outras. Todos os Senhores do Tempo tem dois corações, o que não é tão bom quanto possa pensar... Por último, eles tem um poder conhecido como regeneração. Toda a vez que ele esta prestes a morrer, seu corpo muda para sobreviver ao que "matou sua antiga forma". Com isso, ele tem uma nova personalidade e - algumas vezes - novas habilidades. Mantendo suas memórias. O que facilitava a vida dos produtores da série. Já que se um ator estivesse muito velho para um papel tão extenuante ou o ele  tivesse que abandonar o papel, isso possibilitaria que a série continuasse. Até hoje temos 13 doutores. Um deles interpretado uma única vez por John Hurt.
Normalmente, ele sempre viaja com uma acompanhante, que são tratadas pelos fãs como companions. E ele sempre tenta mostrar a beleza para elas do espaço e tempo... Mas vida é uma caixinha de surpresas. Colocando ele e suas companheiras em sérios apuros.
A série tão cult que ela aparece como referência em diversas outras mídias. Como por exemplo no game Fallout, Borderlands, na série Supernatural, Zack e Cody, Big Bang Theory, Family Guy, Simpsons.

"A dor e a perda nos definem tanto quanto a felicidade e o amor"
O Doutor
Mas vamos ao que importa. O roteiro da série em 2005. Mas antes de tudo devo falar que a série parou em 1989, contudo foi ressuscitada por Russel T. Davies, roteirista e fã de Doctor Who. Isso ocorreu pois a BBC deixou a série na geladeira depois do fracasso de introduzir o personagem nos Estados Unidos. Só que isso não impediu Russel.
No começo da série somo apresentados a primeira e nova companion, uma jovem de 18 anos chamada de Rose Tyler. Após ser atacada por criaturas de diversos tipos de plásticos (WHAT??? Mas relaxa que tem coisa mais bizarra), a garota encontra com o Doutor. Problema resolvido, ele oferece a guria que possa viajar no tempo e espaço. Ela aceita e vai com ele ter aventuras por todo tempo e espaço.
Com o decorrer da série acabamos descobrindo que o Doutor é o último dos Senhores do Tempo. Ao que parece ele esteve envolvido em uma batalha conhecida como Guerra do Tempo. Pior, ele pode estar mais envolvido ainda com essa guerra do que muitos pensam. E com isso, nós somos apresentados a muitos dos inimigos da série clássica (daleks, cybermen, zygons, sontarans) e alguns novos (sem-ossos, planetas parasitas, a Casa, anjos lamentadores, o Silêncio, bruxas espaciais, vespas gigantes) e um antigo mal que vem de Gallifrey. Ele sempre enfrenta esses males, com sarcasmo, engenhosidade e inteligência. Evitando o uso de armas. Por isso um mote que sempre usa é "Corra".
Muitos atores passaram por essa série, assim conseguiram ela como uma espécie de escola. Entre os atores que participaram da série temos Billie Piper (The Secret Diary of a Call Girl e Penny Dreadful), John Barrowman (Malcolm Merlyn em Arrow), Alex Kingston (Dinah Lance em Arrow), Karen Gillan (Nebula em Guardians of the Galaxy), Arthur Darvill (Rip Hunter em Legend's of Tomorrow), Andrew Garfield (O Espetacular Homem-Aranha 1 e 2), Thomas Sangster (Jojeen Reed de Game of Thrones), Harry Lloyd (Viserys Targaryen de Game of Thrones). E alguns dos "doutores" também fizeram grandes papéis como Christopher Eccleston (Malekith em Thor: Mundo Sombrio), David Tennant (Killgrave em Jessica Jones e Broadchurch) e Matt Smith (The Secret Diary of a Call Girl, Exterminador do Futuro: Genesis, Philip Mountbatten em The Crown).
A série completou 50 anos, ganhando um lugar no Guiness. Para comemorar o aniversário, foi feito um filme de Doctor Who, The Day of The Doctor. Na atualidade, quem faz o personagem é o ator Peter Capaldi, que já fez um personagem na série. E se você é nerd e não assistiu um episódio... Sinto muito, sinto muito mesmo... Mas você não é um nerd. Brincadeira! É sim. Massss tem que assistir! Sério! Ele é a base de tudo que conhece em sci-fi... E até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário