terça-feira, 1 de agosto de 2017

Stranger Things: coisas estranhas acontecem em Hawkins...

"Nós nunca teríamos te irritado se soubéssemos que você tinha superpoderes."
-Dustin Henderson
Mais uma obra da Netflix. Stranger Things empolgou o mundo com seus episódios. Baseando-se em obras dos anos 80 e 90, como filmes antigos que passavam na Sessão da Tarde. Exemplos são Goonies, Garotos Perdidos e Deu a Louca nos Monstros e os longas metragens de Steven Spielberg. Em especial ET do diretor. Mas também possuindo influências como mestres do terror como Stephen King e John Carpenter. Podemos colocar aqui também os blockbusters, A Coisa e A Hora do Pesadelo como influências desse seriado. Sem contar a maior referência de grupos de nerds, que são jogos de RPG em mesa.
Estreando em 2016, parecia ser só mais uma na grade de séries. Mas quebrou tudo.

"Nós ficamos juntos, não importa o que aconteça!"
-Dustin Henderson
A história inicial se concentra em um grupo de amigos que jogava RPG. São eles Mike (que narra), Lucas, Dustin e Will. 
Depois de dez horas de campanha, as crianças tem que voltar para sua respectivas casas, já que estavam no porão de Mike. Após uma competição de bikes entre Dustin e Will, esse último separa na frente. Só que por isso, ele acaba encontrando uma criança estranha no caminho, que teria fugido de um laboratório recentemente. O monstro caça ele até sua casa. Com isso o garoto tenta atacar este ser estranho, contudo, literalmente, ele desaparece no ar.
Na manhã seguinte, a mãe de Will, Joyce, nota que seu filho não esta em casa. Ela pergunta onde esta seu caçula, ao mais velho, Jonathan. Depois de uma ligação para Karen, mãe do Mike, ela descobre que o menino, teoricamente, não voltou para casa.
Na escola, as crianças notam que ele não foi para a escola também. Também somos apresentados a Nancy, irmã mais velha de Mike e Steve, um galã do colégio.
Agora Joyce esta na delegacia exigindo que o xerife Hopper descubra onde esta Will. 
Enquanto isso, uma menina estava fugindo do mesmo laboratório, aparentemente, do monstro que sumiu com Will. Ela passa por uma lanchonete, mas agentes estão em sua caça. O motivo? Talvez só ela saiba. Mas já temos certeza que ela tem poderes paranormais.
Um dia, o grupo de Mike se encontra com a garota, que se auto-denomina Onze, depois que procuram Will. E por conta dela, talvez ela saiba o paradeiro de seu amigo. Pois ela cita o garoto desaparecido e um outro ser, que ela compara com o demogorgon. O que é isso? Um monstro dos jogos de D&D, e um dos mais perigosos.
Então começa uma história cheia de conspirações, monstros, universos paralelos, teorias de física, muita referência aos anos 80, experimentos macabros, terror, morte e muito mais. Na dose certa.

"Amigo é alguém por quem você faria qualquer coisa e eles nunca quebram uma promessa. Porque amigos contam coisas uns pros outros."
-Mike Wheeler
Antes de fazer a série MESMO, os Duffer Brothers fizeram um trailer falso, usando cenas de mais de vinte cinco filmes e séries, que tinham relação com a atmosfera de sua obra.
Os produtores executivos são os Duffer Brothers. Eles já dirigiram Hidden - Fear will find you e alguns episódios de Wayward Pines, de M. Night Shyamalan.
Podemos caracterizar Stranger Things como uma série de ficção científica / suspense / terror / amor / vida original mesmo da Netflix.
A série se passa na década de 80, mais precisamente começa em novembro de 1983, na cidade Hawkins, no estado de Indiana.
Eles testaram 906 meninos e 307 menina para os papéis das crianças Mike e Eleven (Onze) que fossem perfeitos para a série. Aliás, Millie Bobby Brown foi elogiada pelo mestre do terror literário, Stephen King, o que demonstra sua maravilhosa atuação. Inicialmente, ela estava com medo de cortar seus cabelos. Mas foi Winona Ryder que convenceu a menina, mostrando fotos suas quando era adolescente de cabelos curtos. Uma coisa que pediram para a atriz mirim, é que ela tivesse a mesma intensidade de Furiosa do filme Mad Max. Ao mesmo tempo, ela tinha que parecer - atitude - com o ET de Steven Spielberg.
Aliás, muitas das cenas em que vemos Onze tentando interagir com os meninos e pessoas de fora, são inspirados no blockbuster de Steven.
Millie sabe que os brasileiros amam Onze, tanto que já gravou um vídeo agradecendo os fãs daqui pelo amor a série e sua personagem. Usando até mesmo uma camiseta do Brasil! É fofa demais.
Os atores mirins participaram da série, graças a testes em que liam textos de histórias clássicas como Conta Comigo, Goonies, Poltergeist e ET.
Outra criança que chamou nossa atenção foi o pequeno Dustin, interpretado por Gaten Matarazzo. É explicado logo no começo que o personagem tem uma doença genética que retarda o crescimento de seus dentes. Mas na verdade, isso é do jovem ator, ele tem esse problema mesmo. Mais uma vez, o pessoal que caçou as crianças foi maravilhoso, pois quis ser mais autêntico e original com seu elenco.
Finn Wolfhard, o garoto que interpreta Mike realmente é fãzaço dos anos 80 mesmo! Sem contar que ele curte The Clash, Gun's Roses, Tears for Fears e A-Ha.
As crianças do elenco principal são extremamente amigas. Tanto que já apareceram em várias premiações e eventos nos Estados Unidos.
A Winona Ryder esta irreconhecível na história, mas esta ótima na obra. Eu só descobri quem era ela depois do terceiro episódio! E nós sentimos o desespero dela!
A abertura de Stranger Things foi inspirada no trabalho de Richard Greenberg. E sua música também tem toques da banda Daft Punk.
Até mesmo na pós-produção, para ter uma aura de série antiga, eles mexeram para parecer com algo dos anos 80. Mas com uma qualidade atual.
Os Duffer Brothers tem um documento com mais de 30 páginas, com descrição do monstro inicial de ST, o Demogorgon (nome carinhoso dado pelas crianças para estranha besta). Além de cuidado preciso sobre o universo desse ser e onde ele habita. O conhecido por nós como mundo invertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário