segunda-feira, 3 de julho de 2017

Estranhos no Paraíso: sem amor, somos estranhos no Paraíso



Estranhos no Paraíso foi uma história publicada entre 1993 e 2007. Seu criador era Terry Moore. Ele era desenhista, roteirista e ele mesmo desembolsava grana para financiar o projeto. A história saia por um estúdio que era dele mesmo, Abstract Studio Comics, antes chamado de Antartic Press. O que lhe deixava livre para contar sua história do modo que ele queria.
Por um certo tempo, Estranhos no Paraíso foi publicado na Image Comics, pelo selo WildStorm de Jim Lee. Contudo, esse acordo não foi tão benéfico para Moore, que preferiu sua série sendo independente como antes.
A história se concentra em um triângulo amoroso. Só que não é tão simples quanto pensa: a protagonista é Katina Marie (que muitos só a chamam de Katchoo), uma artista com passado misterioso, um tanto violento e conturbado. Ela é apaixonada por sua colega dos tempos da escola, Francine. Ela é uma mulher super tradicional, sendo heterossexual, nasceu em uma família tradicional, sonha em casar e ter filhos. Esta sempre um tanto que complexada com sua auto estima pois ela esta acima do peso. Sem contar que ela tem sentimento confusos quanto a sua amiga.
Francine não quer perder sua grande amiga, mas não sabe se quer retribuir os sentimentos amorosos de Katchoo.

A história fica mais complexa quando entra em cena David Qin. Ele é um estudante de arte que se apaixona pela Katchoo. 
Mas além do triângulo amoroso, muitas coisas acontecem nessa história. O passado da Katchoo surge na forma de um trama policial, quando partes de sua vida veem a tona. Envolvendo a máfia, um cartel de prostituição de alto nível, políticos americanos, entre outras coisas. E mesmo com esses elementos mais conspiracionais e até mesmo fantasiosos, a história mostra um desenvolvimento bem atraente de jovens adultos, sempre lidando com sentimentos e acontecimentos que ainda não tem a maturidade de lidar.
Katchoo é desbocada, violenta, mal humorada. ainda assim, uma artista bem culta. Já Francine é bem insegura, sempre complexada por seu peso, com paixões que terminam em seu coração sendo partido. Para terminar esse triângulo (que se torna uma forma geométrica com mais ângulo mais para frente, se é que me entende) David, um rapaz extremamente gentil e bondoso que personagem principal se nega a ter um relacionamento. 
Mesmo com todos os elementos aqui citados, a história é tratada como comédia romântica. A série conquistou o prêmio Eisner e uma premiação de Best Comic Book pela GLAAD Media Awards (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) que homenageou a inserção e bom senso na trama ao tratar do tema através da personagem Katchoo. Foram 90 edições nos Estados Unidos que duraram cerca de 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário