sábado, 5 de agosto de 2017

Os Caçadores de Sonhos: os sonhos japoneses pelas mãos do mestre Neil Gaiman


Neil Gaiman é um escritor inglês, que fez sucesso em especial, devido a sua maior obra. Sandman, um herói da Era de Ouro dos Quadrinhos. Ele reinventou a personagem, com novos poderes e uma nova história de origem. Nessa história, o protagonista de Sandman é na verdade um dos Perpétuos, ou Endless. Seres mais antigos que os deuses, e até mais poderosos que eles. Ele é Sonho (Dream) e tem sete irmãos que fazem parte dessa "família". Seus irmão são Morte (Death), Delírio, Destruição, Desejo, Desespero e Destino.
Como suas histórias se passam desde que a primeira vida no universo sonhou, os roteiros passam por diversas culturas. Uma delas se passa em um japão antigo. Seu nome é Os Caçadores de Sonhos.
Sua história é a seguinte: o mundo era diferente no antigo Japão. No passado, criaturas mitológicas e lendas andavam sobre a terra, nadavam pelo mar e cruzavam o ar. Alguns seres eram gentis, outros cruéis. Alguns eram selvagens e outros, a muito custo, podiam ser domesticados. E então uma astuta raposa apostou que faria um humilde jovem monge perder a guarda de seu templo – mas acabou perdendo o próprio coração. E então, um mestre demoníaco cobiçou a força daquele monge e decidiu roubar para si a vontade férrea que ele tinha em seu interior – a qualquer custo. E então o Rei dos Sonhos viu-se intervindo em favor de um amor que nunca deveria ter acontecido.
A história possuí vários elementos da religiosidade e mitologia japonesa, tais como monges, templos, raposas e texugos místicos, onmyonjutsu, entre outras coisas que são tratadas em textos antigos do Japão. Diferente de muitos roteiristas e desenhistas americanos (além de alguns desenhistas de mangás), Neil Gaiman escreve a história de modo tão elegante, que parecia uma lenda verdadeira do Japão. E isso colaboraria, com tempos depois, a criação de um livro ilustrado pelo grande Yoshitaka Amano. Pois diferente de muitos autores, ele respeita as tradições de outros povos. Um exemplo claro esta em outras obras que tratam sobre mitos como seus livros (Deuses Americanos, Filhos de Anansi e Mitologia Nórdica) e histórias em quadrinhos (Sandman, Livros da Magia, entre outros). Pois no caso, mesmo quando ele "brinca" com essas lendas, ele faz com uma particular inteligência que poucos imaginam. Como muitos falam sobre ele, Neil Gaiman faz muito com pouco, faz o fantástico com o simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário