quarta-feira, 5 de julho de 2017

As 5 maiores BURRADAS da DC

Da mesma maneira que fiz com a Marvel, aqui falo do que podemos chamar de burradas da DC. Focando somente nos quadrinhos e em nenhuma outra mídia relacionada com ela. Filmes, séries e músicas nem passaram pelo meu critério.

1 - Watchmen na DC: 
A saga Renascimento surgiu recentemente no universo DC com uma proposta de revitalizar certos personagens e corrigir falhas na história. Como no caso do Superman, do Kid Flash (Wally West), entre tantos outros. Beleza, Até compreendo isso. Contudo, não tratamos aqui só de personagens da Liga da Justiça, Titãs, da Wildstorm e Vertigo que estão se integrando a esse mundo. O problema esta em que recentemente, o Batman encontrou um botton de smile. De onde ele é? Do Comediante de Watchmen. E me dá certa revolta, pois lembro que o autor desses personagens, Alan Moore, pediu que usasse os personagens da editora (como Capitão Átomo e Questão) e lhe foi negada essa permissão. Mas usar personagens que estavam tão bem ali, no seu próprio universo de HQs não ligadas diretamente com os outros da DC... Por isso que concordo com Alan: muitas editoras não sabem escrever histórias.

2 - Frank Cho manda a DC a merda:
Capa desenhada por Frank Cho
Essa aqui é um tanto polêmica, não só pelo ilustrador, mas pelo motivo disso ocorrer. Frank Cho é um ilustrador coreano famoso por fazer desenhos muito bons, só que ele faz personagens quase sempre com um apelo bem mais sensual. Lógico que no caso personagens femininas. Colocando personagens famosas em poses eróticas, libidinosas e que muitas vezes podem remeter a uma ideia sexualizada mesmo, onde seios e bundas faziam alguma referência a piadas relativas a atos sexuais ou coisas do tipo. Complicado. Ainda assim, ele é talentoso, e quando pedem que ele faça um serviço mais contido ele o fará, com uma qualidade invejável. 
Porém, quiseram censurar a capa da Mulher-Maravilha que ele fez. E com exceção de um corpo mais sarado do que muitos desenhariam a personagem, a imagem não tem nada de questionável. Sinceramente a DC procura problemas onde não existem.




3 - Os Novos 52 em si:
Muita gente ama os Novos 52. Compreendo. Muita gente adora essa nova sequência de quadrinhos, visto que ela mostra como os personagens da editora surgiram para um novo público. Mesmo que isso me remeta a mudança de alguns personagens. Vemos isso, por exemplo, com uma Lois Lane extremamente descuidada que não mede as consequências para revelar quem é o Superman. E por incrível que pareça, eu gostei disso. Sério.
O que não gostei foram algumas mudanças tão bruscas que descaracterizaram os personagens, a um ponto que... Não eram mais os personagens! Exemplo: um John Constantine que rouba os poderes do Shazam (que atualmente não é mais chamado de Capitão Marvel), um Lobo que tem mais cara de personagem badass de animes e um Batman que deve mais Robins em um prazo de cinco anos que uma creche tem crianças! Falando em anime, até o Superman parece mais com o Goku de Dragon Ball aqui do que qualquer coisa relacionada a um herói de HQs americanas...

4 - Transformar a Mulher-Maravilha em uma "secretária":
Capa original da Ms.
Hoje em dia, a Mulher-Maravilha é um símbolo do feminismo. Mais que isso. Hoje em dia, Diana, filha de Hipólita, Rainha de Temiscira, é um símbolo de igualdade dos gêneros, contra as guerras sem sentido e a desigualdade social no mundo. Mas durante a década de 50, isso não era bem assim. O que acontece é que ela começa ter papel secundário em algumas histórias, quase como se fosse uma secretária (não desmerecendo a profissão, porém, a protagonista não parecia ser combativa) e vive caçando um marido. Tecnicamente falando, ela queria tanto casar. Isso era horrível, pois sabíamos que os editores realmente não sabiam o que fazer com ela! A verdade que isso se devia a dois fatores: o livro A Sedução dos Inocentes, que dizia ser culpa dos quadrinhos a delinquência juvenil e o macarthismo, um ideal contra as ameaças comunistas que censurava e barrava qualquer obra que parecesse ter teor "comunista". Isso fazia com que muitas vezes os roteiristas da personagem criassem histórias absurdas. Tinha um motivo, mesmo assim, não deixa de uma tremenda falha do grupo.
Isso só foi contornado anos depois quando a revista feminista Ms. foi publicada com uma capa contendo a Mulher-Maravilha.

5 - O Superman é overpower:
O Azulão tem esse termo estampado na cara, overpower. Significa que ninguém pode com ele. E isso é a mais pura verdade. Me diga quem pode bater nele, NA PORRADA (Batman não vale)? Dá quase que para contar na mão quem pode fazer isso na DC, quase sempre passando por seres com poder quase divino. Lembrando que muitas vezes Kal-El se se segura! Notamos isso quando vemos a HQ em que ele enfrenta a Elite. Ele é odiado pelo simples fato de ser extremamente forte. O personagem é tão forte que pode ser praticamente impossível que exista uma ameaça que não seja simples de ser resolvida.
Nos últimos anos, ele recebeu toda uma atenção para se tornar menos forte, mas sua fama de ser um herói tão forte que chega a ser sem graça, prevalece. Literalmente, escrever as histórias do Homem de Aço devem ser difícil, já que você tem te ter cuidado para não exagerar nem reduzir sua força demais. Complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário