quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Stargate: A chave para o futuro da humanidade



Um milhão de anos no céu está o deus Rá, rei do sol selado e fechado para o tempo no seu Portal para as Estrelas
Stargate até hoje é uma referência, do que nós chamamos de ficção científica. Aproveitando de teorias como que alienígenas criaram as pirâmides, e portais espaciais existentes na Terra para outros mundos, o filme foi um sucesso. Então achei que seria bom relembrar esse clássico.

"Dê uma olhada em seus deuses."
Daniel Jackson
O filme começa mostrando uma tribo antiga em 8000 antes de Cristo. Enquanto os aldeões fogem do lugar por conta de uma estranha luz no céu, um jovem destemido se aventura na direção daquela "aparição". No de 1928, em Guizé, no Egito, uma jovem moça chamada Catherine Lagnford vê seu pai e outros homens descobrindo um item único. Uma espécie de círculo feito no metal que não era desse planeta, além de um fóssil curioso... E assustador.
No tempo presente, um egiptológo, Daniel Jackson, crê que as pirâmides não tenham sido criadas pelos povos egípcios. E faz uma palestra que é ridicularizada por vários cientistas da área. No entanto, Catherine o convida a participar das traduções de antigos hieroglifos para a Força Aérea dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, um coronel que perdeu um filho por certo acidente com uma arma, Jonathan "Jack" O'Neil, é convocado para participar dessas traduções, sendo que ele diz ser uma "informação secreta". O que deixa Daniel desconfiado.
Ele descobre que as escrituras tratam de um item antigo que é chamado Stargate, que conectaria dois pontos no espaço, através de coordenadas relacionadas com constelações. Os militares então revelam a Jackson o "Stargate" em si, o portal metálico encontrado em Gizé. Pesquisadores conseguiram fazer o anel ser controlado por um computador, e após alinhar os símbolos do Stargate com as travas em seu exterior seguindo a sequência encontrada por Jackson, ativam um buraco de minhoca conectado com outro planeta. O'Neil lidera uma missão de reconhecimento para a travessia, que vê a adição de Jackson.
Chegando em um planeta desértico (mais tarde batizado como Abydos) com uma gigantesca pirâmide, Jackson encontra o Stargate e seus controles, mas não tem as coordenadas para voltar para casa.

"Lembranças ao rei Tuttancamon imbecil"
Jonathan "Jack" O'Neil
O filme, foi um sucesso na época em que estreou. Dean Devlin e Roland Emmerich afirmaram que Stargate seria a primeira parte de uma trilogia, mas as outras duas nunca foram produzidas. Ainda assim, o escritor Bill McCay escreveu cinco livros continuando a história do filme.
Segundo Devlin, no segundo filme Daniel Jackson voltaria para a Terra 2 anos depois de sua partida, e descobre um novo portal. Esse portal estaria incluso em uma mitologia diferente da egípcia. O terceiro filme traria a revelação de que todas as mitologias são convergentes.
Sempre há especulações de um reboot entre outras coisas da série.
Ainda assim, o filme nos trouxe algumas séries boas na linha da ficção científica. Como vemos em Stargate SG-1 e Stargate Atlantis e Stargate Universe, bem como a série animada Stargate Infinity. 
O filme tem alguns nomes famosos como Jonathan "Jack" O'Neil, feito por Kurt Russel e Daniel Jackson, feito por James Spader. Alexis Cruz, que faz Skaara no filme também participa do seriado. Contudo, se falar mais alguma coisa pode ser um grande spoiler. Até mesmo Jason Momoa participou da série Stargate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário