sábado, 1 de julho de 2017

A filmografia de O Senhor dos Anéis

Ainda há alguns de nós. O Reino do Norte foi destruído há muito tempo.
-Aragorn
Antes te falarmos sobre os filmes, temos que ver a odisseia que foi o surgimento deles.
Há controvérsias se Tolkien iria gostar de assistir suas obras ou não. Ele e Stanley Unwin, seu editor, combinaram um esquema de art or cash: ou o projeto era muito bom ou renderia muito dinheiro. Quando o autor viu a primeira versão do roteiro chegou as mãos de Tolkien, graças ao agente americano Forest Ackerman, ele odiou. E não era a toa pois os hobbits viajavam de lá para cá no lombo das águias e os orcs tinham penas e bicos! Claro que essa primeira versão foi vetada!
E ainda podemos nos lembrar que os Beatles queriam fazer um filme sobre O Senhor dos Anéis, que contaria com a direção de Stanley Kubrick. Bizarro, eu imagino que ficaria.
Mas eis que um diretor que era fã dos livros conseguiu ter em suas mãos o direito te fazer essa saga: Peter Jackson. Ele já tinha dirigido obras como Bad Taste, Braindead, The Lovely Bones, e surpreendeu a crítica com Heavenly Creatures (Almas Gêmeas, baseado em uma história real). E em 2001 nos presenteia com O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel.

Pedi um fio de cabelo de sua cabeça dourada... Ela me deu três...
-Gimli
Mas muitas coisas aconteceriam até obtermos essa obra-prima. O filme quase foi dividido em duas partes somente. É que Peter negociou com a produtora Miramax e estes só queriam fazer dois filmes. Sem contar ideias como retirar alguns hobbits, entre outras coisas. E então, o diretor foi falar com a New Line, subsidiária da Warner. Então eles optaram pelo lógico: três filmes.
A história do filme não difere da dos livros, com algumas exceções: ao jovem hobbit Frodo Bolseiro é deixado um item que se descobre sendo o Um Anel. Este item foi criado pelo Senhor do Escuro, Sauron.  E através da posse dele, este ser antigo pode ter controle sobre todas as raças livres, nas quais se constituem os humanos, elfos e anões. E por consequência, ele vai obter domínio sobre a Terra-Média.
Por conselho de Gandalf, o Cinzento, Frodo sai do Condado, assim como seu tio tinha feito muitos anos antes. Então, com o auxílio de Samwise Gamgi, seu empregado, Meriadoc e Pippin, seus amigos, eles começam a jornada com o pequeno Bolseiro. Tempos depois, eles encontram Passolargo, que era a alcunha assumida por Aragorn, herdeiro legítimo de Gondor. Ele os leva até Valfenda, lar dos elfos, onde é dito que o único modo de destruir o item é joga-lo nos poços de lava da Montanha da Perdição.
Para auxiliar nessa empreitada, além de Aragorn, Gandalf e os quatro hobbits, se unem nessa empreitada: Boromir, filho do regente de Gondor; Legolas, filho do rei elfo da Floresta das Trevas; e Gimli, filho do anão Glóin. Assim esta formada A Sociedade do Anel. 
Duas sequências surgiram, respeitando os títulos originais: As Duas Torres e O Retorno do Rei.

Não peço seu perdão, Mestre Elrond. Pois a língua negra de Mordor ainda pode ser ouvida em todo o canto do Oeste. 
-Gandalf
O primeiro filme da trilogia faturou quatro Oscars (direção de fotografia, maquiagem, efeitos visuais e trilha sonora. Já o segundo conseguiu só (efeitos visuais e edição de som). Por último, o terceiro e último longa tiveram onze estatuetas (filme, diretor, roteiro adaptado, edição, direção de arte, figurino, maquiagem, mixagem de som e efeitos visuais). E só uma atuação foi indicada ao prêmio, Sir Ian McKellen, como Gandalf. Lembrando que Ben-Hur recebeu doze dessa premiação. Lembrando que ele também é o primeiro filme de ficção fantasia da história a ganhar esse troféu!
O faturamento foi imenso. A soma deles é 2,916 bilhões de dólares, para mais. Os três longas, seguindo uma ordem respectiva, correspondem a segunda, quarta e oitava maior bilheterias no mundo. Maior que ele, só Titanic de James Cameron.

Foi usado como cenário de filmagem vários lugares na Nova Zelândia. Foram feitas as filmagens em planícies, montanhas, áreas rurais, até mesmo um vulcão. Sim, a cena onde Frodo alcança os poços da Montanha da Perdição é uma vulcânica.
Se você é fã de Vikings, Game of Thrones, ou outras obras com temática medieval nos últimos anos, deve dar graças a O Senhor dos Anéis por isso! Podemos ver a clara reverência de A Batalha dos Bastardos em GoT, foi inspirada na batalha do Abismo de Helm. Lembrando que Martin é fã de Tolkien. A referência fica mais clara quando Jon fica em pose de batalha igualzinha a SdA.
Os membros da Sociedade do Anel eram nove, e foi esse número que alguns atores do filme decidiram tatuar em seus corpos. Esta na língua tengwar, mas é nove em inglês a tradução perfeita.
Depois que encontraram o local para as filmagens do Condado, a produção deve que fazer muito para deixar o local perfeito. Drenaram o pântano, encheram e organizaram um arrozal, construir a árvore de carvalho no lugar que seria o Bolsão e criar os corredores nas casas. Tanto que até hoje você pode ir lá e visitar na Nova Zelândia! Existem propagandas turísticas no país usando isso como referência.

É só uma sensação... Acho que não vou mais voltar...
-Frodo Bolseiro
No número de figurantes, 26 mil pessoas participaram dele e 380 cavalos. Muitos dos que faziam cenas de guerra eram na verdade soldados do exército neozelandês e aqueles que faziam orcs, na verdade eram lutadores lutadores de artes marciais em busca de diversão. Já os equinos foram cedidos por agricultores locais.
Como qualquer bom filme, existem erros nele. Por exemplo, na morte de Boromir, a mão dele desaparece na mudança de planos focando ele e Aragorn. Quando Sam e Frodo são detidos por Faramir, logo depois dele chegar na cena, o cenário muda quase que completamente. Frodo, interpretado por Elijah Wood, tem uma cicatriz debaixo da bochecha que muda de tamanho e até muda de posição. Indo da direita para a esquerda.

Mas nem só de falhas é feito um filme. E esses longas aqui são feitos por pessoas que aprenderam a amar essa obra, ou já gostavam dele. Prova disso é Viggo Mortensen. Em uma parte de As Duas Torres, ele chuta um capacete pois acredite que os hobbits que procuravam morreram. E ele chuta um capacete. Ele tinha sido instruído a mandar aquele item o mais próximo da lente da câmera. Tiveram que repetir ela várias e várias vezes pois não ficava do jeito que queria Peter Jackson. Isso ocorreu quatro vezes para ser preciso. Só que do nada ele quebra dois dedos do pé dando aquele chute! Ele ao invés de chamar o médico, usa sua dor para fazer uma cena memorável mostrando toda a dor que sentia, passando para sua personagem aquela sensação.
Ah e enquanto estava tomando instruções de como manejar uma espada, ele recebeu um golpe e quebrou o dente. Ele ao invés de ir ao dentista, usou um tubo de super cola E COLOU O DENTE!
As espadas usadas pelo ator encarnar Aragorn foram as únicas feitas de aço de verdade! O que fazia que elas pesassem 4 quilos! Sendo que o tipo de espada que ele usa é considerada de duas mãos, sendo que ele usa com uma!
Viggo chegou a gastar dias andando até algumas locações remotas na Nova Zelândia, o detalhe é que ele fazia os trajetos devidamente vestido de Aragorn e carregando a sua espada, que como dito antes era de 4 quilos! Tais andanças tinham o objetivo de deixá-lo com uma aparência autêntica de um andarilho, ou seja, um guardião, o que seu personagem era.
Por pouco O Senhor dos Anéis não foi o último filme de Viggo, durante as gravações ele quase morreu. Não uma, mas duas vezes! A primeira foi nas gravações da cena após a batalha contra os Wargs, onde Aragorn cai no rio. Em uma situação normal já seria difícil ficar no rio devido ao peso da cota de malha, mas no dia em específico a correnteza estava muito mais forte do que o normal, e por isso Viggo quase se afogou. A segunda “quase morte” ocorreu na luta contra Lurks, o Uruk-Hai que matou Boromir, onde o dublê deveria arremessar uma adaga na direção de Aragorn, mas acertando uma árvore próxima, porém, devido a difícil mobilidade das próteses usadas pelo dublê o arremesso saiu errado e foi na direção de Viggo, que conseguiu se proteger da adaga voadora usando sua espada.
As cenas em que o personagem de Orlando Bloom, Legolas, não são feitas por computação gráfica, o próprio ator é quem faz. Mas isso lhe rendeu uma costela quebrada também. Ele caiu do cavalo em uma certa cena e o dublê do personagem Gimli caiu em cima dele. E o cara já estava no set no dia seguinte. Isso é dedicação.
Um ator foi mais conhecido por suas atuações por de trás das câmeras. Mais exatamente, na frente e por trás. Se tratava de Andy Serkis, ao qual usaram uma técnica de captação de movimentos precisa para dar vida a Gollum/Sméagol, aonde ele usava uma roupa especial. Mesmo ele se machucando muito em várias cenas externas, fez tudo de maneira perfeita. Esse ator também participou e participaria de filmes do calibre de Star Wars (Snoke em Star Wars VII, VIII e IX), em O Planeta dos Macacos (como Caesar), como Kong (em King Kong dirigido por Peter Jackson também), entre outros. Sua atuação mais conhecida na "frente das câmeras" - por assim disser - foi Ulysses Klaw, vilão da Marvel ligado ao personagem Pantera Negra.

Eu não usaria o anel. Nem se Minas Tirith estivesse sendo destruída e eu sozinho pudesse salva-la.
-Faramir
Trechos do livro entraram em letras da trilha sonora. Lembrando que é mais no último filme que vemos os atores participando como cantores: Pippin canta Edge of Night para o regente de Gondor. Aragorn recita em sua coroação a bela Elendil's Oath. Mas logo no primeiro filme ele também canta The Song of Luthien. A soundtrack é composta por Howard Shore, que se mostrou muito preocupado com a temática e leitura de algumas de suas composições no "idioma original" de algumas personagens. Até a linda May it be, cantada por Enya, tem partes em élfico e inglês.
As filmagens começaram em 11 de outubro de 1999 e duraram até 22 de setembro de 2000. Ainda assim muitos atores tiveram que voltar e refilmar cenas, o que fez pessoas como Elijah Wood a ficar na Nova Zelândia de 2001 a 2003. Esse último ano, quando finalmente O Retorno do Rei foi exibido nos cinemas.

O Um Anel! A Ruína de Isildur!
-Boromir


Opinião particular: Agora, muitas pessoas dizem que o filme dá sono. E que a história é ruim. Não compreendo como alguém pode pensar isso. O filme é grandioso em todos os detalhes. E essa é a palavra-chave: detalhes! Tolkien é detalhista! Quando se lê os livros de O Senhor dos Anéis ele descreve cada centímetro de minucia que nós faz estar ali! E é isso que Peter Jackson consegue nos passar, não tão perfeitamente, ainda assim, de forma convincente. Como muitos já sabem, não há como passar 100% de uma obra ou lenda para um longa metragem (Game of Thrones e Vikings estão ai para provar). Disser que o filme dá sono me faz pensar que a pessoa deve ser fã de Velozes e Furiosos no mínimo, em especial, os últimos que são uma merda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário