sexta-feira, 2 de junho de 2017

The Twilight Zone: Uma zona Além da Imaginação

"Vocês irão viajar para outra dimensão. Uma dimensão não apenas visual e auditiva, mas mental. Uma viagem a um mundo misterioso. Cuja a fronteira da fantasia vai até sua próxima parada que fica... Além da Imaginação"
Rod Serling

Essa era a narrativa inicial de todos os episódios de Além da Imaginação, série criada por Rod Serling entre 1959 e 1964 em preto e branco, para o canal CBS nos EUA. Exibido aos sábados tradicionalmente por lá, ele fazia as famílias se amontoarem na frente de seus televisores
Twilight Zone (No Brasil ficou conhecida como, Além da Imaginação) é um dos melhores e maiores seriados de ficção científica, ao qual em cada episódio, ele contava uma história diferente. Na verdade, ele não é caracterizado somente pelo sci-fi. Pode possuir em suas tramas pitadas de sobrenatural, trama, ação, suspense, entre tantas outras opções.
Como dito antes, não existia conexões entre seus episódios. Eram como pequenos contos em um único livro. E esse tipo de confecção dos episódios lembra muito uma série inglesa atual, Black Mirror. 
Foi criado por Rod Serling, que começou a escrever depois que voltou da Segunda Guerra Mundial. Ele tinha voltado aos Estados Unidos devido a feridas de estilhaços por granada em seu corpo. Sempre narrava ou aparecia ao telespectador nos episódios, para mostrar qual seriam as tramas elaboradas para cada um. 
O autor, ao que parece, acreditava em vidas alienígena. Contudo, não como a maioria fantasia muitas vezes. Acreditava mais em extraterrestre um tanto quanto perigosos se contatassem a nossa sociedade. Isso se eles viessem diretamente a nós, humanos.
Falemos de alguns episódios: 
The Howling Man: Um homem se perde durante uma tempestade e busca abrigo em um soturno monastério na Europa, onde descobre um misterioso prisioneiro em um dos quartos do lugar. Ele pensa que as pessoas dentro daquele lugar são insanas. E isso possuí relações com um ser demoníaco.
Will the Real Martian Please Stand Up?: Um grupo de um ônibus fica um restaurante, pois algo teria ocorrido na estrada, os impedindo de prosseguir. Soldados seguem rastos de onde supostamente caiu um OVNI até um restaurante. Lá eles encontram só um atendente, o motorista de ônibus e sete passageiros. Porém, o motorista está certo de que somente seis pessoas embarcaram no seu ônibus. E isso causa discussões ferrenhas.
Nightmare at 20,000 Feet: Homem fica convencido de que há uma criatura na asa do avião em que ele se encontra. Contudo, a criatura desaparece rapidamente da sua vista quando ele chama alguém para constatar sobre aquele monstro. Esse episódio conta com a participação de um jovem William Shatner (o Capitão Kirk de Star Trek).
Where Is Everybody?: Um homem se encontra em uma cidade estranhamente desprovida de pessoas, sem lembrança de quem é e de como foi parar lá. No final, isso não passava de um teste de uma suposta arma militar ao qual mexia com a mente das pessoas. Vejam como Black Mirror bebeu muito bem dessa fonte.
A série ganhou vários prêmios. Entre eles Globo de Ouro e Emmy.
Já foi feito um filme de Twilight Zone, com direção de Steven Spielberg. Ele é conhecido por contar quatro histórias nele. Sem contar um acidente com um ator e duas crianças no set de filmagem, onde eles foram atingidos por um helicóptero cenográfico. Fazendo Hollywood rever várias coisas sobre o cinema da época.
Foi feito uma versão mais atual da série. Mas não se compara aos episódios clássicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário